458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Salazar

E o Resto é História

Vídeo. 90 anos da chegada de Salazar ao governo

A imparável ascensão de Salazar até ser nomeado chefe de governo, a 5 de Julho de 1932. E ainda: a morte de Carlos I há 100 anos, no exílio da Madeira, o último imperador da casa de Habsburgo.
Cinema

“Atraiu-me o O’Neill e o Cunhal. Próximo? Salazar"

João Botelho tem dois novos filmes: um sobre o poeta, outro sobre o histórico comunista. Mote para uma conversa sobre cinema e política. Falou-se ainda de festas clandestinas e do que vem a seguir.
Salazar

Crise de 1962: autoridades não sabiam o que fazer

Correia de Campos, que participou na crise académica de 1962, afirma que as autoridades não estavam preparadas para os protestos e que estes foram alfobre de dirigentes políticos.
Salazar

Estudantes desafiaram Salazar há 60 anos

Os estudantes queriam outro rumo para o país, diferente daquele que muitos dos seus pais tinham escolhido. Há 60 anos desafiaram o regime de Salazar, lutando pela liberdade e pelo fim da ditadura.
Cabo Verde

Nhuné, guarda do Tarrafal, ajudava os detidos

"Eu não pensava na prisão. Pensava na alimentação, que era muito escassa em Cabo Verde. Pensava em comer, porque eu tinha mulher e filhos", recordou o antigo guarda, hoje com 91 anos.
História

França homenageia Aristides de Sousa Mendes

Milhares de pessoas salvas pelo Aristides de Sousa Mendes tinham nacionalidade francesa. "As autoridades francesas sempre homenagearam o diplomata", disse Dias. Ministra Darrieussecq marca presença.
História

Aristides de Sousa Mendes entra no Panteão

Cerimónia decorreu esta terça-feira em Lisboa, com políticos e familiares do diplomata. "Portugal, eternamente grato, o recorda e homenageia", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Ditadura

Memória do exílio político de portugueses em Paris

"O exílio continua a existir, todos os dias morrem pessoas no Mediterrâneo e não só. Temos de chamar a atenção das novas gerações e participar numa mudança na sociedade", disse Ilda Nunes.
Lançamentos

Biografia. Carlos Rates, o líder "maldito" do PCP

Morreu esquecido o primeiro líder do PCP que era contra a revolução comunista em Portugal, mas a partir de quinta-feira chegará às livrarias a sua nova biografia, escrita por Pedro Prostes da Fonseca.
Nem 8 nem 80

Portugal cresceu durante o Estado Novo?

A polémica surgiu depois da intervenção de Nuno Palma no congresso do MEL. O professor da Universidade de Manchester debate com Ricardo Noronha, investigador do Instituto de História Contemporânea.
Livros

E se o destino de Salazar tivesse sido outro?

Num novo livro, Hugo Gonçalves muda o século XX português, incluindo o papel de país na II Guerra. Em entrevista, fala da visão romântica sobre os autores e confessa-se um "operário da escrita".
A Sexta Coluna

Salazar visto de fora

Tom Gallagher pega no homem e na obra com a serenidade, o equilíbrio e a distância de que talvez só um estrangeiro seja capaz.
História

O golpe que nunca existiu mas fez tremer Salazar

O golpe de Botelho Moniz não existiu porque foi na verdade um pronunciamento. Mas também quase não existe na nossa memória porque Salazar quis ocultar a Abrilada de 1961. Ensaio de Bruno Cardoso Reis.
História

“Os Senhores andam para aí em conspirações”

Foi há 60 anos que falhou a Abrilada dos generais, quando Salazar desarticulou o golpe que Botelho Moniz estava a urdir. Tudo com flores de retórica e num clima de brandos costumes.
E o Resto é História

O assalto ao paquete Santa Maria, 60 anos depois

Os detalhes da Operação Dulcineia, através da qual Henrique Galvão tentou derrubar Salazar em 1961, e ainda o papel da aristocracia francesa após a revolução de 1789.
Partido Chega

Ventura diz que Marcelo é "para-raios" do Governo

Em entrevista à Lusa, o líder do Chega critica Marcelo, Ana Gomes e Marisa Matias. Diz que o Chega não integrou o Governo dos Açores porque não quis. E considera que Salazar "atrasou-nos muitíssimo".
Séries

"O Atentado" contra Salazar com nova temporada

O atentado contra o ditador Oliveira Salazar, em julho de 1937, está na base da série filmada que a RTP1 estreia na próxima quarta-feira, abrindo caminho a nove outras produções de ficção.
História

A santidade de Paulo VI e a eternidade de Salazar

Na diplomacia da Santa Sé, as dificuldades na negociação da Concordata firmaram a ideia de Salazar como sendo na prática muito político e pouco católico.
Salazar

Petição quer retirar Salazar de nome de ruas 

Na petição lê-se que a existência do topónimo "visa, ou por inércia face ao passado, ou por intenção, exaltar" alguém que se assumiu "e agiu opressivamente como ditador".
Entrevista

"Houve contradições a mais na gestão da pandemia"

Começou como uma conversa sobre o mais recente livro, "Salazar, Cunhal, Soares", terminou visitando toda a realidade de um país atordoado pela pandemia que ainda hesita entre a euforia e o pessimismo.
Política

Crónica anunciada dos próximos meses

Salazar e salazaristas em cada esquina. A direita que se tornou oposição de si mesma reduzida à contabilidade dos votos que o Chega pode conseguir. E Marcelo a dizer coisas.
A Sexta Coluna

O Século de Salazar

As antigas oposições, uma vez no poder, acabariam por contribuir para que século XX ficasse como o século de Salazar, servindo-se de um homem morto e de um regime desaparecido para se legitimarem.
História

Quantos papéis foram desviados do Arquivo da PIDE?

Os Arquivos da PIDE que se encontram na Torre do Tombo estão longe de estar completos e a afirmação de que parte dos documentos da polícia política foram desviados para Moscovo ganhou agora mais força
Conversas à Quinta

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só adiou o inevitável.
Conversas à Quinta

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só conseguiu adiar o inevitável.
Finanças Públicas

A Cesarização de um Contabilista. Centeno e Pessoa

A citar Pessoa, trocando o nome Salazar por Centeno: "Mais valia publicar um decreto-lei que rezasse assim: Art.1. Mário Centeno é Deus. Art.2. Fica revogado tudo em contrário e nomeadamente a Bíblia"
PCP

O cerco da PIDE a José Mário Branco, o "Bento"

Detido em casa dos pais às 7h30 da manhã por atividades subversivas, foi o preso 25222. Tinha 19 anos, mas só ao fim de um mês na cadeia do Aljube admitiu num interrogatório as ligações ao PCP.
Polémica

Salazar e a lobotomia dos povos

E não é possível continuar a tratar hoje sociedades inteiras, para mais envelhecidas, como se se tratasse de um bando infantil, irresponsável, incapaz de pensar por si mesmo.
História

O azar do museu Salazar

A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.
Património

Estado pode gastar 6 milhões no "Forte de Salazar"

A autarquia cascalense apresentou ao Estado um projeto que passa por dar novo uso ao Forte de Santo António da Barra durante 50 anos. Foi ali que Salazar caiu da cadeira, em 1968.
Salazar

O lugar do morto

Em Santa Comba, a imagem da campa rasa de Salazar tem uma clara leitura política: morreu pobre o homem que esteve 40 anos no centro do poder em Portugal.
Parlamento

Parlamento condena criação do museu Salazar 

O Parlamento condenou a criação de um museu dedicado a Salazar em Santa Comba Dão, terra natal do ditador, Viseu, aprovando um voto do PCP por considerar ser uma “afronta à democracia”.
Salazar

Mais de 5.600 pessoas são contra Museu de Salazar

Segundo a petição, colocada na internet há dois dias, o projeto seria “um instrumento ao serviço do branqueamento do regime fascista e um centro de romagem para os saudosistas do regime derrubado".
Literatura

Agustina, a escritora sem medo

Agustina nunca pagou portagem aos bons sentimentos do humanismo progressista. Houve quem não lhe perdoasse. Ela, porém, nunca teve medo: é talvez a “valentia” que a define como escritora.
Salazar

A aldeia modelo de Salazar pode virar museu vivo

Em causa está a colónia agrícola de Vascões, em Chã de Lamas, que foi construída nos anos 50 e é tida como sendo um exemplo perfeito do modernismo português
Grupo Espírito Santo

Luxo, intriga, poder. A casa dos Espírito Santo

Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar

A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
TVI

O galã de Santa Comba

Agora foi a vez da TVI apresentar Salazar como um grande galã fotografado com a francesa que se prestou a isso, sendo o autor da reportagem um "notável" fotógrafo amador: o agente da Pide Rosa Casaco.
Conversas à Quinta

NATO: aos 70 anos será que o passado tem futuro?

A NATO nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela. Agora que perfaz 70 anos os russos voltam a estar por cá, os americanos não se sabe. O passado não garante o futuro
António Costa

Viver uma Vida Simples, como já Salazar nos dizia

O «milagre económico» é como o «fim da austeridade» e a «redução da carga fiscal» – não existe. Portugal é pobre e está em vias de empobrecimento relativo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.