A Polícia Judiciária (PJ) vai investigar eventuais indícios de crime no incêndio que destruiu quatro habitações em construção num empreendimento turístico na aldeia de Muda, no concelho de Grândola, Setúbal, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-Regional Alentejo Litoral.

Contactada pela agência Lusa, fonte da PJ indicou que foi chamada ao local para fazer uma avaliação do cenário do incêndio, que destruiu três casas e provocou danos numa quarta. “Vamos fazer a avaliação do cenário para tentar perceber se há indícios de crime”, afirmou a mesma fonte.

O incêndio ocorreu no empreendimento Muda Reserve, que se encontra em construção junto da localidade de Muda, no concelho alentejano de Grândola, divulgou a empresa promotora, a Vanguard Properties.

[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado enviado à Lusa, a empresa disse ter sido “surpreendida esta madrugada por um incêndio na obra em curso na Muda”, na União de Freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra. A empresa alegou que existem “suspeitas” de que o fogo tenha tido “origem criminosa”.

“A Polícia Judiciária e a GNR estiveram no local e estão neste momento a investigar as suas causas”, estando a empresa “a prestar toda a colaboração às autoridades” policiais, explicou.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral, o alerta para o incêndio foi dado aos bombeiros às 4h14. Às 6h40, estavam no local 12 operacionais, entre Bombeiros de Grândola e a Guarda Nacional Republicana (GNR), com o apoio de seis veículos. O fogo entrou em fase de rescaldo às 7h08.

O empreendimento turístico Muda Reserve, que a Vanguard Properties está a construir, envolve um investimento de cerca de 200 milhões de euros. O projeto prevê a construção de 175 moradias de diferentes tipologias, com áreas de serviço, comércio e desportivas, indicou à Lusa fonte da empresa. A 1.ª pedra deste investimento foi lançada em 2017, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.

A fonte da Vanguard Properties contactada esta terça-feira pela Lusa indicou que a fase de construção das moradias arrancou em 2023, encontrando-se ainda a decorrer.

A notícia foi atualizada a 5 de março, às 12h10 com informação sobre a abertura de investigação da PJ.