|
|
|
|
Uma factura proforma ressuscitou a discussão acerca do preço da bateria do Nissan Leaf. Por considerar o valor quase uma obscenidade, o cliente queixou-se nas redes sociais. Ora, isto acontece cerca de um ano depois de a Nissan se ter visto numa situação muito parecida. |
Na altura, a marca nipónica sentiu necessidade de tranquilizar os seus clientes portugueses, pelo que comunicou que, em caso de necessidade de substituição, a bateria do Leaf não custaria mais do que 7000€ (mais IVA). Então como é que, passado um ano, um concessionário emite um documento em que, por esse mesmo serviço, pretende cobrar 22.890,23€? |
Fomos à procura de respostas e encontra-as aqui. Vale a pena ler, porque nesta “história” nem tudo o que parece é. Mas quisemos ir ainda um pouco mais além e apurar que valores estão estabelecidos noutras marcas para a substituição da bateria dos respectivos veículos eléctricos. Sendo o acumulador a “peça” mais cara de um automóvel deste tipo, entendemos que os custos que possa vir a representar devem ser tão transparentes para o cliente como é o valor a pagar por substituir um diferencial, uma caixa de velocidades ou o motor de arranque. Por isso, fomos ‘bater à porta’ da Renault, Tesla, Volkswagen, Mercedes, BMW, Peugeot e Opel. Se ficou curioso, repito, neste artigo pode ficar com uma ideia do que o espera. |
Mas há outros temas a gerar polémica. Um deles é o logótipo da Polestar, que lhe fechou as portas em França, a pedido da Citroën. Depois, a condução autónoma – em que a Daimler aposta para mudar a forma de “rentabilizar” os camiões – também alimenta discussões. Isto porque a competição que tem por objectivo demonstrar o quão madura está a tecnologia não contribuiu para serenar os ânimos: afinal, não era suposto um Robocar arrancar e embater logo num muro. Por fim, o recorde do SSC Tuatara que volta a ser notícia porque, depois de muita controvérsia em torno dos anunciados 508 km/h, o registo não vai ser certificado. Vem aí nova exibição de velocidade, mas agora com testemunhas e, possivelmente, com outra equipa a fazer a edição do vídeo… |
Passando dos hiperdesportivos para os superdesportivos italianos, nota positiva para a Maserati por a marca ter feito uma aposta certeira com o espectacular MC20, como o prova o facto de três das sete unidades disponibilizadas para Portugal já terem dono. Menos feliz foi a Ferrari com o 812 Superfast, cujo vidro traseiro pode saltar e “voar”. |
Com a aproximação do final do ano, começam a ser mais evidentes os atrasos e os avanços dos construtores na electrificação. Enquanto Volvo e Polestar anunciaram que vão superar a meta de emissões de dióxido de carbono, a Ford vai pagar ao construtor sueco para se livrar de multas na Europa e a Honda junta-se à FCA na compra de créditos de carbono à Tesla. Nos próximos tempos, o mais natural é que este tipo de negócio se alargue a outros fabricantes de automóveis. |
A terminar, um monstro e umas quantas beldades separados por mais de 60 anos, mas todos eles a valerem milhões. Deleite-se com o monstruoso Bugatti Bolide e os seus 1850 cv e aprecie os três Alfa Romeo do pós-guerra que, mais do que objecto de colecção, ascenderam ao estatuto de obra de arte. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Renault
|
|
O renovado Mégane já está disponível na rede de concessionários Renault. Há novidades por dentro e por fora, mas o destaque vai para a gama de motores, que passa a contar com uma opção híbrida plug-in
|
|
|
|
Maserati
|
|
O Maserati MC20 é um desportivo fabuloso que mistura raça e estilo, elevando a marca italiana ao nível dos melhores concorrentes. Chega a Portugal em 2021 e, dos 7 veículos disponíveis, só restam 4.
|
|
|
|
|
Land Rover
|
|
Há muito que se fala na possibilidade de a Land Rover conceber um Defender mais pequeno e mais barato. Mas, de acordo com a imprensa britânica, é provável que se trate de mais do que um simples rumor.
|
|
|
|
Bugatti
|
|
A Bugatti, o construtor francês que integra o Grupo VW, já tinha prometido um hiperdesportivo que deixaria todos os concorrentes para trás. E cumpriu: eis o Bolide, com 1850 cv e apenas 1240 kg.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
BMW
|
|
A BMW vai revelar o seu novo iNext a 11 de Novembro. Ao contrário do iX3, este SUV eléctrico não será fabricado na China, mas sim na Alemanha e possuirá tracção integral.
|
|
|
|
Nissan
|
|
A Nissan vai reforçar a gama de veículos eléctricos com o Ariya, SUV eléctrico que pode chegar aos 500 km de autonomia. O modelo foi apresentado no Japão, em Julho, e chega agora à Europa. Em vídeo.
|
|
|
|
|
Polestar
|
|
A Polestar é das marcas de que mais se fala e não pelos melhores motivos. No início de Outubro, chamou à oficina 2189 unidades do Polestar 2 e agora, passado um mês, tem de realizar novo “recall”.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A Associação Europeia de Construtores Automóveis apontou o dedo ao fraco crescimento da infraestrutura para carga de veículos eléctricos. Conheça a situação de Portugal face à restante União Europeia.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Supercarros
|
|
Para garantir a segurança do seu C_Two, em caso de acidente, a Rimac tem de submeter o hiperdesportivo com 1914 cv a "crash-tests". Por isso mesmo, destruiu dois exemplares contra a parede.
|
|
|
|
Opel
|
|
A Opel aposta há muito em sistemas de luz adaptativa, para melhorar a visão e impedir o encandeamento. Os modelos mais recentes exibem o novo Adaptive Intellilux LED Matrix, para elevar a fasquia.
|
|
|
|
Daimler
|
|
Alguns construtores investem quantias colossais para conseguir prescindir do condutor, enquanto outros recorrem a empresas especialistas em condução autónoma. A Daimler aposta na Waymo para camiões.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Supercarros
|
|
Agora é uma questão de honra: depois de ver questionado o recorde de 508 km/h reclamado pelo hiperdesportivo SSC Tuatara, a Shelby não vai ficar de braços cruzados. Vem aí nova exibição de velocidade.
|
|
|
|
Alfa Romeo
|
|
Nem mesmo a pandemia é capaz de refrear a paixão que os fãs da Alfa Romeo nutrem pelos modelos históricos. Estas três preciosidades do pós-guerra foram leiloadas por 12,75 milhões de euros.
|
|
|
|
|
Condução Autónoma
|
|
Se os carros autónomos são o futuro, a Roborace, competição destinada a veículos sem condutor, deve ser o expoente máximo da tecnologia. Mas, na primeira corrida, um dos carros arrancou contra o muro.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Há muito que o interesse dos condutores por veículos equipados com motor a gasóleo tem vindo a diminuir e a pandemia também não tem ajudado. Em Setembro, até os electrificados bateram os diesel.
|
|
|
|
|
|
|
|