Salazar
Polémica

Salazar e a lobotomia dos povos

E não é possível continuar a tratar hoje sociedades inteiras, para mais envelhecidas, como se se tratasse de um bando infantil, irresponsável, incapaz de pensar por si mesmo.
História

O azar do museu Salazar /premium

294
A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.
Património

Estado pode gastar 6 milhões no "Forte de Salazar"

450
A autarquia cascalense apresentou ao Estado um projeto que passa por dar novo uso ao Forte de Santo António da Barra durante 50 anos. Foi ali que Salazar caiu da cadeira, em 1968.
Salazar

O lugar do morto /premium

911
Em Santa Comba, a imagem da campa rasa de Salazar tem uma clara leitura política: morreu pobre o homem que esteve 40 anos no centro do poder em Portugal.
Parlamento

Parlamento condena criação do museu Salazar 

1738
O Parlamento condenou a criação de um museu dedicado a Salazar em Santa Comba Dão, terra natal do ditador, Viseu, aprovando um voto do PCP por considerar ser uma “afronta à democracia”.
Salazar

Mais de 5.600 pessoas são contra Museu de Salazar

3464
Segundo a petição, colocada na internet há dois dias, o projeto seria “um instrumento ao serviço do branqueamento do regime fascista e um centro de romagem para os saudosistas do regime derrubado".
Literatura

Agustina, a escritora sem medo /premium

639
Agustina nunca pagou portagem aos bons sentimentos do humanismo progressista. Houve quem não lhe perdoasse. Ela, porém, nunca teve medo: é talvez a “valentia” que a define como escritora.
Salazar

A aldeia modelo de Salazar pode virar museu vivo

1273
Em causa está a colónia agrícola de Vascões, em Chã de Lamas, que foi construída nos anos 50 e é tida como sendo um exemplo perfeito do modernismo português
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar /premium

518
A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
TVI

O galã de Santa Comba

1032
Agora foi a vez da TVI apresentar Salazar como um grande galã fotografado com a francesa que se prestou a isso, sendo o autor da reportagem um "notável" fotógrafo amador: o agente da Pide Rosa Casaco.
Conversas à Quinta

NATO: aos 70 anos será que o passado tem futuro?

A NATO nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela. Agora que perfaz 70 anos os russos voltam a estar por cá, os americanos não se sabe. O passado não garante o futuro
António Costa

Viver uma Vida Simples, como já Salazar nos dizia

688
O «milagre económico» é como o «fim da austeridade» e a «redução da carga fiscal» – não existe. Portugal é pobre e está em vias de empobrecimento relativo.
Política

Fascismo e salazarismo

1650
Salazar não era revolucionário como o fascismo, era conservador. Era mesmo avesso ao progresso industrial, era reacionário, via a felicidade do povo na ruralidade: cada família com a sua junta de bois
Coimbra

Coimbra discute arquitetura do Estado Novo

As obras marcantes do Estado Novo e o seu papel na afirmação do regime "salazarista" estarão no centro da discussão, em 6 e 7 de novembro, na Universidade de Coimbra.
Negócios

Os negócios e empresários de Marcello Caetano /premium

Da euforia na banca e na bolsa, às negociações com Coca-Cola ou Alfa Romeo, não faltaram grandes negócios e guerras empresariais no tempo de Marcello Caetano. Um novo livro conta como tudo se passou.
Salazar

Franco Nogueira: a entrevista histórica /premium

283
Em 1978, Franco Nogueira deu a primeira entrevista pós-25 de Abril. Agora que o ex-ministro de Salazar faria 100 anos, recuperamos a conversa com Maria João Avillez. Foi o fim de um longo silêncio.
Conversas à Quinta

Como o primeiro Marcelo não chegou a ser Marcelo

Há 50 anos Marcelo Caetano chega por fim ao poder. Não era o único possível sucessor, nem o preferido do Presidente. Tentou a bissetriz entre conservadores e reformadores, mas isso já era impossível.
Semapa

Águas, BES, Ritz. As origens da fortuna de PQP /premium

735
O avô, Carlos Pereira, ofereceu as suas casas para Salazar passar férias. O pai, Manuel Queiroz Pereira, teve negócios nos petróleos, administrou o BES e conseguiu favores para fundar o Hotel Ritz.
Salazar

Como Salazar fez a última remodelação do Governo /premium

211
Há 50 anos, a 19 de agosto de 1968, uma segunda-feira, Salazar fez a última remodelação dos seus governos. Já tinha caído da cadeira e perderia o poder pouco depois. Ensaio de Fernando Martins.
Conversas à Quinta

Salazar, uma cadeira e a lenta agonia de um regime

Onde estavam quando Salazar caiu da cadeira? Onde estavam nesse mês de Agosto de há 50 anos em que o regime acabou sem saber que estava a acabar? Os dias do fim de quem teimava em não deixar o poder.
Salazar

50 anos. Bastidores da queda de Salazar da cadeira /premium

633
Uma visita do enfermeiro-calista, a queda da cadeira mantida em silêncio, aqueles mês sobre o qual pouco se soube e uma operação que o salvou mas mudou o regime. Os detalhes daqueles 30 dias.
caderno de apontamentos

Liberdade de ensino: também Salazar não gostava… /premium

162
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?
História

O general que quis demitir Salazar /premium

636
Há 60 anos, Humberto Delgado avançou contra Salazar. A sua campanha não foi o resultado da percepção do poder da oposição, mas sim a sensação de desagregação interna do regime. Ensaio de Rui Ramos.
Teatro

"Eu, Salazar" estreia em Coimbra

270
"Eu, Salazar" estreia dia 25 de abril em Coimbra e pode ser visto até 13 de maio. A peça transforma Salazar em vários "Salazares imaginados" por uma geração que nasceu depois da revolução dos cravos.
PREC

Coronel Varela Gomes morre aos 93 anos

374
Morreu esta segunda-feira, aos 93 anos, o coronel João Varela Gomes, importante figura do PREC e da resistência contra a ditadura de Salazar. A notícia é avançada pela RTP.
Salazar

Como viver uma catástrofe sem poder dizer Salazar?

1190
As cheias de 1967 tornaram-se a tragédia que Salazar quis esconder. A imagem é poderosa mas falsa: a tragédia foi mostrada. Nas cheias de 67 a censura foi claramente ultrapassada pelas circunstâncias.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: quem tem medo da "politização"?

1838
Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.
Estado Novo

O misterioso “barão” que ousou afrontar Salazar

889
Irmão de um marquês, assinava como Barão de São Maduro. Enviou as primeiras cartas em 1935 e só parou quando Salazar o mandou prender. Crime: ter-lhe escrito em “termos injustos e desprimorosos”.
Lisboa

Lisboa'73. A capital meses antes da Revolução

605
São imagens gravadas "provavelmente" por turistas alemãs que estiverem em visita à capital poucos meses antes de o país viver a Revolução que pôs fim ao Estado Novo.
Salazar

Rui Salazar de Mello: "Salazar não era fascista"

3936
É o último dos herdeiros de Oliveira Salazar. O sobrinho-neto diz-se "perseguido pela democracia" após o 25 de Abril. E nega que o Estado Novo tenha sido uma ditadura e o tio-avô um fascista.
Tribunal

Santa Comba pagará renda a herdeiro de Salazar

486
A Câmara de Santa Comba Dão tem 60 dias para avaliar o espólio de Salazar e fixar uma renda mensal vitalícia a pagar ao sobrinho-neto. Em causa estão bens entregues em 2007, 2008 e 2009.
Salazar

Propriedades de Salazar chegam hoje ao tribunal

O tribunal de Viseu começa a julgar esta quinta-feira a propriedade de alguns bens de Salazar, que um sobrinho-neto deste antigo presidente do Conselho exige à Câmara de Santa Comba Dão.
Política

Salazar, 48 anos depois

2964
Os nossos líderes quiseram acreditar que bastava dizerem-se anti-salazarista para serem melhores portugueses e saberem o que era melhor para Portugal. Não bastava, como se viu e como se vê.
História

Portugal e ONU: um dia de “euforia internacional"

Há 60 anos, quase uma década depois de a sua candidatura ter sido vetada pela primeira vez, Portugal foi admitido como Estado membro das Nações Unidas. Essa demora foi boa ou má para o regime?
Democracia

O Dr. Costa e o Professor Salazar

233
Boa parte das sociedades do século XXI dificilmente encontra respostas à necessidade de alguma elitização e sofisticação das democracias, sempre presente desde as suas remotas origens na Grécia antiga
Pré-Publicação

Sade, Salazar e o "Dalí de Lisboa"

131
O livro "Editor Contra" lembra a incrível história de Fernando Ribeiro de Mello, que gostava de dar conferências de imprensa numa banheira e usou o erotismo para desafiar a ditadura. Isto faz-se?
País

"General sem medo". Julgamento quis ilibar Salazar

Frederico Delgado, neto do general Humberto Delgado, assassinado em 1965 pela polícia política, acredita que o julgamento dos implicados, em 1981, teve a intenção "política" de "ilibar" Salazar.
País

Antifascismo e amor no primeiro desvio de um avião

567
Em 1961 o voo da TAP que ligava Casablanca a Lisboa foi desviado por um grupo de seis antifascistas. Foi o primeiro desvio de um avião comercial da História. E tem uma história de amor em fundo.
Estado Novo

As críticas de Fernando Pessoa a Salazar, em 1935

Fernando Pessoa, no último ano de vida, em 1935, acusou Salazar de ter afastado de si "o resto da inteligência portuguesa", numa carta que endereçou a Óscar Carmona.
Eleições

Guia para desvendar os mistérios do "General sem Medo"

979
Passados 50 anos, o assassinato de Humberto Delgado continua a ser um dos grandes mistérios do Estado Novo. Aqui explica-se a sua história, os factos, as dúvidas e as várias teses sobre a sua morte.
Guerra Colonial

Portugal esteve mesmo “orgulhosamente só”?

305
Portugal procurou combater o relativo isolamento internacional durante a guerra colonial, mas este acabou por condicionar a sua evolução. Não foi aí que se perdeu a guerra, mas sim a opinião pública.
Pré-Publicação

O calista que viu Salazar cair da cadeira

254
O jornalista Miguel Pinheiro reconstituiu a noite de 6 para 7 de setembro de 1968 - a noite em que Salazar foi operado e o milionário Patiño deu a sua festa. O livro chama-se "A Noite Mais Longa".
Guerra Colonial

A guerra colonial na grande estratégia de Salazar

241
Salazar via a guerra como uma forma de ganhar tempo para melhorar as condições de vida e conquistar o coração e as mentes dos povos coloniais. E apresentava-a como fazendo parte da defesa do Ocidente
País

Como Salazar preparou a guerra colonial

276
O Observador inicia hoje a publicação de uma série de ensaios sobre a Guerra Colonial Portuguesa, 1961-1975. Começamos por discutir as divergência entre Salazar e Botelho Moniz no início do conflito
Lisboa

Casa onde viveu Salazar à venda por cinco milhões 

O edifício, na rua Bernardo Lima, em Lisboa, está atualmente em ruínas. Tem 1.410 m2 e fica na zona do Marquês de Pombal. Foi sede da UDP depois do 25 de abril.
A página está a demorar muito tempo.