Nos Países Baixos, um homem sem-abrigo encontrou uma carteira com dois mil euros e entregou-a à polícia. O gesto de Hadjer Al-Ali emocionou a internet, que, em menos de um dia, angariou mais de 34 mil euros para entregar ao homem.

No domingo, a esquadra de Burgwallen, em Amesterdão, partilhou nas redes sociais uma história inusitada. Um homem sem abrigo tinha entregue à polícia uma carteira que encontrara na estação de comboios de Amesterdão, onde recolhia garrafas para trocar por dinheiro. O objeto encontrado guardava dois mil euros.

A polícia de Burgwallen decidiu atribuir a Hadjer Al-Ali um “polegar de prata”, um prémio entregue a cidadãos por gestos que consideram assinaláveis e que consiste num vale de oferta de 50€. A internet emocionou-se com a história do “homem honesto”, como lhe chamou a polícia, e os agentes iniciaram uma campanha de angariação de fundos online para o ajudar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia seguinte, a página de GoFundMe para “apoiar o honesto Hadjer” tinha reunido 34 102 euros de 2800 doações diferentes. A campanha foi encerrada esta quarta-feira e uma mensagem foi publicada na página: “Aqueles que fazem o bem, encontram o bem”.

No Instagram, Hadjer Al-Ali partilhou um vídeo em que agradece repetidamente as doações das pessoas. O homem, de 33 anos, tem dois filhos que vivem fora de Amesterdão. Diz que o dinheiro lhe vai permitir finalmente arrendar uma casa e começar a reconstruir a sua vida. No vídeo, agradece ainda todas as pessoas que o contactaram com ofertas de emprego.

“A minha vida vai melhorar graças a isto, posso voltar a investir num futuro. Acredito sempre que de uma boa ação nasce algo de bom, é assim que sou na vida. Mas nunca poderia ter imaginado isto”, declarou na sua mensagem.

A polícia explicou ainda que a carteira não tinha documentos que permitam identificar o seu dono. Caso, a carteira não seja reclamada no prazo de um ano, o dinheiro fica para quem o encontrou.