O primeiro-ministro cessante, António Costa, vai encontrar-se, entre esta quarta-feira e sexta-feira, com a presidente da Comissão Europeia, o secretário-geral da NATO e a presidente do Parlamento Europeu, e ainda com o homólogo da Alemanha, em Bruxelas.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro, esta ronda de contactos “com alguns dos principais protagonistas europeus com quem mais trabalhou” servirá para António Costa transmitir uma “mensagem de agradecimento pelo trabalho construído, em boa articulação, ao longo dos últimos oito anos”.

António Costa vai participar na reunião do Conselho Europeu, entre quinta e sexta-feira, que, em princípio, será a última enquanto primeiro-ministro.

Na manhã desta quarta-feira vai encontrar-se com a vice-presidente da Comissão Europeia Margrethe Vestager e com a reitora do Colégio da Europa, Federica Mogherini, a antiga alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda durante a manhã, o primeiro-ministro tem duas reuniões com os comissários para os Assuntos Económicos e Monetários, Paolo Gentiloni, e, para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, que é também o candidato principal dos socialistas europeus para presidente da próxima Comissão.

Ao início da tarde, António Costa vai encontrar-se com a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, com o comissário para Mercado Interno, Thierry Breton, e ao final da tarde tem um encontro no Parlamento Europeu, com a presidente da instituição, Roberta Metsola.

Ainda esta quarta-feira o primeiro-ministro vai inaugurar uma exposição de fotografia em Bruxelas, intitulada “A Europa Connosco!”, e está previsto um encontro com Elisa Ferreira, a comissária portuguesa com a pasta da Coesão.

Na quinta-feira de manhã, o primeiro-ministro cessante vai reunir-se com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, no quartel-general da Aliança Atlântica.

Segue-se uma reunião do Conselho Europeu e na sexta-feira tem um encontro ao início da manhã com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e participa na cerimónia comemorativa dos 30 anos do Espaço Económico Europeu.