Os sociais-democratas alemães (SPD) deverão vencer hoje as eleições regionais no seu reduto de Hamburgo e os conservadores (CDU), de Angela Merkel, poderão ter a sua pior derrota nesta cidade-estado, segundo sondagens à boca das urnas.

O SPD, do presidente da câmara Olaf Scholz, deverá vencer com 46,5% a 47% dos votos, segundo as primeiras previsões dos canais públicos ARD e ZDF.

Se este resultado se verificar, o SPD será obrigado a governar com os Verdes (11,5%/12%), perdendo a sua maioria absoluta que tinha desde 2011 no parlamento da cidade portuária alemã, a segunda maior cidade com 1,8 milhões de habitantes.

O CDU, com uma previsão de 16% dos votos (uma queda de seis pontos percentuais) sofreu uma pesada derrota, em grande parte por razões locais, apesar de o partido da chanceler Angela Merkel ainda estar no topo nas sondagens a nível nacional, com 40% das intenções de votos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jovem partido anti-euro AfD, com pouco mais de 5% dos votos, tem uma boa oportunidade em Hamburgo de entrar pela primeira vez num parlamento regional do Estado Oeste da Alemanha, após a estreia, em 2014, em três parlamentos regionais no Leste (Brandeburgo, Turíngia e Saxónia).

Após estes sucessos em regiões relativamente pobres e minadas pelo desemprego, uma representação no parlamento numa região próspera confirmaria que o partido ‘pegou de estaca’ no panorama político alemão, posicionado à direita da conservadora chanceler Angela Merkel.

O AfD, criado há apenas dois anos, está a aproveitar o descontentamento dos contribuintes alemães que acreditam ser os grandes fornecedores de dinheiro da Europa, condenados a pagar as contas dos países em crise de desenvolvimento.