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Encolher para aumentar. Parece ser este o lema que está a nortear os construtores de automóveis que se assumem como marcas “premium” e que, como tal, habitualmente não “descem” aos segmentos inferiores, como o B-SUV. Mas o cliente é quem mais ordena e há espaço para conquistar vendas nos segmentos mais acessíveis, sobretudo com SUV. A Volvo e a Lexus seguem por esse caminho. |
A marca sueca revelou em Milão aquele que é, seguramente, o seu modelo mais importante nos últimos anos, o EX30, o primeiro Volvo 100% eléctrico a tirar proveito de uma plataforma específica para veículos a bateria. Em concreto, a SEA, concebida pela gigante chinesa Geely, que já serve o #1, o primeiro crossover eléctrico de nova geração da Smart. Viajámos até Itália para ver (ao vivo e a cores) o mais pequeno Volvo de sempre e conversar com os responsáveis pela sua concepção acerca das opções que nos parecem mais intrigantes. Encontra aqui as nossas primeiras impressões acerca do EX30, modelo que reúne atributos para conseguir agitar as águas e dificultar a vida à concorrência. |
Já a Lexus volta a apostar em três letrinhas apenas para escrever um novo capítulo na sua história. A marca de luxo da Toyota apresentou o LBX, um SUV híbrido que não só passa a ser o modelo mais pequeno da Lexus, como será também o mais barato. Abrindo, assim, portas para a entrada de novos clientes e, sobretudo, clientes mais jovens. |
Jovens são também Daniela Simões e Luís Santiago Pinto. Se estes nomes pouco ou nada lhe dizem, saiba que são, respectivamente, os CEO da miio e da Powerdot, duas empresas portuguesas que apostam tudo em revolucionar a mobilidade eléctrica e que, até agora, têm facilitado (e muito) a vida dos utilizadores deste tipo de veículos. A mais recente novidade que os junta é o Autocharge, uma inovação 100% lusa, mas que não se estreou em Portugal. Porquê? Porque, para o bom e para o mau, o sistema português é diferente dos restantes países europeus em matéria de regulação… |
Mas nada como desafiar as regras, em segurança. Foi o que fez a Bugatti, ao convidar 18 clientes para exceder (em mais do triplo) o limite de velocidade. O Kennedy Space Center deu asas para voar até aos 402 km/h. Enquanto isso, o Bolide continua a ser desenvolvido para não defraudar as expectativas dos que por ele pagaram 4 milhões de euros. O número é de tirar a fôlego a muitos, tal como são os testes a alta velocidade. |
A semana ficou ainda marcada pelo anúncio do regresso do Topolino (giro, eléctrico e barato), mas não foi só a Fiat a dar que falar no universo das 14 marcas que compõem a Stellantis. A DS revelou a forma ousada como imagina o interior dos seus futuros modelos, enquanto a Peugeot é mais prática e imediata. A marca do leão faz evoluir (radicalmente) o seu conceito de i-Cockpit, a estrear no novo 3008. Mas se os automóveis mudam, as bicicletas também. Porque não com rodas quadradas? |
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A semana em marcha-atrás
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Lexus
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A marca de luxo da Toyota revelou o novíssimo LBX, com que vai disputar o segmento B-SUV premium. Este passa a ser o modelo mais pequeno da Lexus e (também) o mais acessível. Chega no início de 2024.
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Volkswagen
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A VW produziu o Golf mais caro da sua longa história. Denominado R 333, é uma série limitada que extrai 333 cv do motor 2.0 Turbo e possui uma série de elementos diferenciadores. Esgotou em 8 minutos.
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Vendas
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O que têm em comum o Peugeot Partner, o Citroën Berlingo e o Opel Combo? São produzidos em Portugal, na fábrica da Stellantis em Mangualde, e são os furgões mais vendidos nos primeiros cinco meses.
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Alpine
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Para comemorar o centenário das 24 Horas de Le Mans, a Alpine vai produzir uma série especial, limitada a 100 unidades, com base no A110 R e genica de competição. Mas há um senão (e não é o preço).
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Bugatti
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Apurado para uso exclusivamente em pista, o Bolide é uma fera com 1600 cv e apenas 1450 kg. Só serão produzidos 40, a 4 milhões cada, e a Bugatti está a levá-lo ao limite para justificar cada cêntimo.
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Em modo eléctrico
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Fiat
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Retomando o nome que ficou associado ao primeiro Fiat 500, produzido entre 1936 e 1955, eis a versão italiana do Citroën Ami e do Opel Rocks-e. O Topolino é um quadriciclo EV que parece um brinquedo.
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Tech Auto
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Desenvolvido pela Powerdot e miio, o Autocharge é a mais recente proposta para facilitar o carregamento de veículos eléctricos, bastando ligar o carro ao posto. Já arrancou em França e Espanha.
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Audi
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A Audi acordou com a rede alemã de concessionários alterar a forma de comercializar os seus modelos, com um sistema de vendas directas, preços fixos e agentes, apenas para modelos eléctricos.
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Jaguar
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A Jaguar está a recolher 6367 unidades do I-Pace, só nos EUA. Em causa está a substituição da unidade de gestão da bateria, para tentar eliminar a possibilidade de ocorrência de incêndio.
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Rivian
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Numa altura em que retira à pick-up R1T uma das suas habilidades mais inovadoras, o “tank turn”, a Rivian corre o risco de ser expulsa do Nasdaq por as suas acções terem caído 90% desde 2021.
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Muito à frente
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Peugeot
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Produzido há mais de uma década e integrado em quase 10 milhões de veículos, o conhecido i-Cockpit da Peugeot muda por completo. Passa a “levitar”, oferecendo melhor legibilidade. Mas não é só isso.
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DS
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A DS Automobiles aproveitou o evento Révélations para revelar um trabalho de investigação que começou por ser confidencial. Agora sem segredos, eis como a marca vê o interior dos seus futuros modelos.
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Tech Auto
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As portuguesas Powerdot e miio desenvolveram uma solução inovadora que facilita os carregamentos dos utilizadores de veículos eléctricos. Mas porque funciona o Autocharge na Europa e não em Portugal?
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Ponha os olhos nisto
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Mobilidade urbana
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Há bicicletas de todos os tipos, mas com rodas quadradas e fixas, daquelas que não giram, só há esta. E funciona. A questão é se é melhor do que as outras e pode ser a bicicleta do futuro?
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Atualidade
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A Jaguar Land Rover quer converter-se numa “House of Brands”, com quatro marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. A Land Rover não vai ser apagada, mas a imagem corporativa passa a ser esta.
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Bugatti
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Os Chiron são modelos velozes. Os mais simples atingem 402 km/h, mas os mais potentes já superaram 482 km/h. Daí que a Bugatti tenha desafiado 18 clientes a testar o seu Chiron no Kennedy Space Center
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Alerta sonoro
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