Salazar

Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar /premium

518
A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
TVI

O galã de Santa Comba

1.032
Agora foi a vez da TVI apresentar Salazar como um grande galã fotografado com a francesa que se prestou a isso, sendo o autor da reportagem um "notável" fotógrafo amador: o agente da Pide Rosa Casaco.
Conversas à Quinta

NATO: aos 70 anos será que o passado tem futuro?

A NATO nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela. Agora que perfaz 70 anos os russos voltam a estar por cá, os americanos não se sabe. O passado não garante o futuro
António Costa

Viver uma Vida Simples, como já Salazar nos dizia

688
O «milagre económico» é como o «fim da austeridade» e a «redução da carga fiscal» – não existe. Portugal é pobre e está em vias de empobrecimento relativo.
Política

Fascismo e salazarismo

1.650
Salazar não era revolucionário como o fascismo, era conservador. Era mesmo avesso ao progresso industrial, era reacionário, via a felicidade do povo na ruralidade: cada família com a sua junta de bois
Coimbra

Coimbra discute arquitetura do Estado Novo

As obras marcantes do Estado Novo e o seu papel na afirmação do regime "salazarista" estarão no centro da discussão, em 6 e 7 de novembro, na Universidade de Coimbra.
Negócios

Os negócios e empresários de Marcello Caetano /premium

Da euforia na banca e na bolsa, às negociações com Coca-Cola ou Alfa Romeo, não faltaram grandes negócios e guerras empresariais no tempo de Marcello Caetano. Um novo livro conta como tudo se passou.
Salazar

Franco Nogueira: a entrevista histórica /premium

283
Em 1978, Franco Nogueira deu a primeira entrevista pós-25 de Abril. Agora que o ex-ministro de Salazar faria 100 anos, recuperamos a conversa com Maria João Avillez. Foi o fim de um longo silêncio.
Conversas à Quinta

Como o primeiro Marcelo não chegou a ser Marcelo

Há 50 anos Marcelo Caetano chega por fim ao poder. Não era o único possível sucessor, nem o preferido do Presidente. Tentou a bissetriz entre conservadores e reformadores, mas isso já era impossível.
Semapa

Águas, BES, Ritz. As origens da fortuna de PQP /premium

735
O avô, Carlos Pereira, ofereceu as suas casas para Salazar passar férias. O pai, Manuel Queiroz Pereira, teve negócios nos petróleos, administrou o BES e conseguiu favores para fundar o Hotel Ritz.
Salazar

Como Salazar fez a última remodelação do Governo /premium

211
Há 50 anos, a 19 de agosto de 1968, uma segunda-feira, Salazar fez a última remodelação dos seus governos. Já tinha caído da cadeira e perderia o poder pouco depois. Ensaio de Fernando Martins.
Conversas à Quinta

Salazar, uma cadeira e a lenta agonia de um regime

Onde estavam quando Salazar caiu da cadeira? Onde estavam nesse mês de Agosto de há 50 anos em que o regime acabou sem saber que estava a acabar? Os dias do fim de quem teimava em não deixar o poder.
Salazar

50 anos. Bastidores da queda de Salazar da cadeira /premium

633
Uma visita do enfermeiro-calista, a queda da cadeira mantida em silêncio, aqueles mês sobre o qual pouco se soube e uma operação que o salvou mas mudou o regime. Os detalhes daqueles 30 dias.
caderno de apontamentos

Liberdade de ensino: também Salazar não gostava… /premium

162
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?
História

O general que quis demitir Salazar /premium

636
Há 60 anos, Humberto Delgado avançou contra Salazar. A sua campanha não foi o resultado da percepção do poder da oposição, mas sim a sensação de desagregação interna do regime. Ensaio de Rui Ramos.
Teatro

"Eu, Salazar" estreia em Coimbra

270
"Eu, Salazar" estreia dia 25 de abril em Coimbra e pode ser visto até 13 de maio. A peça transforma Salazar em vários "Salazares imaginados" por uma geração que nasceu depois da revolução dos cravos.
PREC

Coronel Varela Gomes morre aos 93 anos

374
Morreu esta segunda-feira, aos 93 anos, o coronel João Varela Gomes, importante figura do PREC e da resistência contra a ditadura de Salazar. A notícia é avançada pela RTP.
Salazar

Como viver uma catástrofe sem poder dizer Salazar?

1.190
As cheias de 1967 tornaram-se a tragédia que Salazar quis esconder. A imagem é poderosa mas falsa: a tragédia foi mostrada. Nas cheias de 67 a censura foi claramente ultrapassada pelas circunstâncias.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: quem tem medo da "politização"?

1.842
Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.
Estado Novo

O misterioso “barão” que ousou afrontar Salazar

896
Irmão de um marquês, assinava como Barão de São Maduro. Enviou as primeiras cartas em 1935 e só parou quando Salazar o mandou prender. Crime: ter-lhe escrito em “termos injustos e desprimorosos”.
Lisboa

Lisboa'73. A capital meses antes da Revolução

607
São imagens gravadas "provavelmente" por turistas alemãs que estiverem em visita à capital poucos meses antes de o país viver a Revolução que pôs fim ao Estado Novo.
Salazar

Rui Salazar de Mello: "Salazar não era fascista"

3.938
É o último dos herdeiros de Oliveira Salazar. O sobrinho-neto diz-se "perseguido pela democracia" após o 25 de Abril. E nega que o Estado Novo tenha sido uma ditadura e o tio-avô um fascista.
Tribunal

Santa Comba pagará renda a herdeiro de Salazar

488
A Câmara de Santa Comba Dão tem 60 dias para avaliar o espólio de Salazar e fixar uma renda mensal vitalícia a pagar ao sobrinho-neto. Em causa estão bens entregues em 2007, 2008 e 2009.
Salazar

Propriedades de Salazar chegam hoje ao tribunal

O tribunal de Viseu começa a julgar esta quinta-feira a propriedade de alguns bens de Salazar, que um sobrinho-neto deste antigo presidente do Conselho exige à Câmara de Santa Comba Dão.
Política

Salazar, 48 anos depois

2.964
Os nossos líderes quiseram acreditar que bastava dizerem-se anti-salazarista para serem melhores portugueses e saberem o que era melhor para Portugal. Não bastava, como se viu e como se vê.
História

Portugal e ONU: um dia de “euforia internacional"

Há 60 anos, quase uma década depois de a sua candidatura ter sido vetada pela primeira vez, Portugal foi admitido como Estado membro das Nações Unidas. Essa demora foi boa ou má para o regime?
Democracia

O Dr. Costa e o Professor Salazar

235
Boa parte das sociedades do século XXI dificilmente encontra respostas à necessidade de alguma elitização e sofisticação das democracias, sempre presente desde as suas remotas origens na Grécia antiga
Pré-Publicação

Sade, Salazar e o "Dalí de Lisboa"

133
O livro "Editor Contra" lembra a incrível história de Fernando Ribeiro de Mello, que gostava de dar conferências de imprensa numa banheira e usou o erotismo para desafiar a ditadura. Isto faz-se?
País

"General sem medo". Julgamento quis ilibar Salazar

Frederico Delgado, neto do general Humberto Delgado, assassinado em 1965 pela polícia política, acredita que o julgamento dos implicados, em 1981, teve a intenção "política" de "ilibar" Salazar.
País

Antifascismo e amor no primeiro desvio de um avião

570
Em 1961 o voo da TAP que ligava Casablanca a Lisboa foi desviado por um grupo de seis antifascistas. Foi o primeiro desvio de um avião comercial da História. E tem uma história de amor em fundo.
Estado Novo

As críticas de Fernando Pessoa a Salazar, em 1935

Fernando Pessoa, no último ano de vida, em 1935, acusou Salazar de ter afastado de si "o resto da inteligência portuguesa", numa carta que endereçou a Óscar Carmona.
Eleições

Guia para desvendar os mistérios do "General sem Medo"

988
Passados 50 anos, o assassinato de Humberto Delgado continua a ser um dos grandes mistérios do Estado Novo. Aqui explica-se a sua história, os factos, as dúvidas e as várias teses sobre a sua morte.
Guerra Colonial

Portugal esteve mesmo “orgulhosamente só”?

310
Portugal procurou combater o relativo isolamento internacional durante a guerra colonial, mas este acabou por condicionar a sua evolução. Não foi aí que se perdeu a guerra, mas sim a opinião pública.
Pré-Publicação

O calista que viu Salazar cair da cadeira

259
O jornalista Miguel Pinheiro reconstituiu a noite de 6 para 7 de setembro de 1968 - a noite em que Salazar foi operado e o milionário Patiño deu a sua festa. O livro chama-se "A Noite Mais Longa".
Guerra Colonial

A guerra colonial na grande estratégia de Salazar

245
Salazar via a guerra como uma forma de ganhar tempo para melhorar as condições de vida e conquistar o coração e as mentes dos povos coloniais. E apresentava-a como fazendo parte da defesa do Ocidente
País

Como Salazar preparou a guerra colonial

281
O Observador inicia hoje a publicação de uma série de ensaios sobre a Guerra Colonial Portuguesa, 1961-1975. Começamos por discutir as divergência entre Salazar e Botelho Moniz no início do conflito
Lisboa

Casa onde viveu Salazar à venda por cinco milhões 

O edifício, na rua Bernardo Lima, em Lisboa, está atualmente em ruínas. Tem 1.410 m2 e fica na zona do Marquês de Pombal. Foi sede da UDP depois do 25 de abril.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)