758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Torres da Costa

Convidado

Artigos publicados

Extremismo

“Fahrenheit 451” e a cultura Woke

Eis a ideologia Woke: o politicamente correto, o discurso de género, a intersessionalidade, o revisionismo histórico, o extremismo anti-sexista, a luta "anti branquitude", o cancelamento.
Comida

Vamos-Comer-um-Cozido

Há no “Cozido-à-Portuguesa” um sentimento de orgia onde cada um come o que lhe aprouver, como lhe aprouver, sem se sentir pressionado por uma qualquer crítica social.
Homem

O Homem Que Queria Ser Cão

Os “trans-espécie” que se viam como cães e gatos eram a maioria. Quando nos reuníamos, os mais politizados explicavam porque deveríamos “acordar”, assumir as diferenças e revindicar a equidade.
Guerra

George Orwell e a Ucrânia

O mundo totalitário de George Orwell pode parecer uma fantasia sombria. A Guerra Civil espanhola e o destino da Ucrânia advertem que talvez não.
Corrupção

À justiça o que é da política

O governo permitiu as condições para que a corrupção pudesse ocorrer. Mas o seu contrapeso, o PSD, também foi incompetente. É por isso que o poder judicial se permite extravasar as suas competências.
Conflitos

O inquilino e os “cães”

Todos nós já vimos “animais selvagens”. Se há coisa que reconhecemos nos “animais selvagens” é que precisam de espaço para serem selvagens. Necessitam de espaço, e necessitam de ser selvagens.
Rússia

A Ucrânia e as botas de Putin

A Ucrânia não existia enquanto nação. Mas agora existe e tem dois progenitores, Putin e Zelensky. Ambos podem reclamar terem finalizado o que quase 700 anos de invasões não deixaram determinar.
Incêndios

Rituais de Condolências: uma carta a Marcelo

Os Rituais de Condolências funcionam se não houver vítimas e se o dispositivo de combate funcionar. Se a situação se desequilibrar, há sempre o alibi das alterações climáticas para responsabilizar.
Inteligência Artificial

ChatGPT. As máquinas não têm “amígdala”, parte III

Num mundo com mais de oito biliões de humanos não é possível uma convulsão com a magnitude da anunciada pela I.A. sem por em causa a democracia tal como a conhecemos.
Inteligência Artificial

ChatGPT. As máquinas não têm “amígdala”, parte II

Quando as máquinas começaram a apresentar alguma forma de “inteligência” o homem assustou-se e viu nesses avanços uma nova “caixa de pandora”. Uma caixa que se aberta libertaria males não imaginados.
Inteligência Artificial

ChatGPT. As máquinas não têm “amígdala” I

Se a vida é a característica mais elementar da consciência, a morte é a emergência onde ela se extingue. As máquinas, a I.A., ou qualquer dos seus componentes não têm vida nem morrem.
Rússia

Ortodoxia, “dança-dos-leques” e estética

Ao contrário da era soviética, os meios de propaganda actuais limitam-se a ir ao encontro do que são as suposições da população. Aquilo que ela constrói no imaginário para que a vida faça sentido.
Terceira Idade

O leão a gazela e o queijo

Com a idade tudo se perde, tudo mirra menos o ego e a próstata. E se no “Outono da vida” algo há que nos faz reviver tempos de juventude, o melhor mesmo é fazermos recato dessa felicidade.
Coronavírus

Ptolomeu e os candidatos 

A gestão da situação pandémica foi realizada de acordo com o que se ia intuindo. Correu bem, mas isso deve-se ao vírus e à sua biologia. A ninguém pode ser entregue um mérito salvífico.
Rússia

Kalatchi, o Passado e o Azeite

Estava a negar-se tudo pelo que tinha lutado. Os sacrifícios e atrocidades passariam a ser reconhecidos apenas como sacrifícios e atrocidades e não como um glorioso caminho rumo aos amanhãs que cantam
Política

Não votei nestes, votei nos outros idiotas

Somos incapazes de tomar conta de nós e assumir responsabilidade. E se assim somos, também os nossos governantes o são. E, com a coragem que não têm, acentuam os nossos medos e dependência.
Eutanásia

Bernardo, o “Antropoceno Bom” e a “Desvida”

Sou favorável à despenalização da eutanásia e do suicídio assistido, mas sou claramente contra a organização na sociedade deste tipo de “serviço”.
Guerra na Ucrânia

O menino, as escolhas e o abismo

Sessenta anos depois, o confronto tende a repetir-se, mas agora com posições invertidas. Os EUA a passaram a assumir a defesa dos valores de soberania, autodeterminação e integridade territorial.
História

O aeroporto, as minas e o ganso

Se ao longo destes 9 séculos as contas públicas lá se foram equilibrando foi porque sempre se encontrou um dinheirinho extra (não ganho por nós) que equilibrou as contas e permitiu pagar as dívidas.
Ministério da Saúde

Shakespeare e a pedra. Uma carta a Marta Temido

As pessoas deixaram de aceitar o envelhecimento como um processo natural. Os políticos aperceberam-se desta tendência e estimularam-na. E assim têm promovido a saúde como um “direito sem limites”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.