894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Economia

Noticiário

1h. Registos sabiam de nacionalidade de Sobrinho

O Instituto de Registos e Notariado sabia há sete meses que Álvaro Sobrinho usava a nacionalidade portuguesa sem a ter. O ex-banqueiro aproveitou falhas do IRN e continuou a declarar-se português.
Alemanha

Kaput

Os erros que as elites alemãs cometeram, tal como as elites do Sul, na sua resposta a incentivos racionais, podem custar muito mais caro do que crise da dívidas. Veremos quem expiará a culpa desta vez
Orçamento do Estado

Estabilidade financeira e política anti-cíclica

O OE-25 (e provavelmente o OE-26) vão dar um impulso à procura global (não necessariamente ao PIB potencial) e devem provocar alguma aceleração do PIB (eventualmente superior às projeções do Governo).
Angola

"Nunca fui notificado da perda de nacionalidade"

Álvaro Sobrinho alega que tentou renunciar à nacionalidade em 1984, mas que não "podia fazer nada" porque nunca o "notificaram" sobre o assunto, sendo português durante 40 anos.
Noticiário

00h. Álvaro Sobrinho nega acusação do IRN

Ex-banqueiro diz que fez pedido de renúncia de nacionalidade para poder estudar em Portugal como estrangeiro residente. Achava ainda ter nacionalidade porque requerimento não foi aprovado nos anos 80.
Concorrência

Armamar a terra onde o liberalismo triunfou

O exemplo de Armamar, torna evidente até que ponto as limitações à produção, a falta de concorrência e a consequente ausência de fenómenos de destruição criativa, pode levar a economia à estagnação.
Guerra na Ucrânia

O que são e que perigos têm as minas antipessoais?

Não distinguem militares de civis e deixam povoações inteiras em suspenso pelo perigo de dar um passo em falso em direção a um explosivo. EUA entregam minas antipessoais, proibidas em 1997, à Ucrânia.
Noticiário

23h. MNE admite que situação na Ucrânia se agravou

Paulo Rangel diz que mudança da doutrina nuclear russa é preocupante. Sobre o encerramento da embaixada em Kiev, o MNE reafirma que este encerramento é temporário e admite que pode reabrir em breve.
Guerra na Ucrânia

Rússia toma medidas contra "agentes estrangeiros"

Pessoas e organizações consideradas como "agentes estrangeiros" terão os seus rendimentos congelados até que deixem de ter esse estatuto. Há 493 pessoas que fazem parte da lista.
Caso BPP

"Caso BPP foi um momento para MP aprender"

Procuradora que liderou inquérito ao caso BPP explica como a investigação foi feita e diz que o MP arrestou 70 milhões de euros de património que servirá para ressarcir lesados e credores.
Futebol

Jogos do Moreirense na TVI entre 2025 e 2028

Apenas as partidas jogadas em casa pela equipa de Moreira de Cónegos, em Guimarães, serão transmitidas pela TVI. Jogos da I Liga portuguesa não têm transmissão em canal aberto desde 2012/2013.
Empresas

Patrões querem rever legislação laboral  

Diversos líderes de confederações empresariais defenderam, esta quarta-feira, alterações à legislação laboral em sede de concertação social, no próximo ano. As centrais sindicais, UGT e CGTP, recusam.
Empresas

Trabalhadores em lay-off com queda homóloga de 39%

Em outubro, havia 6.280 trabalhadores em lay-off, segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. As prestações de lay-off foram processadas a 346 entidades empregadoras.
Noticiário

19h. Núncio diz que o OE não pode ser desvirtuado

O líder parlamentar do CDS diz que não é tempo de tirar conclusões precipitadas sobre o OE. Ainda, um incêndio está a consumir um armazém em Campolide.
Angola

IRN sabia há 7 meses de ilegalidade de Sobrinho 

O ex-presidente do BESA renunciou à nacionalidade portuguesa em 1984, mas continuou a declarar-se português e renovou documentos nacionais durante 40 anos, aproveitando um conjunto de falhas do IRN.
Noticiário

18h. Chega viabiliza aumento de pensões do PS

O anúncio foi feito por André Ventura na Assembleia da República. Ainda, o Tribunal da Relação de Lisboa quer forçar o início do Julgamento de José Sócrates na Operação Marquês.
Trabalho

CIP: "Outsourcing tem demasiadas dificuldades"

O presidente da CIP considerou que, "em muitos casos", a legislação do trabalho em Portugal não está adaptada às necessidades das empresas e que a subcontratação deve ter critérios "europeus".
Orçamento do Estado

Chega viabiliza proposta do PS para pensões

Líder do Chega revelou que irá viabilizar a proposta do PS para aumentar pensões através da abstenção e sublinhou que tanto esta como a do Chega estão "dentro da margem orçamental".
Angola

Embaixador pede apoio para empresas portuguesas

Embaixador português em Angola, Francisco Duarte, assinalou a necessidade de o país comunicar melhor as suas prioridades em matéria de política económica, para que empresários tenham mais confiança.
China

Macau concentra 90% do investimento português

O consul-geral diz que Macau atraiu 1,1 mil milhões de euros de investimentos em 2023, e defendeu que é preciso que Lisboa ajude a expandir a atividade económica além das fronteiras macaenses.
Boa moeda, má moeda

Salários sobem acima da inflação

Os salários brutos aumentaram 6% até Setembro em termos homólogos, de acordo com dados do INE. Descontada a inflação, o aumento real médio foi de 3,8%.
Boa moeda, má moeda

Vodafone responde à Digi com pacote mais barato

A Amigo - marca secundária da Vodafone - colocou no mercado um pacote com características semelhantes à oferta da Digi e com um período de fidelização de apenas três meses.
Boa moeda, má moeda

PPR: forte subida na subscrição este ano

A subscrição de Planos Poupança Reforma (PPR) aumentou 47% até Setembro deste ano. É o maior volume de subscrições dos últimos três anos.
IRC

Seguro só é dedutível se for idêntico para todos

A Autoridade Tributária esclarece que as despesas com o seguro de saúde não podem ser dedutíveis para efeitos do IRC caso as condições não sejam idênticas para todos os trabalhadores seguros.
Boa moeda, má moeda

Concorrência continua a responder à Digi

As operadoras tradicionais estão a usar as suas marcas secundárias para colocar no mercado pacotes de telemóvel, televisão e internet que responda à proposta da Digi.
Orçamento do Estado

265,1 milhões para novo hospital do Oeste

O atual Governo previu uma dotação de 265 milhões de euros para a construção do novo hospital do Oeste e 45 milhões de euros para a construção da nova maternidade de Coimbra.
Orçamento do Estado

Mirandela. BE quer incluir reabertura da urgência

O BE apresentou uma proposta que visa que sejam "criados todos os mecanismos orçamentais para a reabertura" da urgência médico-cirúrgica do hospital de Mirandela, encerrada desde 8 de outubro de 2023.
PS

"É evidente a inaptidão de Blasco" 

Em entrevista ao Observador, António Mendonça Mendes, ex-secretário de Estado de Costa e deputado do PS, diz respeitar o percurso de Margarida Blasco, mas lamenta falta de capacidade como ministra.
Privatização da TAP

Pedro Nuno foi ouvido pelo DCIAP como denunciante

Processo nasceu de uma denúncia do próprio socialista, então ministro das Infraestruturas e em conjunto com o então responsável das Finanças, Fernando Medina, que ainda não foi ouvido.
Escolas

Escolas de Mem Martins fechadas devido a greve

Trabalhadores não docentes, em Sintra, estão em greve até sexta, exigindo mais assistentes operacionais. Sindicato alerta para urgência de um maior acompanhamento a alunos com necessidades especiais.
Mercados Financeiros

BCE alerta para risco de quedas "súbitas" na bolsa

Banco central refere "avaliações elevadas" nas ações e alerta para risco de "ajustamentos súbitos". Ações de empresas de IA podem estar em "bolha". Dívida pública de alguns países também preocupa.
GPS - Gestão, Pessoas e Setores

Saúde inteligente: a era dos dados começou

Não há saúde sem dados, mas ainda há um longo caminho a percorrer para a prevenção. Assim explicam Nuno Costa, administrador na SPMS, e Filipa Fixe, diretora na área da Saúde na KPMG, neste episódio.
Explicador

É oportuno repor a carreira dos políticos agora?

Vitaliano Canas, antigo porta-voz do PS, concorda com a medida por ser favorável à reposição dos salários dos políticos. Já o deputado do CHEGA Pedro Frazão fala numa desconexão da realidade.
Conferência de Imprensa

É menino ou menina?

Nasceu menina, mas um erro levou a que fosse registada com o sexo masculino e agora o lapso é irreversível. E ainda a memória da obesidade, que fica inscrita nas células.
China

EUA. Parlamento quer travão na relação comercial

Comissão do parlamento norte-americano quer pôr fim a medida que há 25 anos acelerou crescimento económico chinês. Trump prometeu impor taxas alfandegárias de 60% sobre os produtos chineses.
Noticiário

8h. Embaixada EUA em Kiev fechada devido a ameaça

A Embaixada fechou e recomenda aos cidadãos norte-americanos em Kiev que se abriguem em caso de ataque. Ainda, o PCP vai faltar à sessão solene do 25 de Novembro no Parlamento.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Metro de Lisboa aderiu a nova atividade?

O metropolitano de Lisboa parece ter aderido ao ramo da espionagem. Nos últimos dois anos, a empresa vigiou as redes sociais de três ativistas que se opõem à expansão da linha vermelha.
Noticiário

7h. Salários. PSD admite viabilizar proposta do PS

PS e PSD defendem fim do corte imposto em 2010, mas com calendários diferentes. Ainda neste jornal, o aviso do CDS ao PSD, a queda de Portugal no índice sobre Ambiente e o alerta de ataque em Kiev.
Orçamento do Estado

OE. Marcelo não espera surpresas na especialidade

Presidente mantém confiança na aprovação do Orçamento de Estado na votação final. Até agora, foram apresentadas 2.161 propostas de alteração do documento pelos partidos da Assembleia.
G20

Petróleo: Lourenço teme soluções extremistas

Presidente de Angola defende que "adoção de leis com efeito supranacional que limitam a indústria extrativa" merece "uma abordagem equilibrada e realista".
Noticiário

00h. Nuno Melo deixa aviso ao PSD

Nuno Melo, líder do CDS, sublinha que o peso do partido não é negociável e não pode ser ignorado só porque liberais podem entrar na equação para uma coligação à Câmara Municipal de Lisboa.
Transportes

Compre um carro e seja livre 

Pode o direito de um pequeno grupo prejudicar a grande maioria sem que seja fornecida qualquer alternativa?
Investimento

Orçamento e crescimento – A visão Liberal

Portugal cresce pouco e cresce mal. A solução passa irremediavelmente pela elevada captação de investimento estrangeiro, que aporta recursos financeiros que nos são escassos e conhecimento.
Europa

Quo Vadis, Europa?

Podemos continuar a ser a velha Europa das capitais turísticas, ou podemos ambicionar ser a renovada Europa, com fronteiras seguras, produtora e exportadora, e líder da diplomacia mundial.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.