A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na zona de Torres Vedras, um cidadão estrangeiro com dupla nacionalidade sob quem pendia um mandado de detenção internacional por suspeita de envolvimento numa organização criminosa ligada ao tráfico de droga e armas.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a PJ explica que a detenção deste homem, com nacionalidade canadiana e haitiana, ocorreu na passada quinta-feira e que o mandado tinha sido emitido pelas autoridades judiciárias do Canadá.

O suspeito, de 31 anos, está indiciado pelo envolvimento numa organização criminosa que se dedicava ao tráfico de droga e de armas.

Em julho de 2023, após as autoridades canadianas terem desmantelado a organização criminosa, o agora detido e um outro membro da organização fugiram para a Europa.

Depois de validada a detenção pela autoridade judiciária competente, o homem será presente ao Tribunal da Relação de Lisboa para lhe ser aplicada medida de coação, até à extradição.

A PJ explica ainda que esta detenção se enquadra num trabalho desenvolvido por uma equipa especializada na localização e detenção de foragidos à justiça, no âmbito da “intensa cooperação e partilha de informação” promovida pela rede policial e judiciária internacional.

Segundo a PJ, só durante o mês de fevereiro deste ano foram detidos em território nacional 17 cidadãos de diversas nacionalidades que tinham fugido à justiça, na sua maioria suspeitos de envolvimento em criminalidade grave e organizada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR