763kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rui Martins

Convidado

Artigos publicados

Habitação e Urbanismo

Lisboa inacessível: Soluções para Habitação

Portugal não é único país europeu com uma crise na Habitação mas é, certamente, um daqueles em que a situação é mais grave.
Comunicação Social

Salvaguardando o Quarto Poder: uma chamada à acção

Se não tivermos um Quarto Poder moderador ou de controle não teremos a democracia de qualidade a que temos direito.
Ambiente

Telhados Verdes

A criação de pequenas áreas verdes em edifícios públicos motivaria os moradores da cidade, e tornaria Lisboa mais atraente, menos stressante, e mais acolhedora.
Terceira Idade

Este país não é para velhos (mas devia ser)

A criação de uma rede mínima de Lares Públicos sob gestão autárquica permitiria devolver qualidade de vida aos mais de 200 mil cuidadores informais de Portugal, recolocando-os no mercado laboral.
Pedro Nuno Santos

Ala moderada, Francisco Assis e Pedro Nuno Santos?

Portugal não carece de um anjo caído mas de um perfil moderado. Não precisa de mais radicalismo ou de quem aceite, numa mercearia de apoios, "representar", sem mandato, a dita "ala moderada" do PS.
Imigração

Imigração brasileira: desafios, mitos e realidades

Os sectores da economia de mão de obra menos qualificada aproveitaram o afluxo de milhares de pessoas dispostas a trabalharem por baixos salários para manterem ou elevarem os seus lucros.
Transportes Públicos

Aumentar o uso dos transportes públicos

O aumento do uso dos transportes públicos levaria a uma poupança que se estima ser de 2200 euros anuais por habitante, a segunda maior rubrica da despesa familiar, atrás apenas da habitação.
Autarquias

Uma voz poderosa nas decisões da autarquia

Um movimento associativo forte pode desempenhar um papel importante na fiscalização das acções do governo local. Isso promove maior transparência e prestação de contas por parte da Câmara Municipal.
Câmara Municipal Lisboa

Assembleia de Crianças de Lisboa: um teatrinho?

Não basta levar "em consideração as propostas e opiniões", como se promete na Assembleia das Crianças: pode começar-se por integrar poderes efectivos nas decisões que afectam as crianças.
Financiamento dos Partidos

Clarificar a lei do financiamento dos partidos

Menos de 1% dos deputados respondem a pedidos de contacto e os que o fazem respondem apenas de forma vaga e descontextualizada ou limitam-se a dizer que encaminharam o pedido.
Tecnologia

Por um sistema europeu de queixas electrónicas

Todos os países membros da UE devem ter sistemas electrónicos de apresentação de queixa ou participação acessíveis a cidadãos de outros países da União.
Inundações

Barreiras de ostras para Lisboa, como já faz NY?

As ostras fazem parte da resposta "verde" de Nova Iorque às alterações climáticas. O plano é colocá-las junto às rochas de forma a que ajudem a reduzir a força das ondas e filtrem as águas.
Partidos e Movimentos

Partidos-bolha (ou partidos de dirigentes)

A decadência dos partidos leva directamente à decadência da democracia. Se a queremos salvar, ou salvamos os partidos ou reinventamos a democracia, mudando o papel que os partidos desempenham.
Segurança Informática

Referências Multibanco fraudulentas

Todas as empresas que vendem serviços de referências multibanco devem aumentar os seus mecanismos de controlo interno. Se forem associadas a actividade criminosa devem ter a sua licença suspensa.
Criptomoedas

Uma ligação umbilical: ransomware e criptomoedas

Não existiria uma crescente "indústria de ransomware" sem criptomoedas. Cidadãos, empresas e Estados não teriam perdido muitos milhões de euros sem a anonimidade que as criptomoedas garantem.
Irão

A revolução sem líder do Irão

Esta ausência de uma liderança interna deve ser exemplo para outras revoluções que possam surgir no futuro, porque além de desorientar um regime piramidal resulta numa grande resiliência à repressão.
Irão

Abstencionistas, esquecidos e mercenários

Errados estão os representantes de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique que, em contradição com os princípios da CPLP, também "esqueceram isso" e se abstiveram na condenação ao regime de Teerão.
Irão

A oportunidade perdida no Bazar Diplomático

É inqualificável saber que o regime dos Mullahs vai exibir uma bancada de venda de tapetes e bugigangas no Centro de Congressos da FIL enquanto massacra mulheres e crianças.
Irão

Doze iniciativas para ajudar a Revolução Masha Ami

Publique a sua posição e dados sobre a atual vaga de repressão violenta a manifestantes iranianos nas redes sociais. Refira a censura nos acessos à Internet, a repressão cada vez mais violenta.
Habitação e Urbanismo

A habitação como prioridade

Se à construção pública (um processo lento) somássemos, num registo mais rápido, estas mais de 68 mil casas em Alojamento Local, conseguiríamos uma racionalização dos preços da habitação em Lisboa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.