No grande romance Os Maias de Eça de Queiroz, no capítulo VI, João da Ega e Craft discutem a necessidade de reformas para evitar a bancarrota. Ega não acredita no povo português. Craft diz-lhe que as críticas que dirige aos portugueses, no fundo, se referem aos lisboetas, ao que Ega responde: “Lisboa é Portugal. Fora de Lisboa não há nada. O país está todo entre a Arcada e S. Bento!…”.

Lisboa é Portugal? Lisboa não é Portugal, mas uma grande parte dos recursos do país estão concentrados na Área Metropolitana de Lisboa (AMLisboa).

Em 2016, a região da AMLisboa representava 36% do PIB do país. De acordo com o relatório Regions and Cities at a Glance 2018 da OCDE, apenas oito países tinham regiões onde está sediada a capital com maior peso no PIB do que portuguesa (Finlândia e Canadá 39%; Dinamarca 40,3%; Chile 42,4%; Hungria, 46,3%; Grécia 47,9% e Coreia do Sul 49,4%). A média da OCDE é 26,7%.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.