375kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Teresa Côrte-Real

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2022

Da utilidade do voto

A propostas imediatistas procuremos respostas com efeitos a longo prazo. À inexistência de visão estratégica da maioria premiemos quem demonstra preocupações com temas decisivos para o futuro.
País

Mais que um número

Se em 1640 a escolha foi entre a pertença a um grande espaço ou a independência, hoje será entre um projecto europeu federalista ou uma Europa das Nações com limites na cedência de soberania.
Paisagens

Gonçalo Ribeiro Telles, o homem que serviu

Vale a pena ter razão antes de tempo, vale a pena chegar ao fim , mudar a terra onde se nasce e o país onde se cresceu. Não desistir, relativizar o que à nossa volta é medíocre ou nocivo.
Afeganistão

Zaki

Por cada jovem que conseguirmos trazer para as nossas universidades, por cada homem ou mulher a quem consigamos dar trabalho digno em Portugal, estaremos a ajudar cada um de nós.
Lisboa

Da necessidade da Tapada

A cidade e o país agradecem que os dinheiros públicos contribuam para preservar a nossa identidade. Porque sem ela não há frutos nem jardins que nos valham.
Sociedade

Cartas de Portugueses

Aquelas cartas de um outro tempo ajudaram a pensar este novo tempo que é nosso agora. As inquietações, a curiosidade, a procura da felicidade, o desejo que o Verão traga dias bons são intemporais.
Sociedade

Nós

A afirmação portuguesa teve sempre com saber pensar e fazer diferente do que era esperado. O "by the book" nunca foi nosso.
Papa Francisco

Francisco e Abraão

Como em todo o seu pontificado, Francisco vai à essência estruturante do que promove a transformação do Homem. Seja ele quem for.
Pandemia

Responsabilização

Assusta ver que não há um projecto para o país, há projectos pessoais; que não há um interesse comum, há afirmações pessoais que servem interesses ou ideologias de grupos ou correntes de pensamento.
Sociedade

Das Farpas

Porque é que no Portugal democrático as assimetrias são e serão cada vez maiores e as pretensas elites são cada vez mais inexistentes, medíocres e incapazes de pensar num desígnio comum?
Sociedade

A árvore de Natal da Kriemhilde

Kriemhilde foi uma das mais de 5500 crianças que vieram por uns meses, que para algumas se transformaram numa vida. Para a maioria, Portugal seria um balão de oxigénio a que voltaram uma e outra vez.
Sociedade

Gonçalo Ribeiro Telles, o homem livre

Precisamos de exemplos a seguir, de pessoas de hoje cujos percursos de vida sejam para nós referência e nos ajudem a construir este caminho. Gonçalo Ribeiro Telles foi tudo isso.
História

E ainda não chegámos aos Santos

Saber aprender com a História e com todos os que até aqui tiveram que tomar decisões e fazer escolhas. Mais certas ou mais erradas, mas coerentes e sem medo de as tomar.
10 de junho

Da Terra e do Mar

Em 877 anos de existência enquanto país foi tantas e tantas vezes a necessidade comum de mudança que nos levou a ser “litoral” enquanto os Velhos do Restelo diziam só ser possível ser “terra".
Alentejo

O nosso Alentejo

Um país solidifica-se sabendo olhar a realidade como forma de projectar o futuro. É isso mesmo que temos de fazer e esta região, a do Alentejo Litoral, vai continuar a dar o exemplo. 
Língua Portuguesa

Um Futuro Português

Soubemos sempre educar a mentalidade colectiva para a aceitação do outro, fundamental para a integração e convivência entre os povos. E é isso mais uma vez que precisamos de fazer.
A página está a demorar muito tempo.