A polícia francesa descobriu recentemente um túnel secreto que se encontrava em construção junto a uma prisão no sul de Paris. Tudo aconteceu depois de as autoridades terem realizado trabalhos de rotina relacionados com a eletricidade.

O túnel foi descoberto na terça-feira por um técnico da empresa Enedis, que gere a rede de distribuição de energia francesa. O trabalhador encontrava-se, segundo disse uma fonte policial citado pelo The Guardian, “num poço para ligações elétricas” a cerca de 450 metros da prisão de La Santé, em Paris. No local, foram ainda encontrados “sacos de lixo e uma cama”.

Apesar da descoberta, as fontes policiais garantiram que não existiam indícios de haver um plano de fuga relacionado com o túnel. Para Guillaume Durand, funcionário prisional, essa hipótese perde força porque o túnel, com quatro metros de extensão, terminava “numa rua sem saída a mais de 500 metros da prisão”.

“A polícia acredita que se trata de algo que visaria facilitar a chegada às catacumbas [de Paris]”, disse o funcionário, acrescentando que o túnel serviria para facilitar o trabalho dos exploradores clandestinos destas localizações. Durand garantiu ainda que foi enviado ao local um engenheiro para tapar o buraco do túnel.

As catacumbas de Paris são um grande ossário subterrâneo e uma das principais atrações da cidade, atraindo cerca de 500 mil visitantes por ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR