482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Despesa

Investigação

I&D. Despesa atinge máximo histórico em 2021

A despesa em investigação e desenvolvimento (I&D) cresceu 10% em 2021 face ao ano anterior. "A despesa em I&D aumentou em todos os setores de execução", diz a nota do Governo.
Governo

Medina: aumentar despesa pública é um erro

O ministro das Finanças defendeu que "responder a cada aumento nominal da inflação com aumentos do ponto de vista da despesa pública da mesma dimensão" seria "um erro" que todos pagariam "bem caro".
Saúde

Despesas corrente em saúde com aumento de 12,2%

O Instituto Nacional de Estatísticas diz que a Despesa corrente em saúde deverá registar "um aumento recorde", para 23.685,9 milhões de euros, segundo as estimativas.
Despesa Pública

Despesa pública superou 100 mil milhões em 2021

A despesa pública superou, pela primeira vez, 100 mil milhões de euros, em 2021, sendo que o investimento subiu mais 755 milhões de euros do que no ano de 2020.
Despesa Pública

Entrada de Leão, entrada de dinheiro

Quinze dias depois de Chris Rock ter feito uma piada com a falta de cabelo de Jada Pinkett Smith, os carecas desforram-se e João Leão goza com um país inteiro.
Crescimento Económico

Porque não crescemos? O efeito da despesa pública

Temos uma canalização da poupança para o financiamento do Estado, em vez de ser direcionada para o investimento, uma das principais determinantes do crescimento de médio e longo prazo.
Economia

Despesa total em investigação atinge 3.236 milhões

Aumento da despesa reflete o "crescimento do emprego qualificado e o esforço do setor privado em acompanhar o desenvolvimento científico e a capacidade tecnológica instalada em Portugal".
Paulo Rangel

“Choque de produtividade”

Não se compreende que a renovação de um cartão do cidadão, que mais não é do que um documento de plástico com um chip, com caducidade conhecida desde a emissão, não seja um processo simples e atempado
Governo

Transparência. Cortado acesso a contratos públicos

Ficheiros com detalhes de contratos públicos estão bloqueados há duas semanas, o que se soma a vários outros problemas no portal que publicita a contratação pública. O que pode estar em causa?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem avisa amigo é?

Os amigos do Governo não querem ouvir estes avisos, mas Mário Centeno e Francisco Assis já fizeram questão de avisar que a despesa pública tem de descer. Será que os amigos vão ouvir?
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias a 239 ex-políticos e juízes

Não há novas inscrições para subvenções vitalícias desde 2009, mas o número das pagas varia de ano para ano. Este ano, 221 são pagas na totalidade e 18 parcialmente. Guterres recebe 4.138 euros.
Economia

Porque os salários são baixos?

Se parte do problema da produtividade está concentrado nas empresas, uma parte significativa dos problemas da produtividade, em Portugal, resulta também da forma como é aplicada a despesa pública.
Orçamento do Estado

OE. Governo espera mais 2 mil milhões de gastos

Mesmo que não houvesse novas medidas, o próximo orçamento já teria uma fatura adicional por via de decisões do passado. Estimativa não conta com novas medidas nem com efeito da melhoria económica.
Despesa Pública

Despesa pública na saúde subiu 6,6%

A despesa pública na saúde subiu 6,6% e a privada caiu 10,3%. O INE revela que a despesa pública em saúde correspondeu a mais de dois terços do total (67,6%), "a proporção mais elevada desde 2010".
Despesa Pública

Despesa pública perto de 100 mil milhões em 2020

A despesa pública aumentou 7,8% em termos nominais, em larga medida devido às medidas de política económica tomadas para minorar o impacto da pandemia, comparando com 2021.
Noticiário

8h. Covid. Porto gasta 15 vezes menos que Lisboa

Rui Moreira investiu 2% do orçamento municipal no combate à pandemia, já Lisboa investiu quase 7 % do orçamento total. Também a autarquia de Sintra gastou quatro vezes mais que o Porto
Alterações Climáticas

Ambiente. Despesa maior que 4 mil milhões de euros

A despesa pública na área do ambiente e ação climática, uma das prioridades do Governo, vai ver um aumento entre 2021 e 2025 de 3,4 mil milhões de euros para mais de quatro mil milhões.
União Europeia

UE. Segurança social representou 19,3% do PIB 

De um total de 46,6% do PIB de despesas das administrações públicas da UE, a segurança social representou a área mais importante (19,3%). A saúde ficou em segundo lugar (7,0%)
Orçamento do Estado

Miranda Sarmento: Governo não gastou o que podia

O economista social-democrata entende que o Governo não fez o que podia para "apoiar mais a saúde e a economia", não tendo mesmo executado o que tinha previsto antes da pandemia, no OE2020.
Saúde

Quem paga as despesas de saúde são as pessoas

Em Portugal, face a sistemas vigentes em outros países europeus, como o seguro universal obrigatório de saúde, foi criada a ilusão de que a saúde é “tendencialmente gratuita”.
Despesa

Despesa fiscal aumenta 15,9% em 2019 

Os 13.171 milhões de euros de despesa fiscal referem-se aos 179 benefícios fiscais quantificados e mais de metade (8.897 milhões de euros) corresponde a IVA.
Fact Check

Portugal tem 61 ministros e a Finlândia tem 15?

Imagem mostra suposta composição dos Governos de Portugal e da Finlândia, sugerindo que o português tem 61 ministros e o finlandês, quatro vezes menor, tem 15. Nenhum dos números está correto.
Orçamento do Estado

Governo não está "agarrado à ideia de excedente"

Em entrevista, secretário de Estado adjunto clarificou que OE ainda pode sofrer alterações, mas que face a uma perda de receita ou gastos extra, o contrário tem de ser feito para manter o equilíbrio.
Global Shapers

Despesa pública ainda não é suficientemente baixa

Portugal continua com uma despesa pública 1 ponto percentual acima do nível que seria de esperar dado o seu rendimento e parece ser possível baixá-la em 2.000 milhões de euros mantendo o modelo social
Execução Orçamental

Centeno trava despesa de mil milhões de euros

Valores até março mostram que cativações pouco mudaram face ao mesmo período do ano anterior. Juntando a reserva orçamental, o ministério das Finanças garante que há redução de 69 milhões de euros.
Saúde

As quatro coisas que mais preocupam os portugueses

Dos portugueses inquiridos no estudo "Riscos que Importam", 63% revela que a sua maior preocupação é "ficar doente ou com uma deficiência" e de seguida fazer face a todas as despesas mensais (44,5%).
União Europeia

Despesa da administração pública em linha com a UE

Portugal teve em 2017 uma despesa total da administração pública de 45,7% do PIB cabendo a maior fatia à proteção social (17,4%), em linha com a União Europeia, segundo o Eurostat.
Pensões

OCDE. Portugal é o 4.º que mais gasta com pensões

Os gastos públicos sociais foram maiores em França, na Bélgica e na Dinamarca e menores no México, no Chile e na Coreia. Nas prestações sociais, Portugal, Itália e Polónia tiveram a maior despesa.
Despesa

Centeno diz que despesa com pessoal vai aumentar

O ministro das Finanças adiantou que que o Governo conseguiu a "mais significativa recuperação das condições laborais em mais de 15 anos".
Timor-Leste

Petróleo. Timor levanta mais de 1,5 mil milhões

O valor retirado do Fundo Petrolífero representa mais de mil milhões acima do rendimento sustentável, para financiar as contas públicas de Timor-Leste, segundo a proposta de orçamento.
Saúde

Despesa das famílias com saúde desacelerou em 2017

Segundo o INE, para 2017 as estimativas preliminares apontam para uma desaceleração da despesa corrente das famílias em saúde (+1,1%), em comparação com os últimos três anos.
Despesa

Estado só vai financiar 186 turmas em colégios

No ano letivo ainda em curso foram financiadas 1006 turmas, mas com a redução de despesa aprovada em Conselho de Ministros só haverá 186 turmas em colégios com contrato de associação.
Tribunal de Contas

Tribunal "chumbou" 39 contratos de 118 milhões

Tribunal de Contas, liderado por Vítor Caldeira, recusou no ano passado visto prévio a 39 contratos que representavam despesa pública de 118 milhões de euros, devido a várias ilegalidades.
Governo

Governo não deu cartões de crédito a gabinetes

Despesas de representação de serviços são pagas através de fundos de maneio dos gabinetes que têm cartões bancários emitidos pelo IGCP e servem para pagar "pequenos montantes", garante o Executivo.
Despesa Pública

Quanto vale o sr. ministro para o povo português?

Quando um automóvel não anda e dá despesa, vai para a sucata e compramos um novo. Que deveriam então fazer os portugueses quando o que pagam excede o que recebem do Estado, e não há reforma possível?
Macau

Assembleia de Macau aprova orçamento para 2018

A Assembleia de Macau aprovou, na generalidade, o orçamento para 2018. Alguns deputados manifestaram-se preocupados com o aumento da despesa.
Despesa Pública

Economistas defendem mais despesa pública

Economistas do Institute of Public Policy propõem uma política orçamental "menos restritiva" do que a prevista pelo Governo até 2021, defendendo que seria possível ter mais despesa pública.
Despesa

Governo descativou 710 milhões de despesa

O Governo descativou 710 milhões de euros de despesa até agosto. Os dados do Ministério das Finanças mostram que o cativo orçamental existente situa-se nos 1.171 milhões de euros.
Finanças

Serviços têm de indicar até 5 medidas de poupança 

O Ministério das Finanças quer que os serviços indiquem, na orçamentação para 2018, "uma a cinco iniciativas" de poupança de despesa. Estas iniciativas podem dar direito a prémios.
PSD

"Governo é manhoso", diz PSD sobre cativações

PSD marcou debate para esta sexta-feira sobre cortes de despesa nos serviços públicos. Luís Montenegro critica falta de transparência e "manha" do Governo ao "esconder" cativações do Parlamento.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.