[Ouça aqui o trailer do novo Podcast Plus do Observador, “Operação Papagaio“]

Durante os últimos 64 anos não houve uma, mas quatro versões diferentes da Operação Papagaio. Que, para todos os efeitos, até podia nunca ter acontecido, e não passar de uma história fabricada por artistas surrealistas, habituados a criar personagens e inventar histórias.

Aquilo que se sabia até agora, através dessas versões, é que, algures nos primeiros anos da década de 1960, uma série de escritores, poetas e pintores, habitués do Café Gelo, no Rossio, teriam engendrado uma operação louca para derrubar António de Oliveira Salazar e pôr um ponto final no Estado Novo.

O plano consistia em tomar de assalto os estúdios do Rádio Clube Português, então na Parede, e substituir a emissão normal com uma bobine com incentivos à revolução — depois era só esperar que os apelos fizessem efeito e as pessoas saíssem à rua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pouco provável? Seguramente. Mas eram os anos dourados da rádio e, na verdade, nem um ano antes até tinha acontecido algo do género, quando o locutor José Matos Maia adaptou “A Guerra dos Mundos” de Orson Welles na Rádio Renascença e espalhou o pânico em Portugal, à conta dos relatos de extraterrestres acabados de aterrar em Carcavelos.

Problema: com todos os seus cronistas e intervenientes mortos, e sem provas documentais do plano, a da Operação Papagaio era uma história condenada ao obscurantismo. Era impossível saber qual das quatro versões estava correta — se é que alguma, de facto, estava.

Foram precisos meses de investigação para descobrir, nos arquivos da PIDE, na Torre do Tombo, os primeiros registos que vieram a revelar não apenas o plano detalhado da Operação Papagaio e todos os seus avanços, recuos e imprevistos, mas também a identidade dos verdadeiros participantes do golpe contra Salazar.

Afinal, a Operação Papagaio foi projetada ao longo de 1959, e não no início da década seguinte. E, afinal, por trás dela estiveram não só artistas surrealistas mas também conhecidos militares anti-regime e revolucionários profissionais. Mais: dois deles, escassos seis meses depois, seriam os protagonistas de um crime macabro que deu origem a uma das mais célebres obras da literatura portuguesa, A Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires.

Todos estes acontecimentos, detalhes e ligações compõem a história nunca contada de luta pela liberdade e contra a ditadura que o novo Podcast Plus do Observador vai revelar, já a partir da próxima terça-feira, 27 de fevereiro.

Uma história de inconformismo, idealismo, crime e muita, muita loucura

Para chegar às centenas de páginas de interrogatórios e relatórios que reconstituem toda a história, e estavam há 64 anos escondidas nos arquivos da PIDE, foi preciso pesquisar por um nome.

O nome de uma figura desconhecida, que não era surrealista nem tão pouco artista, e aparecia apenas numa versão da Operação Papagaio, a menos conhecida das quatro: Henrique dos Santos Carvalho, primo de Luís Filipe Costa, histórico locutor do Rádio Clube Português e uma das vozes do 25 de Abril.

Em 1978, justamente para assinalar os quatro anos da revolução, Luís Filipe Costa escreveu um texto no extinto semanário Extra, onde, entre outras coisas, discorreu sobre uma tentativa de afrontar Salazar a que chamou “Operação Papagaio Desesperado” — e em que ele próprio teria participado a convite do primo.

Só depois da consulta dos arquivos da PIDE é que se estabeleceram todas as relações — e foi descoberta a alcunha por que Henrique dos Santos Carvalho era conhecido nas ruas de Lisboa: “Gavroche”.

“Operação Papagaio” conta uma história de inconformismo, idealismo, crime e muita, muita loucura — porque, convém não esquecer, Gavroche podia não ser artista, mas com ele, na génese desta operação, estavam artistas surrealistas, que desdenhavam de tudo e de todos, gostavam de andar à pancada e, pior do que isso, eram péssimos a guardar segredos.

Ao longo de vários meses, o Observador entrevistou mais de uma dezena de pessoas, incluindo dois dos filhos de Gavroche, o revolucionário de boas famílias preso pela primeira vez aos 17 anos, que foi o principal mentor da Operação Papagaio. E também dois dos únicos sobreviventes do chamado Grupo do Gelo, a tertúlia informal de artistas surrealistas que, na segunda metade dos anos 50 do século passado, se começou a juntar às mesas daquele café no Rossio.

Hoje com 86 anos, o poeta António Barahona da Fonseca, predileto de Mário Cesariny, recebeu o Observador na casa onde mora, no centro de Lisboa, num quarto onde tem emoldurado, e em lugar de destaque, o retrato que o principal nome do surrealismo português lhe desenhou, na década de 1950.

O escritor Hélder Macedo, de 88 anos, falou por videochamada e, numa segunda ocasião, por telefone, a partir de Londres, para onde fugiu, justamente no final dessa década, com medo da PIDE, e onde ainda hoje continua a viver.

Ambos recordaram os tempos em que os dias só começavam depois de almoço, invariavelmente de ressaca, e às mesas do Café Gelo, e só terminavam na madrugada seguinte, depois das seis da manhã, hora a que abria o Beira-Gare, o café que ficava mesmo ao lado do Gelo e que, tal como o Gelo, ainda hoje existe. Era lá, contou Macedo, que bebiam “os últimos bagaços” antes de finalmente cambalearem para as respetivas casas. Dormiam e  no dia seguinte começavam tudo de novo.

Pelo meio, alguns dos membros deste grupo, revelam os arquivos da PIDE, ainda conseguiram arranjar tempo e energia para planear o assalto ao Rádio Clube Português com que tencionavam desencadear a queda do Estado Novo. “Era um grupo de gente completamente à margem e todos cheios de raiva”, explicou António Barahona da Fonseca, que na altura não estava em Lisboa e, talvez por isso, não chegou a ser sondado para a operação.

Narrada pelo ator Miguel Guilherme e com banda sonora original composta por Rita Redshoes, a “Operação Papagaio” sucede a “O Encantador de Ricos”, “Um Espião no Kremlin”, “O Piratinha do Ar” e “O Sargento na Cela 7”.

É o mais novo Podcast Plus do Observador, uma série para ouvir em seis episódios, e tem estreia marcada para o próximo dia 27 de fevereiro.

Como habitualmente, pode ouvir um episódio novo todas as terças-feiras, não apenas no site e nas redes sociais do Observador mas também em todas as plataformas de podcast. O trailer já está disponível aqui:

Trailer “Operação Papagaio”. Estreia a 27 de fevereiro

As entrevistas e a investigação da “Operação Papagaio” ficaram a cargo dos jornalistas João Santos Duarte e Tânia Pereirinha. O guião é de Tânia Pereirinha, a sonoplastia é de Diogo Casinha e a edição é de João Santos Duarte.