758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Diogo Araújo Dantas

Convidado

Artigos publicados

Liberalismo

Socialismo ou Liberalismo? Social-democracia!

A mentira de que o Governo de Passos Coelho tinha características neoliberais parece ter entrado na cabeça de muitos militantes do PSD. Reduzir a obesidade mórbida do Estado não significa ser liberal.
Pinto da Costa

O legado de Jorge Nuno Pinto da Costa

Característica inovadora de Pinto da Costa foi sempre chamar para si a atenção quando as coisas correram mal. Hoje já é uma prática difundida: aliviar a pressão dos jogadores depois das derrotas.
Monarquia

Os segredos da nobreza portuguesa

Basta contratar um bom especialista em genealogia e em breve descobrirá que é descendente de reis e santos. Pode não ser nobre dos oito costados, mas certamente encontrará sangue azul nas veias.
Cristianismo

Não tenhas medo

A relação do Papa com os jovens tinha um magnetismo inexplicável. Foi João Paulo II que deu a ideia de os jovens católicos se reunirem de dois em dois anos, o que foi o início das JMJ.
Presidência da República

Santana Lopes a Presidente da República

O que me levou a escrever foi o sentido básico de justiça, perante um homem que foi prejudicado pela sua extrema generosidade e uma decisão de colocar o dever público à frente do interesse pessoal.
Extrema Esquerda

O marxismo como doença mental

Vale a pena refletir sobre se os comportamentos extremistas de índole política são fruto de perturbações mentais ou se, pelo contrário, há ideologias que são elas próprias causadoras de transtornos.
Jovens

A geração mais bem preparada de sempre?

Não vale a pena pedir menos corrupção no recrutamento, quando a qualidade deste último decresce em progressão geométrica. Não vale a pena pedir seriedade, quando não há competência.
CM Porto

A idade das trevas do Porto

O movimento Rui Moreira é a antítese da social-democracia e dos valores de Sá Carneiro. Mas também não tem nada a ver com o PS dos seus fundadores ou a democracia-cristã que um dia existiu na cidade.
Aborto

Eutanásia, aborto e liberdade

A eutanásia não me choca, o aborto sim. Aqui não se trata do sofrimento de um ser humano consciente, mas da possibilidade de outro ser humano poder vivenciar o milagre da vida.
País

Quem nos acode?

Não importa que o verdadeiro problema se resolva: a existência de um fosso entre quem ganha muito e pouco. Porque a desigualdade salarial em Portugal não é entre homens e mulheres ou brancos e negros.
Abusos na Igreja

A verdade sobre os abusos sexuais na Igreja 

Porquê a confusão entre investigação científica e criminal? Porquê extrapolar conclusões diferentes para um estudo cujo método foi apresentado para traçar perfis genéricos?
Prisões

Prisões: punir ou reintegrar?

As pessoas não pensam muito na prisão. A opinião pública nunca é a favor de que se gaste aqui demasiado tempo ou recursos, por isso os Governos não têm incentivo para se preocuparem com o assunto.
Igualdade

Antifascista, feminista, antirracista, ecologista

Estes cinco conceitos dizem tudo sobre uma pessoa e não dizem nada. Dizem-nos que são seguidoras, que se definem de forma simplista e que não têm grande ideia de si próprias.
Imigração

O problema da imigração

Portugal tem capacidade para ser muito mais do que um destino de férias e parado no tempo. A melhor forma de atingirmos um futuro melhor é observarmos o melhor do passado: uma maioria estável do PSD.
CM Porto

Uma catástrofe chamada Rui Moreira 

No ambiente, o edifício transparente continua no mesmo sítio, o bar do Ourigo também. Sempre o deixa-andar. A única coisa que continuou o seu Movimento no Porto foi a péssima gestão da cidade.
Riqueza

O Arara

O problema português é que o mercado é demasiado inconsistente. O enriquecimento acontece poucas vezes através da inovação, e muitas vezes por distorções provocadas pela corrupção e esperteza saloia.
Porto

O Velho e o Porto

Vão ao supermercado e olham disfarçadamente para a comida cheios de fome, mas não roubam nada porque há muito tempo outros velhos lhes ensinaram que nunca se devia roubar.
Governo

Psicanálise aos políticos

Em países muito mais ricos do que nós, os governantes vão para o trabalho de metro, os deputados têm senhas para lavandaria e almoço e mesmo assim conseguem fazer um serviço muito melhor à população.
Futebol

Ronaldo ou Messi, a decisão final

Cara ou coroa, Messi ou Ronaldo. Eu tenho um preferido. Escolho alguém que é uma inspiração para a humanidade, desde os miúdos nas ruas das nossas cidades até aos confins da Ásia ou África.
Brasil

Declaração de amor ao Brasil

Sendo um país muito novo, que só este ano é que completou duzentos anos, ainda sofre de muitas dores de crescimento. Imerso em corrupção, experimentalismos ideológicos utópicos e más governações.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.