Os créditos de remoção de carbono (CRCs) são instrumentos financeiros que representam a remoção de uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2e) da atmosfera. Podem ser utilizados por empresas e particulares para compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contribuir para o combate às mudanças climáticas.

Seria interessante e importante que:
1. Se aumentasse o espectro de projectos que podem ser apoiados para a geração CRCs incluindo, em particular, projectos de reflorestamento, plantação de árvores em meio urbano, projectos de agricultura sustentável, geração de bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCS),  captura direta de ar (DAC) replicando o projecto islandês ORCA e criar descontos fiscais e apoios através de compras colectivas de materiais de construção que capturem carbono.
2. Fosse desenvolvido um novo sistema de certificação rigoroso e transparente capaz de garantir a qualidade e a confiabilidade dos CRCs, com critérios robustos para a quantificação e verificação das remoções de carbono.
3. Promover – a nível europeu – o desenvolvimento de um mercado global de CRCs que agilize a compra e venda de CRCs entre empresas e países, aumentando a liquidez do mercado e incentivando o investimento em projetos de remoção de carbono.
4. A nível do Estado central e das autarquias locais investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de remoção de carbono.
5. Igualmente ao nível do Estado central e das autarquias locais apostar em programas de divulgação dos benefícios dos CRCs e como podem ser utilizados para combater as alterações climáticas.
6. Que cada câmara municipal de Portugal lance uma “bolsa de créditos de remoção de carbono (CRCs)” online (como as abaixo listadas) a que possam aderir as empresas e munícipes da sua zona geográfica.

Os CRCs são um mecanismo crucial para alcançar as ambiciosas metas globais de neutralidade climática que temos sobre a mesa e que parecem – cada vez mais – impossíveis de alcançar. Ao ampliar o leque de projectos elegíveis, fortalecer a certificação e promover o desenvolvimento do mercado, podemos aumentar significativamente a escala de remoção de carbono e contribuir para um futuro mais sustentável.

Algumas plataformas onde é possível comprar créditos de remoção de carbono (CRCs) por exemplo:
1. Moss Earth: Uma plataforma global que liga empresas e indivíduos a projectos de reflorestamento e outros projectos de remoção de carbono.
2. Nori: Uma plataforma que permite a compra de CRCs de projectos de agricultura sustentável e BECCS.
3. KlimaDAO: Uma organização  descentralizada que investe em projetos de remoção de carbono e oferece CRCs aos seus membros.
(todas implicam a posse de criptomoedas embora a última indique que já permite carregamentos a partir de contas bancárias)

Algumas ONGs e organizações sem fins lucrativos oferecem CRCs como forma de angariar fundos para seus projectos: em Portugal não encontrei nem tenho conhecimento de nenhum caso mas termino este texto deixando aqui esta sugestão.

Fontes:
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fcosc.2021.707616
https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sancor-seguros/sancor-seguros/noticia/2023/09/29/bonus-de-remocao-de-carbono-uma-estrategia-global-contra-as-mudancas-climaticas.ghtml
https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/cgcl/paginas/teste2

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR