352kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Henrique Burnay

Convidado

Artigos publicados

café europa

Autodestruição ocidental

Putin não se submete, Lukashenko não obedece, Pequim não se intimida. Vivemos angustiados no Ocidente entre a ilusão de devermos ser uma potência absoluta e acharmos que somos uma impotência total.
café europa

Uma Europa cada vez mais francesa

Os gregos já não confiam que os americanos consigam, ou estejam disponíveis para conter as ambições turcas. E contam que a promessa de empenho francês o possa fazer.
café europa

A vida de adulto dos europeus

A principal lição que a Europa necessita de tirar é que os Estados Unidos reorganizaram as suas prioridades geopolíticas, mas não a sua ordem de valores. Nós, europeus, precisamos de fazer o mesmo.
café europa

Exército europeu ou os europeus da NATO

Amanhã pode ser necessário intervir externamente em nome dos interesses europeus, da segurança dos Europeus, e os Americanos podem não estar disponíveis. O que fazer, então?
café europa

Vêm aí mais Estado e mais Europa

Nos anos 90 a construção europeia era sobretudo liberalizante. Eram projectos políticos alinhados com o ar do tempo. Os de agora também são, mas o ar do tempo é outro, bem mais estatista e centralista
café europa

Ganhar em Bruxelas, perder em Lisboa

O melhor da presidência portuguesa da União Europeia deu menos nas vistas do que o mais controverso, que não foi o pior. Confuso? É a diferença entre a política europeia e a luta política nacional.
café europa

Viveram felizes e com o dinheiro dos outros

Enquanto estamos anestesiados pela convicção de que a bazuca jorrará milhões sobre todos, parecemos acreditar que a suspensão das regras suspende a realidade indefinidamente.
café europa

Cuidado com as imitações

Num país governado por um socialistas aliados com as esquerdas mais radicais da Europa, uma direita clara não teve de ser radical nem refém do discurso extremado para ganhar. A lição de Madrid é essa.
café europa

Os neodirigistas querem moldar o mundo

Do lado de lá, o Buy American de Biden, por mais que se diga que é diferente, soa ao America First de Trump. Na Europa, diz-se o mesmo de outra maneira. Diz-se dependentes e impreparados para o futuro
café europa

Os mesmos erros um ano depois

É evidente que era possível ter mais vacinas e vacinar mais gente mais depressa e devia ser possível os governos confiarem na Agência Europeia do Medicamento. Exactamente o que não está a acontecer.
café europa

O poder paga-se caro

Ursula von der Leyen quis que a sua Comissão fosse geopolítica, quis liderar a gestão dos dinheiros do plano de recuperação, a compra e distribuição das vacinas. Quis poder. Quando correu bem, foi bom
café europa

Presidentes de uns contra os outros

O que se passou nos Estados Unidos não é apenas uma excentricidade dos americanos. Em Portugal, há um candidato presidencial que diz só querer ser presidente de uns. De uns contra outros, portanto.
café europa

Drag Queens em bibliotecas e fantasmas na Direita

Por mais que digam que o país está subjugado à agenda radical bloquista ou comunista, os eleitores sabem que quem governa é o PS. Se algum dia quiserem castigar Costa, votarão numa alternativa.
café europa

A batalha pela alma dos democratas

O que se está a passar na América é uma lição para a Europa. Há quem lidere, combatendo os radicais. E quem anime a polarização e o ódio, que está a levar à quase exaustão as instituições democráticas
café europa

Um país feliz a abanar a cauda da Europa

O que devia ser o debate da década, fez-se em duas horas na Assembleia da República e em meia dúzia de programas de rádio e televisão. Números que sustentem a discussão? Nem vê-los.
café europa

A Europa que não faz falta

O inferno da federalização europeia está cheio de boas intenções. Decisões por maioria na política externa e combater o racismo transformando o discurso de ódio em crime europeu são mais duas.
café europa

Ena, tantos brinquedos novos. Ou não.

Se vai haver dinheiro como nunca houve, e não vai haver tanta vigilância de Bruxelas como deveria haver, alguém tem de nos controlar. Vamos ter de ser nós.
café europa

A “Europa” não existe, mas aprofunda-se

Cada líder presente na cimeira de Bruxelas fez contas de política interna. Mas, ao mesmo tempo, todos eles aceitaram um salto em frente na integração, que terá profundas consequências.
café europa

Radicais de estimação

Ventura estica vagamente o braço, o suficiente para criar a confusão sem se poder provar a acusação. Ventura não quer discutir, quer ser discutido.
café europa

O que vai mudar para a Europa

Vai haver dinheiro de todos para a retoma económica europeia, o que vai implicar uma coordenação de políticas orçamentais. Mas nunca há dinheiro sem condições ou consequências.
A página está a demorar muito tempo.