Despesa
Execução Orçamental

Centeno trava despesa de mil milhões de euros

372
Valores até março mostram que cativações pouco mudaram face ao mesmo período do ano anterior. Juntando a reserva orçamental, o ministério das Finanças garante que há redução de 69 milhões de euros.
Saúde

As quatro coisas que mais preocupam os portugueses

Dos portugueses inquiridos no estudo "Riscos que Importam", 63% revela que a sua maior preocupação é "ficar doente ou com uma deficiência" e de seguida fazer face a todas as despesas mensais (44,5%).
União Europeia

Despesa da administração pública em linha com a UE

Portugal teve em 2017 uma despesa total da administração pública de 45,7% do PIB cabendo a maior fatia à proteção social (17,4%), em linha com a União Europeia, segundo o Eurostat.
Pensões

OCDE. Portugal é o 4.º que mais gasta com pensões

191
Os gastos públicos sociais foram maiores em França, na Bélgica e na Dinamarca e menores no México, no Chile e na Coreia. Nas prestações sociais, Portugal, Itália e Polónia tiveram a maior despesa.
Despesa

Centeno diz que despesa com pessoal vai aumentar

233
O ministro das Finanças adiantou que que o Governo conseguiu a "mais significativa recuperação das condições laborais em mais de 15 anos".
Timor-Leste

Petróleo. Timor levanta mais de 1,5 mil milhões

O valor retirado do Fundo Petrolífero representa mais de mil milhões acima do rendimento sustentável, para financiar as contas públicas de Timor-Leste, segundo a proposta de orçamento.
Saúde

Despesa das famílias com saúde desacelerou em 2017

Segundo o INE, para 2017 as estimativas preliminares apontam para uma desaceleração da despesa corrente das famílias em saúde (+1,1%), em comparação com os últimos três anos.
Despesa

Estado só vai financiar 186 turmas em colégios

328
No ano letivo ainda em curso foram financiadas 1006 turmas, mas com a redução de despesa aprovada em Conselho de Ministros só haverá 186 turmas em colégios com contrato de associação.
Tribunal de Contas

Tribunal "chumbou" 39 contratos de 118 milhões

Tribunal de Contas, liderado por Vítor Caldeira, recusou no ano passado visto prévio a 39 contratos que representavam despesa pública de 118 milhões de euros, devido a várias ilegalidades.
Governo

Governo não deu cartões de crédito a gabinetes

131
Despesas de representação de serviços são pagas através de fundos de maneio dos gabinetes que têm cartões bancários emitidos pelo IGCP e servem para pagar "pequenos montantes", garante o Executivo.
Despesa Pública

Quanto vale o sr. ministro para o povo português?

1112
Quando um automóvel não anda e dá despesa, vai para a sucata e compramos um novo. Que deveriam então fazer os portugueses quando o que pagam excede o que recebem do Estado, e não há reforma possível?
Macau

Assembleia de Macau aprova orçamento para 2018

A Assembleia de Macau aprovou, na generalidade, o orçamento para 2018. Alguns deputados manifestaram-se preocupados com o aumento da despesa.
Despesa Pública

Economistas defendem mais despesa pública

Economistas do Institute of Public Policy propõem uma política orçamental "menos restritiva" do que a prevista pelo Governo até 2021, defendendo que seria possível ter mais despesa pública.
Despesa

Governo descativou 710 milhões de despesa

O Governo descativou 710 milhões de euros de despesa até agosto. Os dados do Ministério das Finanças mostram que o cativo orçamental existente situa-se nos 1.171 milhões de euros.
Finanças

Serviços têm de indicar até 5 medidas de poupança 

O Ministério das Finanças quer que os serviços indiquem, na orçamentação para 2018, "uma a cinco iniciativas" de poupança de despesa. Estas iniciativas podem dar direito a prémios.
PSD

"Governo é manhoso", diz PSD sobre cativações

116
PSD marcou debate para esta sexta-feira sobre cortes de despesa nos serviços públicos. Luís Montenegro critica falta de transparência e "manha" do Governo ao "esconder" cativações do Parlamento.
INEM

INEM já pode gastar 45 milhões em meios aéreos

O Governo autorizou esta quinta-feira o INEM a realizar uma despesa de 45 milhões de euros, a partir de 2018 e durante cinco anos, relacionada com meios aéreos de emergência médica.
Angola

Angola. FMI diz que economia vai crescer

A economia angolana deverá recuperar da estagnação do ano passado e crescer 1,3% este ano , segundo o FMI, que atribui este crescimento ao aumento da despesa pública em ano de eleições.
IRS

Despesas das cantinas devem ser inseridas no IRS

As despesas com refeições escolares feitas em 2016 estão fora do 'e-fatura', devem ser inseridas na declaração de IRS e segundo uma regulamentação que será aprovada brevemente.
Contas Públicas

Saiba quanto custou o Natal às autarquias

400
Jantares de Natal solidários, cabazes, árvores gigantes, pistas de gelo, cartões-presente e muitas, muitas luzes. Fomos descobrir qual foi o preço do Natal em várias cidades.
Viagens

Viajaram pelo mundo e gastaram menos de 7€ por dia

616
Joana e Tiago conseguiram fazer 19 mil quilómetros entre as Caldas da Rainha e Díli, em Timor-Leste, viajando quase sempre à boleia. Gastaram menos de sete euros por dia para todas as despesas.
Orçamento do Estado

Parlamento vai poder gastar mais 62 milhões

O Orçamento da Assembleia da República prevê um acréscimo de despesa de 62 milhões de euros para 2017, com 60 milhões previstos para o pagamento das subvenções das eleições autárquicas e dois milhões para a aquisição de um edifício.
PSD

"Onde vai o Governo cortar 445 milhões de euros?"

399
Governo "tem de esclarecer o país" sobre as cativações de 445 milhões apresentadas a Bruxelas no OE2016. Onde vai cortar? Onde não vai gastar? PSD até ofereceu tempo para Governo responder. Em vão.
Austeridade

Ferreira Leite, Gaspar, Centeno: a mesma luta?

293
Em Portugal, a dependência do Estado em relação ao seus credores externos impõe austeridade, e a dependência dos cidadãos em relação ao Estado impõe despesismo. É este o sistema.
Conselho e Finanças Públicas

Constituição. Mais rigor a financiar despesa

A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, disse que seria "mais claro, estável e credível" se a Constituição portuguesa consagrasse de forma mais rigorosa a associação das receitas à capacidade de financiamento da despesa.
Lisboa

Fujam! Vem aí outro espaço mítico

1157
Quem quiser salvar a Discoteca Jamaica que pague a sua salvação. Afinal, além de mais despesa, o que resultou da "salvação" dos cinemas Paris, Europa, Roma e São Jorge?
Orçamento do Estado

Governo promete poupar 600 milhões, sem detalhar

279
No draft do orçamento que envia para Bruxelas, o Governo promete poupar mais de 600 milhões limitando consumos intermédios (excluindo as PPP) e com poupanças setoriais, sem detalhar exatamente em quê.
Natal

Quanto custou o Natal das autarquias?

376
A câmara de Cascais gastou 19 mil euros em bolo-rei, a do Seixal ofereceu chapéus de chuva a todos os funcionários. Mas houve ainda quem comprasse bacalhaus e, como sempre, iluminações não faltaram.
Governo

13 sinais de perigo que chegaram em dezembro

Desde que tomou posse, os indicadores que chegam à mesa de António Costa mostram quão frágil é a recuperação do país. 13 alertas a ter em conta nas decisões para o próximo Orçamento.
País

Foi em Portugal que despesa com farmácia mais caiu

Portugal foi o país da União Europeia onde a despesa com medicamentos vendidos nas farmácias mais caiu entre 2009 e 2013. Cada português gastou em 2013, em média, 355 euros na farmácia.
Despesa

Estado dá mais 8,3 milhões para aeronave militar

317
Marques Guedes afirma que foi autorizada a transferência de mais 8,3 milhões para o projeto da aeronave KC-390, no qual o Estado Português está envolvido.
Despesa Pública

Governo dá luz verde a despesas de 400 milhões

Conselho de Ministros autorizou a realização de despesas no valor total de 400 milhões, a concretizar até 2018/19. Cartão do cidadão, ensino artístico e refeições para prisões entre os contratos.
BPN

Em 2014, o BPN custou mais 485 milhões ao Estado

574
O Estado já gastou mais de 2 mil milhões de euros com o BPN - e a fatura deve aumentar, diz o Tribunal de Contas. Só em 2014, o banco custou mais 485 milhões.
IGF

IGF revela alguns resultados, mas não relatórios

As inspeções de controlo do Estado detetaram irregularidades de 45,7 milhões de euros na fiscalização de despesa pública em 2014. IGF revela alguns resultados, mas não divulga relatórios desde 2012.
Finanças Públicas

Défice orçamental aumentou 108,2 milhões de euros

120
Contas do Estado pioram entre janeiro e maio com o mesmo universo. Culpa é da fatura juros da dívida e da reversão dos cortes salariais. Mas as entidades reclassificadas melhoraram as contas.
Finanças Públicas

Défice público baixou perto de 1.800 milhões

120
Despesa foi reduzida em 1.192,7 milhões de euros em 2014. Receitas aumentaram perto de 569 milhões euros. Na comparação com a estimativa do Orçamento de 2015, a redução do défice foi de 655 milhões.
Congresso do PS

Como pensa Costa controlar a despesa do Estado

Moção de Costa propõe reverter algumas medidas do atual Governo, mas diz pouco sobre onde poupar no Estado: aponta as áreas de Defesa e Saúde.
Despesa Pública

Os Fonsecas e os Madureiras

659
O problema não é mais uma ou menos uma taxa mas sim que nunca haverá taxas suficientes para a voracidade fiscal dos municípios.
Execução Orçamental

Défice cai mas só 5% é redução da despesa

Contas dos primeiros nove meses do ano demonstram uma redução de 1,4 mil milhões de euros no défice face há um ano. Contributo é muito desnivelado: receita vale 95% da redução do défice.
Economia

Despesa. Governo mostra evolução em 10 slides

O Governo publicou uma apresentação no Portal do Governo onde se mostra a evolução dos principais indicadores económicos. Desta vez, há apenas uma referência direta ao Tribunal Constitucional.
Orçamento do Estado

Quatro anos depois, quase no mesmo ponto

475
Quatro anos depois, a despesa corrente vale exactamente o mesmo: 44,6% do PIB. É como se, depois de tantas batalhas, tivéssemos voltado à estaca zero. Diz muito sobre o bloqueio do país - e do Governo
Despesa Pública

Corte no consumo público pode não durar

Os técnicos da Comissão têm dúvidas que os cortes na despesa com consumos intermédios sejam permanentes. Estado aumentou em 30% receitas cobradas com IRS.
Fundo Monetário Internacional

Governo demasiado otimista em previsões económicas

O erro nas previsões macreconómicas é sempre para o mesmo lado, diz o FMI. Crescimento previsto da economia tem sido demasiado otimista, em média em 1,7% do PIB. Mas otimismo não é só neste indicador.
Miguel Poiares Maduro

Governo não cortou só em salários e pensões

"A despesa primária excluindo remunerações foi reduzida por este governo em mais de seis mil milhões ao ano", afirmou o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional.
Orçamento Retificativo

Défice pode chegar a 7,6% com ajuda do BPN

186
Empresas de transportes, BES e BPN podem levar o défice para quase o dobro da meta dos 4% do PIB previstos. O Governo diz que está à espera das autoridades estatísticas mas que a meta está garantida.
Execução Orçamental

Contas ao OE: certezas, dúvidas e um conselho

Os dados da execução orçamental de 2014 não trazem surpresas, mas trazem confirmações. Mas há dados por confirmar. E um conselho recomendável: prudência na elaboração do Retificativo.
Execução Orçamental

Despesa aumentou 5,8% face a 2013, IVA ajuda

Pagamento de salários sem cortes subiu défice em 389 milhões de euros até julho. Com o subsídio de férias reposto em julho, a despesa subiu 5,8%. Segurança social e impostos ajudam a compensar.
Despesa Pública

Segurança Social devolve 39 milhões de euros

Decisão da Segurança Social deu cumprimento ao chumbo decretado pelo Tribunal Constitucional aos cortes que estavam previstos no Orçamento do Estado para 2014.
Défice

Défice na zona euro aumenta ligeiramente

Queda na receita leva a ligeiro aumento no défice na zona euro. Já na Europa a 28, o défice público ficou abaixo dos 3% pela primeira vez em mais de um ano.
Orçamento do Estado

Ministra impõe regresso aos cortes pré-chumbo

129
Nas instruções aos serviços para a preparação do OE para 2015, o Ministério das Finanças exige que os ministros apertem a despesa com pessoal (total) para os níveis salariais prévios ao chumbo do TC.
Saúde

Gastos com saúde aumentam, mas pouco

Relatório da OCDE revela que, depois de um crescimento nulo ou negativo em alguns países, a despesa com cuidados de saúde começou a aumentar em 2011, mas sobretudo no setor privado.
Escolas

Fecho de escolas sem impacto na despesa pública

O encerramento das 311 escolas do 1.º ciclo não tem custos diretos para o Estado, explica Nuno Crato, acrescentando que o objetivo desta reorganização escolar é "dar melhores condições" aos alunos.
Saúde

Dor crónica com despesa elevada em Portugal

Entre custos com consultas, exames e tratamentos e custos relacionados com a perda de produtividade e absentismo, devido à dor crónica, Portugal gasta cerca de 4,6 mil milhões de euros por ano.
A página está a demorar muito tempo.