Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Elon Musk assumiu publicamente ter Síndrome de Asperger e ainda que seja impossível medir o impacto deste seu testemunho direto, sabemos que ficará para sempre como referência para quem vive uma realidade semelhante e, ainda, para quem possa ter dúvidas relativamente aos comportamentos de alguém próximo, no sentido de identificar sinais e procurar especialistas para obter um diagnóstico e conseguir ajudas efetivas.

As vidas de uns fazem sempre eco nas vidas de outros, sobretudo quando são muito conhecidos ou, por alguma razão, se tornaram figuras influentes. É difícil, senão impossível, ficar imune aos testemunhos de quem assume fragilidades e patologias, particularmente quando estas são tabu, se vivem de forma solitária ou escondida. Elon Musk tem legiões de seguidores no mundo inteiro e sabe que o seu testemunho interpela muita gente, validando especialmente aqueles que vivem a sua condição.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.