A família real britânica foi um dos temas abordados por Donald Trump durante uma entrevista a Nigel Farage, durante a qual o antigo Presidente dos Estados Unidos disse que, se for novamente eleito para o cargo no próximo mês de novembro, vai adotar “as ações apropriadas” em relação ao príncipe Harry. No seu livro de memórias, o filho mais novo de Carlos III admitiu o uso de drogas, comportamento que inibe a obtenção de visto para viver nos Estados Unidos. Por isso, há dúvidas sobre o que terá respondido na sua candidatura e se esta resposta será válida.

Nigel Farage referiu-se ao príncipe Harry como “uma das recentes exportações” do Reino Unido para os Estados Unidos e questionou Trump sobre se o povo a americano tem direito a saber o que terá o príncipe escrito no seu pedido de visto. “Acredito que sim. Não falo sobre ele há muito tempo”, disse Trump. Farage insistiu e questionou o que aconteceria se Harry tiver mentido e se deve ter privilégios especiais. A resposta foi curta: “Não”. “Teremos de ver. Se eles souberem alguma coisa sobre as drogas e se ele tiver mentido teremos de tomar as ações apropriadas”. Farage perguntou se tal seria “não ficar na América”, ao que Trump responde: “vocês terão de me dizer a mim”.

O ex-Presidente confessou-se “fã do conceito da família real e da família real” e comentou ainda o afastamento dos duques de Sussex da então soberana, Isabel II. “Acho que houve grande desrespeito por uma pessoa que conheci muito bem e gostava, a Rainha. Ela era inacreditável. Conheci-a muito bem. Lembre-se que eu era para ter estado com ela 10 a 15 minutos e estive duas horas”, respondeu Trump. Depois acrescentou que a soberana tinha sido tratada de forma “muito desrespeituosa” por Harry e Meghan.”Imagino que lhe tenham partido o coração.”

[Já saiu o quarto episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui e o terceiro episódio aqui]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

uestionado sobre o Rei Carlos III disse que “ele é um tipo realmente maravilhoso” e que é “um pouco mais focado nas restrições ambientais”. Trump disse que se considerava ele próprio um “ambientalista no verdadeiro sentido, mas um tipo de ambientalista diferente”. Kate também foi assunto e Trump foi questionado sobre a polémica fotografia que foi alterada digitalmente. “Isso não deveria ser um grande problema, porque toda a gente altera” fotografias hoje em dia.

Nigel Farage agora trabalha em informação, mas foi um político bem conhecido no Reino Unido e um dos principais defensores do Brexit. Publicou parte desta entrevista na sua conta de X (antigo Twitter). A entrevista na íntegra pode ser vista no Youtube.

Os duques de Sussex estão a viver na Califórnia desde 2020, não são fãs de Trump e vice-versa. Quem pede um visto para os Estados Unidos deve revelar o seu historial no que toca ao uso de drogas e essa informação pode ter impacto na decisão de atribuir o documento ou não. Mentir pode levar a penalizações, entre elas a deportação. O visto do príncipe Harry tornou-se uma questão depois do lançamento do seu livro de memórias “Na sombra” em janeiro de 2023, no qual admite o uso de drogas no passado, como canabis, cocaína e cogumelos mágicos.

A revelação levou o grupo conservador de pensamento Heritage Foundation a mover um processo contra o equivalente ao ministério da Administração Interna (US Department of Homeland Security, DHS) para conseguir acesso aos dados de imigração do príncipe, por considerar que o uso de drogas o desqualifica de poder entrar nos Estados Unidos. Surgiram dúvidas sobre se o duque teria mentido relativamente ao uso de drogas ou se teria tido um tratamento especial por parte das autoridades. No início deste mês de março, um juiz de Washington ordenou o governo norte-americano a conceder acesso ao processo de candidatura de Harry. O DHS tentou evitar a publicação dos documentos e no mês um advogado em nome da autoridade disse que as revelações do livro podiam ser empoladas para “vender livros”, escreve o Telegraph.