270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Rui Martins

Convidado

Artigos publicados

Lisboa

A conservação da Tapada das Necessidades

Antes da fase de projecto, deve ser introduzida no processo uma componente de democracia participativa, capaz de incorporar a posição da maioria dos moradores directamente mais afectados.
Pandemia

A Junta excedentária enquanto o país definha

Com tantas necessidades económicas provocadas pela pandemia, não é possível encontrar imaginação e competência para executar cabalmente todos os orçamentos?
Sociedade

O poder do exemplo dos eleitos autárquicos

Nos dias de hoje é possível esconder alguma coisa durante algum tempo de alguma gente. Mas não sempre, não para sempre e não de toda a gente.
Eleições

Propostas para melhorar o voto antecipado

O Ministro da Administração Interna, embora tenha esperado duas horas para votar, declarou que "o voto antecipado correu bem". Senhor Ministro: o voto antecipado não correu bem.
Presidenciais 2021

O voto em Eduardo Baptista

O erro no boletim de voto quase parece intencional no sentido de tentar esvaziar o voto de protesto, que de outra forma iria parar a Ventura ou a Tino de Rans.
Pandemia

Testar Lisboa: distrito, concelho e freguesias

Recentemente, a Eslováquia decidiu testar toda a sua população em apenas dois dias. Estas operações mostram a possibilidade e o realismo de uma abordagem deste tipo e devem servir de exemplo.
Habitação e Urbanismo

O que vai acontecer no imobiliário em 2021?

Embora o Estado tenha suprido muitas das necessidades das populações socialmente mais desfavorecidas, o poder central tem estado ausente das políticas públicas para a habitação da classe média.
Segurança Informática

Por um Portugal digital seguro

Portugal precisa de criar um regulamento interministerial de cibersegurança para os serviços públicos, que determine melhores práticas, respostas e procedimentos padronizados em caso de ataque.
Extremismo

O moderado é o novo radical

O sectarismo militante e quase pseudo-religioso está a erodir o espaço entre as pessoas e, sem diálogo, não teremos capacidade para integrar a diferença. E este é o terreno fértil das ditaduras.
Lisboa

Populismo-Chega ou já Chega de Populismo

158
Já temos André Ventura (ex-PSD) não precisamos de ver também um presidente de Junta de um partido moderado, o PSD, centrista e social-democrata a embarcar no mesmo tipo de discurso.
Livrarias

O apoio às livrarias independentes é insuficiente

218
A verba total é também irrisória (só 400 mil euros), o que significa que apenas 80 livrarias vão conseguir aceder a este apoio quando se estima que restem em Portugal pelo menos 200 destas livrarias.
Tecnologia

Como se combate o outsourcing crónico em TI?

Para evitar a sangria para o norte da Europa de quadros qualificados em TI é preciso aumentar a massa salarial paga neste sector, evitando os 20% a 40% que são retidos pela empresa de outsourcing.
Segurança Informática

Portugal e a defesa das fronteiras no Ciberespaço

Se a Rússia revela no campo das actividades cibernéticas uma capacidade difícil de igualar, a questão está em saber se não terá chegado também o tempo de Portugal proteger o perímetro dos domínios .pt
Partido LIVRE

Repensar as Primárias é preciso

Este método das Primárias de selecção dos candidatos "fulaniza" excessivamente o candidato e personaliza a função de representação parlamentar distorcendo a natureza da representação política.
Sondagens

O torneio dos pequenos

Tudo indica assim que "os pequenos" vieram para ficar e para crescer. Com a triste excepção do Livre, a menos que mude de deputada ou que a sua deputada mude de temperamento.
Política

Será o Livre um case study da nova-velha política?

Se o futuro de um partido político pode apenas ser assegurado pela imposição de uma "máscara mediática" extremista então não estamos apenas perante uma "doença" do Livre mas de todo o sistema político
Ministério Administração Interna

Onde está o "Federal Records Act" português?

Quais são os efeitos de não haver um regime rigoroso de segurança das comunicações dos responsáveis e eleitos políticos locais e nacionais nas suas comunicações electrónicas?
Estilo de Vida

Um vício anacrónico

Num padrão de vida urbano, com uma saída de fim-de-semana por mês e trabalhando e vivendo em Lisboa, ter carro e não o substituir pelo transporte público ou mobilidade partilhada é um vício anacrónico.
Democracia

Painéis de Cidadãos: uma ferramenta participativa

Esta ferramenta participativa não pretende substituir as formas convencionais de representação partidária, , mas a prazo tem potencialidades para se estender muito além da forma consultiva.
Bullying

Fui vítima de Bullying

118
Em Portugal, infelizmente, não existe um crime específico de violência escolar ou bullying, o que é de lamentar pois a sua simples existência poderia servir de dissuasor a estes comportamentos.
A página está a demorar muito tempo.