240kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Galp

Galp

Trabalhadores vão manter o vínculo com a Galp

A presidente da Câmara de Matosinhos revelou que a Galp lhe deu conhecimento que mais de 100 trabalhadores aceitaram manter o vínculo profissional.
Economia

Galp. Vendas de combustíveis caem 25%

No primeiro trimestre deste ano "os volumes de vendas foram impactados pela diminuição da procura na Península Ibérica, fruto das medidas de confinamento", diz a Galp.
Noticiário

8h. Climáximo cria campanha falsa contra Galp

Galp foi alvo de campanha de desinformação por duas vias: cartazes espalhados por Lisboa e envio de comunicado falso às redações. “É preciso que a Galp saia imediatamente de Cabo Delgado", exigem
Ativismo

Moçambique. Climáximo usa tragédia contra Galp /premium

300
Ativistas acusaram Galp de ter um "papel" no conflito armado que se vive no norte de Moçambique. Comunicado falso foi enviado às redações e houve cartazes espalhados por Lisboa.
Galp

Galp inicia construção de primeiro projeto solar 

O primeiro grande projeto de energia solar fotovoltaica da Galp em Portugal, no concelho de Alcoutim, incluirá "quatro centrais fotovoltaicas que se estendem por uma área de 250 hectares".
Galp

Galp. Klaus Liebel substitui Carlos Costa Pina

Karl Klaus Liebel vai presidir o conselho de administração da Galp Gás Natural Distribuição, substituindo Carlos Manuel Costa Pina. Jaroslava Korpancová vai integrar vogais deste órgão.
Galp

Sonangol diz ter dignidade para estar sozinha

Sonangol diz ter "dignidade suficiente para aparecer sozinha", não precisa de associar-se a empresas que "não têm o mesmo calibre". Agora, está integrada na 'holding' Esperanza com Isabel dos Santos.
Galp

Trabalhadores da Galp: fecho "pouco transparente" 

No protesto que decorreu esta quinta-feira em frente à Câmara do Porto os trabalhadores da refinaria da Petrogal de Matosinho criticam o "roubo dos seus direitos" por parte da Galp.
Matosinhos

Matosinhos quer manutenção dos postos de trabalho

A presidente da Câmara Municpal de Matosinhos disse estar solidária com os trabalhadores que não pretendem soluções alternativas, mas sim a manutenção dos seus postos de trabalho.
Galp

Galp dá prioridade à transição energética

"Nas renováveis, estamos a falar [de um investimento] de 200 milhões de euros, uma quantia substancial em renováveis", afirmou Andy Brown, durante a sua primeira conferência como líder da Galp.
Porto

Rui Moreira cauteloso em comentar refinaria

O presidente da Câmara do Porto só fala sobre a refinaria da Galp depois de "conhecer com mais rigor" os planos da Petrogal e falar com o presidente da câmara de Matosinhos.
Galp

Galp com prejuízos de 42 milhões de euros

A holding teve prejuízos de 42 milhões de euros em 2020. Galp vai pagar dividendos, menos que o previsto. Fecho da refinaria de Matosinhos tem impacto negativo de 200 milhões de euros nas contas.
Sonangol

Cedesa defende que Sonangol deve manter posição 

A primeira conclusão a que se chega através desta curta análise é a necessidade de reformular juridicamente a participação da Sonangol na Galp, que deve manter a posição, diz Cedesa.
Galp

Petrogal. CCT dá parecer negativo a encerramento

A Comissão de Trabalhadores da Petrogal emitiu um parecer negativo ao encerramento da refinaria da Galp no Porto. "É cega" e resulta de um "sistema monstruoso" que visa apenas o lucro, diz a CCT.
Galp

Encerramento da refinaria "é cego e visa o lucro" 

O Sindicato da Indústria e Comércio Petrolífero afirmou que o encerramento da refinaria da Petrogal em Matosinhos "não tem racional económico, é cego e visa exclusivamente a obtenção do lucro".
Galp

Galp antecipa funções do novo presidente executivo

O Conselho de Administração da Galp decidiu antecipar a data de início de funções de Andy Brown para esta sexta-feira. "O Andy irá liderar a estratégia da Galp como empresa integrada de energia".
Ambiente

Associação quer reabilitação de terrenos da Galp

256
A Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade defendeu a "reabilitação" dos terrenos da refinaria da Galp de Matosinhos.
Galp

Refinaria é "moeda de troca" para hidrogénio

A Comissão de Trabalhadores da Petrogal defende que o encerramento da refinaria de Matosinhos é uma "moeda de troca" para o Governo ter acesso a fundos comunitários para o hidrogénio.
Matosinhos

Refinaria. Fecho abala contas do porto de Leixões

O encerramento da refinaria em Matosinhos levou a uma "redução em cerca de 50% da preponderância financeira", havendo "uma quebra de mais de dois milhões de toneladas de produtos movimentados".
PSD

PSD quer saber impacto de fechar refinaria da Galp

114
Em causa está o acesso ao Fundo para uma Transição Justa, que tem por objetivo apoiar as pessoas e as regiões mais afetadas pela transição para a neutralidade climática.
Matosinhos

Petrogal. Galp propôs "remendos" aos trabalhadores

Os funcionários da Petrogal dizem que a Galp lhes propôs "remendos" como "a possibilidade de encaixar os trabalhadores em outras empresas do grupo" numa reunião para debater o fechar da refinaria.
Galp

"Não daremos um tostão" para a Galp descontaminar

101
Governo não é contra fecho de refinaria, mas ministro do Ambiente critica o "patrão Galp" por não ter ainda reunido com trabalhadores. E recusa fundos europeus para pagar descontaminação dos solos.
Galp

Galp diz que fecho de Matosinhos reduz CO2 em 5% /premium

Galp não aumenta a produção em Sines para abastecer o norte do país. Empresa garante que fecho de refinaria de Matosinhos reduz emissões de CO2 da energia em 5%. Mas vai afetar também exportações.
Galp

Galp. Autarquia recusa "especulação imobiliária"

Presidente da Câmara de Matosinhos diz que não vai autorizar mudança de uso para os terrenos ocupados pela refinaria que a Galp vai fechar. Autarquia quer indústria, mas sem impactos negativos.
CGTP

CGTP defende nacionalização da Galp 

605
Isabel Camarinha defendeu a nacionalização da Galp para reverter o encerramento da refinaria de Matosinhos, que "tem um enorme interesse para o desenvolvimento económico nacional".
Galp

Fecho da refinaria da Galp é "duro golpe"

140
Trabalhadores da refinaria de Matosinhos, que encerrará este ano, manifestaram-se esta terça-feira. Denunciam "golpe duro, frio, calculista e desumano" da Galp, que não se "dignou" a reunião.
Reportagem Observador

Petrogal. Trabalhadores "lançados à sua sorte"

Cerca de 300 pessoas protestaram esta terça-feira contra o encerramento da refinaria da Galp em Matosinhos. Sindicatos exigem ser ouvidos pelo primeiro-ministro e pedem responsabilidade ao Governo.
Galp

Galp entra na exploração de lítio

Petrolífera fez acordo com Savannah, empresa que detém a concessão de Covas do Barroso. Vai entrar no projeto de exploração de lítio com 10% do capital após negar refinaria do minério para Matosinhos.
Matosinhos

Petrogal. Trabalhadores lamentam falta de resposta /premium

Sindicatos dizem ter saído sem respostas da reunião com Matos Fernandes e criticam silêncio da Galp sobre o fecho da refinaria de Matosinhos. Ministro assegura que trabalhadores serão requalificados.
Galp

PSD apela a acordo entre Galp e sindicatos

Depois de a empresa anunciar o encerramento da refinaria de Matosinhos, PSD/Porto apelou a um acordo entre a Galp e os sindicatos, Responsável pela refinaria diz que decisão "está tomada e fechada"
Bloco de Esquerda

BE. Fecho da refinaria é "decisão selvagem" 

Bloco considera que o encerramento da refinaria da Galp é uma "decisão completamente selvagem", devido ao impacto na vida dos trabalhadores. Partido defende que Governo devia intervir "seriamente".
Matosinhos

Petrogal. Trabalhadores protestam a 12 de janeiro

Trabalhadores consideram que encerramento da refinaria é "um crime económico" e pedem ao Governo que acabe "com o silêncio". A 12 de janeiro haverá uma concentração até à Câmara de Matosinhos.
Matosinhos

"Não existe projeto" para refinaria de lítio /premium

Responsável pela refinaria da Galp em Matosinhos, que vai encerrar no próximo ano, diz que a decisão é irreversível e que não está previsto "nenhum projeto de refinação de lítio em Matosinhos".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo. Encerrar refinaria é crime económico

127
Jerónimo de Sousa diz que encerramento da refinaria da Galp em Matosinhos é "um crime económico". E afirma que a "etiqueta 'ambiente' serve para que a operação seja financiada com fundos públicos".
Galp

Autarquia de Matosinhos rejeita refinaria de lítio

369
A presidente da Câmara de Matosinhos diz estar preocupada com a manutenção dos postos de trabalho, mas "não a qualquer custo". Galp e Governo trabalham há vários meses na hipótese que envolve lítio.
Noticiário

7h. Matosinhos não quer refinaria de lítio

348
Autarca está contra a instalação de uma refinaria de lítio que várias notícias apontam como certa para o lugar da refinaria de petróleo da Galp. Luísa Salgueiro está preocupada com poluição
Ministério do Ambiente

Galp deve fazer "mais que a lei", defende ministro

Para o ministro do Ambiente, a Galp "está obrigada a fazer mais que a lei" e "quererá certamente garantir o seu bom nome em face de todos os portugueses" depois do fecho da refinaria.
PS

PS quer ouvir Galp e ministro do Ambiente

O grupo parlamentar do PS anunciou esta terça-feira que pediu a audição parlamentar do conselho de administração da Galp, da presidente da Câmara de Matosinhos e do ministro do Ambiente.
Galp

Site-Norte acusa ministro pelo fecho da Galp

O Site-Norte denuncia uma estratégia concertada de corrida aos fundos monetários por parte da administração da empresa e Matos Fernandes de ter uma "grande responsabilidade" nestas decisões.
Bloco de Esquerda

Refinaria Galp. BE quer ouvir ministro do Ambiente

O BE pediu uma audição urgente com o ministro do Ambiente e da Ação Climática. Em causa, está o encerramento da refinaria da Galp, que é "uma decisão selvagem dos donos da Galp", devendo ser travada.
PCP

Galp. PCP pede audição do ministro do Ambiente

O PCP argumentou que "o Estado é um dos principais acionistas da GALP" e justificou a escolha do ministro do Ambiente pela tutela que tem "sobre o setor da energia".
Galp

Galp fecha refinaria de Matosinhos em 2021

822
Galp fecha refinaria em Matosinhos a partir de 2021 e concentra em Sines. Decisão está alinhada com descarbonização, mas Governo está preocupado com trabalhadores que são cerca de 400.
Galp

Petrogal. Governo questionado sobre trabalhadores 

"Os Verdes" questionaram o Governo, através do Ministério do Trabalho, Solidariedade, sobre a situação dos trabalhadores das refinarias da Petrogal do Porto e de Sines.
Ministério Público

Hidrogénio. Siza Vieira e Galamba investigados 

2721
Pedro Siza Vieira e João Galamba estão a ser investigados num processo que visa corrupção e tráfico de influência no âmbito do hidrogénio verde, diz Sábado. Ao Observador, ministro nega conhecimento.
Petróleo

€3.5 milhões para viaduto no Porto de Leixões

A obra será comparticipada pela Galp em 15%. O novo viaduto vai estabelecer a ligação a outros dois pontos já existentes no terminal e substitui uma infraestrutura com 50 anos.
Galp

Galp acorda com Petrobas venda de plataforma

A Galp acordou com a Petrobas a venda da participação que possui na plataforma flutuante P-71, que está em construção no Brasil, por cerca de 85 milhões de euros.
Galp

Galp vende 75% da Galp Gás Natural à Allianz

A Galp acordou a venda de 75,01% da Galp Gás Natural Distribuição (GGND) à Allianz Capital Partners por 368 milhões de euros. Esta transação está sujeita às aprovações regulatórias usuais.
Galp

Galp teve prejuízos de 45 milhões 

Os resultados líquidos da Galp caíram para valores negativos nos primeiros nove meses do ano, atingindo um prejuízo de 45 milhões de euros, em oposição aos 403 milhões de lucros em período homólogo.
Galp

Matosinhos: Galp suspende produção de combustível 

A Galp decidiu suspender a produção de combustíveis na refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos, alegando que "as condições no mercado nacional e internacional" não são favoráveis.
Galp

Vendas de petrolíferos da Galp caíram 30%

As vendas de produtos petrolíferos da Galp caíram 30% no terceiro trimestre do ano em relação ao período homólogo, o comunicado da empresa enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Energia Solar

Galp lança painéis solares à medida do cliente

2001
Nova empresa da Galp, a Energia Independente, propõe usar tecnologias para oferecer a solução de painéis solares mais adequada à casa e consumo de cada cliente, para potenciar retorno do investimento.
Sonangol

Família Amorim ameaçou bloquear dividendos da Galp

4592
Aquela que é a família mais rica de Portugal reconheceu que transferir dividendos para Isabel dos Santos e Dokolo representaria riscos financeiros, jurídicos e reputacionais.
Gás Natural

Petrobras anuncia acordo de cooperação com Galp

A estatal brasileira, que tem também ações negociadas no mercado financeiro, frisou que o negócio será um "marco na construção de um mercado de gás natural mais competitivo" no Brasil.
Galp

Galp torna-se principal operador solar ibérico

A Galp comprou 75,01% de uma "joint venture", por 326 milhões de euros, mantendo a ACS uma participação de 24,99%. A transação tem um valor total de 2,2 mil milhões de euros.
Bloco de Esquerda

BE questiona Governo sobre descarga da Galp

O BE questionou o Governo sobre uma alegada descarga da refinaria da Petrogal numa praia de Matosinhos, defendendo ser "urgente apurar as causas" e definir "estratégias para que não ocorra novamente".
Eletricidade

Mercado livre de eletricidade cresce 2,5% em junho

Em junho, o mercado livre de eletricidade representava cerca de 95% do consumo total registado em Portugal continental e 84% do número total de clientes.
Coronavírus

Galp doa luvas e ventiladores a Moçambique

Fundação Galp doou esta quarta-feira dez mil luvas, dois ventiladores e igual número de monitores de sinais vitais a Moçambique. Além desta iniciativa, já havia doado 17 garrafas de gás a hospitais
Galp

Galp investe 20 milhões em energia sustentável

A Galp vai investir 20 milhões de euros na plataforma Energy Impact Partners para garantir o acesso privilegiado ao "conhecimento do mercado, fluxo de negócios e análise das tendências".
Galp

Galp não adianta dividendos no segundo semestre

Os dividendos relativos aos resultados de 2020 tinham sido pagos em setembro de 2019, num adiantamento, e o valor de 318,2 milhões de euros foi aprovado em assembleia-geral a 24 de abril.
Galp

Galp teve prejuízos de 22 milhões de euros

As contas da Galp traduziram-se num prejuízo de 410 milhões de euros, sobretudo devido ao efeito de stock em 362 milhões de euros, refletindo a quebra na procura provocada pelas restrições.
PCP

PCP questiona eventual reestruturação da Galp

257
PCP lembra que a Galp distribuiu dividendos no valor de 577 milhões de euros aos seus acionistas, o que considera a continuação de "processo de anos sucessivos de brutal acumulação de lucros".
Galp

Vendas de petrolíferos Galp caíram 45%

As vendas de gás natural a clientes diretos caíram 38% em relação ao 2º trimestre de 2019 e 27% relativamente aos primeiros três meses do ano. Quedas na procura devem-se à pandemia.
António Mexia

De despedido a gestor mais bem pago do país /premium

141
Antes da EDP Mexia já dava nas vistas. Fez a ponte para o projeto da Autoeuropa, mas acabou demitido. Na Galp, estava em vias de perder o cargo, quando Santana o chamou. Parte 1 de um perfil essencial
Coronavírus

Rescisões e pré-reformas de 200 pessoas na Galp

107
A Galp iniciou um programa de rescisões e pré-reformas que vai abranger cerca de 200 trabalhadores, o que corresponde a cerca de 3% do pessoal do grupo, confirmou a petrolífera.
Coronavírus

Fundação Galp doa ventilador à Guiné-Bissau

Galp e Petromar vão entregar o ventilador esta sexta-feira. A Petromar já tinha doado ao Instituto Nacional de Saúde mil litros de gasóleo para a deslocação de equipas de respostas rápidas no terreno.
Galp

Galp vai emitir 500 milhões de euros em dívida

A Galp vai emitir 500 milhões de euros em dívida, com maturidade de 2026 e um cupão de 2%. A transação contou com a participação do BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Mizuho, Santander e UniCredit.
Coronavírus

Refinarias da Galp deverão retomar este mês

As refinarias da Galp devem retomar a produção em junho, após a suspensão em abril e em maio devido à impossibilidade de escoar os combustíveis, face à redução do consumo durante a pandemia.
Galp

Lucros da Galp caíram 72% para 29 milhões de euros

A Galp pretende reduzir "mais de 500 milhões por ano em 2020 e em 2021 no investimento e despesas operacionais" face à quebra abrupta na procura provocada pela pandemia da Covid-19.
Coronavírus

Galp. Aprovados dividendos de 318 milhões

411
Acionistas da Galp aprovaram a distribuição de dividendos relativos ao ano de 2019 no valor de 318 milhões. Empresa vai parar a refinação por falta de procura, mas não recorreu a apoios do Estado.
Galp

Galp. Acionistas votam distribuição de dividendos

A Galp toumou esta decisão face à prorrogação do estado de emergência, uma vez que impôs "medidas extremas de contenção", quarentenas restritivas e paralisação das atividades económicas.
Coronavírus

Galp. Estado muito satisfeito em receber dividendo

116
António Costa diz que não há razão para travar dividendos em empresas que não receberam apoios do Estado. Na Galp, o acionista Estado "fica muito satisfeito" em receber dividendo de 23,6 milhões.
Coronavírus

Galp vai parar refinaria de Sines por um mês

1099
Galp pára a maior refinaria do país, a de Sines, por um mês, a partir de 4 de maio. Capacidade para armazenar produto está a esgotar-se. Empresa garante que paragem não terá impacto nos funcionários.
Coronavírus

BE exige que Galp não distribua lucros

441
Projeto de lei foi chumbado no Parlamento pelo PS e direita, mas BE exige que Governo corrija a mão e impeça Galp de distribuir 300 milhões em lucros. Catarina Martins exige instruções claras.
Coronavírus

Galp parou produção de combustíveis em Matosinhos

1948
Queda na procura causada pelo efeito do Covid-19 levou a Galp a suspender produção de combustíveis na refinaria de Matosinhos. Sines pode também parar se esgotar o armazenamento. Lay-off é hipótese.
Coronavírus

Galp corta despesas operacionais e de investimento

A Galp vai reduzir as despesas operacionais e de investimento em mais de 500 milhões de euros por ano em 2020 e 2021, devido à "queda acentuada da procura e dos preços dos produtos petrolíferos".
Galp

Galp. Isabel dos Santos não é acionista direta 

Presidente executivo da Galp desvalorizou impacto do caso Luanda Leaks na empresa. A partir de Londres, Carlos Gomes de Silva sublinha que Isabel dos Santos não é acionista direta, nem de referência.
Galp

Galp quer produzir 10 gigawatts de energia solar

A empresa quer desenvolver mais projetos de produção de energia fotovoltaica e pretende "reduzir a pegada de carbono, aumentar vendas aos clientes e aproveitar oportunidades de rentabilidade".
Galp

Confederação sindical contra Galp em Espanha

Em causa está a decisão do tribunal de que a Galp Energia pode deduzir ao cálculo efetivo da jornada de trabalho o tempo em que um trabalhador faz uma pausa para tomar um café ou fumar um cigarro.
Galp

Galp Espanha pode descontar pausas para fumar

280
Um tribunal espanhol decidiu que a Galp Energia Espanha pode deduzir ao cálculo efetivo da jornada de trabalho o tempo em que um trabalhador toma o pequeno-almoço, bebe um café ou fuma um cigarro.
Galp

Galp nega relação com Vitorino

165
A petrolífera nacional confirma contratação de ex-embaixador espanhol e o filho envolvidos em caso de corrupção em Espanha mas rejeita qualquer relação com atos ilícitos na PDVSA.
Galp

Produção da Galp Energia cresceu 21%

A produção média de petróleo da Galp Energia cresceu 21% no quarto trimestre do ano relativamente ao período homólogo, passando para 135 mil barris por dia. Os valores ainda são preliminares.
Luanda Leaks

Barclays deu nega a Amorim por causa de Angola /premium

386
Documentos de 2014 divulgados no Luanda Leaks revelam conflito entre Américo Amorim e o Barclays. Banco inglês recusou financiar Amorim Energia, acionista da Galp, porque Sonangol era investidora.
Galp

Galp propõe iniciar perfuração em São Tomé

A petrolífera portuguesa Galp garantiu que entre finais deste ano e início de 2021 vai fazer a primeira perfuração de petróleo no bloco 6 da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe.
Galp

Galp. 450 milhões no solar para ficar mais verde 

Petrolífera faz primeira grande aquisição nas renováveis. Paga à ACS 450 milhões de euros por projetos de energia fotovoltaica m Espanha para se tornar no maior operador solar da Península Ibérica.
Galp

Galp. Reforço da participação do Estado é urgente

O arresto dos bens de Isabel dos Santos torna, para a comissão de trabalhadores da Petrogal, urgente a necessidade de o governo aumentar a sua participação na Galp. Mas não esperam que tal seja feito.
Cabo Verde

Cabo Verde deixa cair golden share em petrolífera

O governo cabo-verdiano decidiu colocar uma oferta pública de venda para as 21.000 acções que detém da Enacol. A petrolífera em questão tem mais de 50% de quota de mercado em Cabo Verde.
Galp

Galp vai comprar energia renovável a Espanha

O contrato com a Grenergy Renovable prevê entre 300 a 360 GWh por ano, provenientes de vários projetos de energia solar em Espanha. Trata-se do segundo negócio deste tipo feito pela Galp em 2019.
Galp

Costa Pina aprovou reavaliações e foi para a Galp

442
Carlos Costa Pina é desde 2012 administrador-executivo da Galp. Público noticia que foi ele mesmo que, em 2008, aprovou as reavaliações das redes de gás que estão há anos em tribunal.
Galp

Galp alerta para riscos da transição energética

161
Alterações previstas no roteiro para a neutralidade carbónica 2050 prevêem que a transformação de petróleo em Matosinhos e Sines — duas refinarias da Galp — seja reduzida até 88% em 2050.
Galp

Galp. Mais renováveis e gás e menos petróleo

A Galp quer acelerar o investimento na transição energética, o que no caso quer dizer mais gás natural e energias renováveis. Plano de 1 a 1,2 mil milhões de euros por ano investe menos em petróleo.
Galp

Lucro da Galp cai 33% para 403 milhões de euros

A Galp Energia teve um resultado líquido ajustado (RCA) de 403 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, uma queda de 33% em relação ao período homólogo de 2018.
País

Uma parceria que não vai querer perder 

Se anda a pensar mudar o contrato de eletricidade lá de casa, este é o timing certo: há uma nova oferta no mercado e nós explicamos-lhe em 6 passos o que precisa saber sobre o Plano Galp Continente
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Empresas

Morreu Ferreira de Oliveira, ex-presidente da Galp

460
Manuel Ferreira de Oliveira, ex-presidente Galp, morreu aos 70 anos. Com carreira ligada à energia, foi com ele que a Galp se tornou produtora de petróleo. Perdeu-se uma mente brilhante, diz Centeno.
Petróleo

Moçambique. Galp investe 125 ME em armazenamento

A Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 125 milhões de euros em novos parques logísticos.
Angola

Angola. Privatização afeta investimento português

Programa de privatizações lançado por João Lourenço afeta 195 empresas, algumas com capital português. Caixa Geral de Depósitos, Mota-Engil e Galp são algumas das que detêm participações nas firmas.
Galp

Galp à procura de ideias na Califórnia

A Galp vai participar no Global Summit da Singularity University, em São Francisco, com olhos postos em novas ideias e áreas alternativas à exploração de petróleo.
PSD

Rui Rio precisa do eleitorado de direita /premium

327
O eleitorado de direita deve obrigar Rui Rio a comprometer-se que não ajudará o futuro governo socialista a avançar com a regionalização e a enfraquecer o Ministério Público. No mínimo, isto.
Galp

Produção da Galp Energia subiu 3% no 2.º trimestre

Este crescimento de 3% representa uma desaceleração relativamente ao aumento de 8% que tinha sido registado no primeiro trimestre do ano. A empresa diz que os dados são valores preliminares.
Galp

Lucros da Galp caíram 24%

A Galp atingiu lucros de 103 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano mas, de acordo com a CMVM, o resultado líquido dos lucros da Galp foi negativo em oito milhões.
Galp

Galp compra 58% da Tagusgás 

Quando a transação estiver concretizada, a Galp passará a deter 99,36% do capital social da Tagusgás. No nosso país, a Galp controla de oito das onze empresas de distribuição de gás natural.
Gás Natural

Mercado livre de gás natural cresceu 4% em janeiro

O mercado livre de gás natural aumentou 4% para 1,2 milhões de clientes em janeiro deste ano, face ao período homólogo, adiantou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Exploração Espacial

"Fui astronauta da NASA. Sem controlo, morro"

136
Viu dois dos maiores desastres da NASA. E teve de vasculhar destroços para encontrar cadáveres. Jim Wetherbee, o maior comandante espacial dos EUA, veio a Portugal. E falou sobre os riscos que corre.
CDS-PP

O peso das escolhas

O único, exclusivo e fundamental ponto é este sinal imensamente negativo dado à sociedade: é que, afinal, parece que o cargo não executivo na Galp é mais importante do que ser vice-presidente do CDS.
CDS-PP

Mesquita Nunes diz porque trocou política por Galp

447
Na última participação no 'Esquerda/Direita', o político do CDS/PP defendeu a saída da vice-presidência do partido para a Galp por ser uma "escolha pessoal". "Tem a ver com a minha felicidade".
Galp

Adolfo Mesquita Nunes na administração da Galp

472
Dirigente do CDS-PP é um dos novos nomes propostos pela Amorim Energia para integrar o conselho de administração da petrolífera, a par de Sofia Tenreiro, Cristina Fonseca e Susana Quintana-Plaza.
Greve

Começa o 3.º mês de greve da refinaria da Galp 

Greve estende-se até 31 de março. No dia 15 irá juntar-se a refinaria de Matosinhos. Sindicados exigem contratação coletiva, direitos laborais e sociais, melhores salários e denunciam precariedade.
Galp

Galp. Lucro aumenta 23% para 707 milhões em 2018

Entrada em operação de novas plataformas de exploração de petróleo e gás natural no Brasil impulsionou o lucro. O valor ajustado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações subiu 24%.
Observador Lab

Sabe tudo sobre o preço da gasolina?

172
Neste Explica-me, vai finalmente compreender como se estabelece o preço da gasolina em Portugal. Ora veja!
Energia

EDP lidera em clientes, Galp no consumo de gás

A EDP era a empresa com maior quota de clientes de gás natural e a Galp liderava em consumo em novembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Energia

Energia perde batalha contra contribuição

197
Constitucional não aceitou argumento da REN de que contribuição sobre o setor energético é inconstitucional. Efeito pode atingir a Galp que contesta a CESE. Conflito com fisco já supera os 500 milhões
Energia

Os negócios que podem redesenhar setor da energia /premium

Em 2018, os chineses quiseram comprar a EDP, a Partex e a Generg. Só a OPA ainda está de pé, mas o seu sucesso parece cada vez mais longe. E na Galp fala-se na saída da Sonangol. E quem pode comprar?
Guiné-Bissau

UE e Galp levam gás a casa de 130 mil guineenses

O projeto Fumu Kaba é financiado em 90% pela União Europeia e em 10% pela Galp e pretende incentivar os guineenses a deixar de utilizar o carvão para cozinhar os alimentos e passar a usar gás.
Governo

Galpgate. Ex-governantes não vão ser julgados

1228
O Ministério Público não vai acusar os três ex-secretários de Estado que foram a França ver jogos de futebol a convite da Galp avança a edição desta segunda-feira do jornal i.
Galp

Galp rejeita intenção de manipulação dos preços

Após ter sido sancionada pela autoridade de concorrência espanhola com uma multa de 80 mil euros, por manipulação de preços, a empresa diz não ter tido "qualquer intenção de manipulação dos preços".
Espanha

Galp cometeu "infração grave". Coima é de 80 mil

147
Regulador espanhol multou a Galp Gas Natural SA por "manipulação do mercado de gás natural". A coima é de 100 mil euros mas Galp teve desconto de 20% por ter pago voluntariamente.
Galp

Política fiscal de curto prazo trava investimento

Presidente da Galp avisa que enquanto a Europa não tiver visão de longo prazo da política fiscal na energia, será muito difícil decidir investimentos e isso pode perturbar segurança de abastecimento.
Angola

João Lourenço: Não haverá instabilidade em Angola

131
Entrevista do presidente com jornalistas foi interrompida por uma angolana cujo pai foi morto em maio de 1977. Sobre Isabel dos Santos, uma frase e nada mais. Marcelo vai visitar Angola em março.
BCP

João Lourenço sossegou BCP sobre saída da Sonangol

Presidente de Angola não confirma intenção da Sonangol vender participações na Galp e no BCP. E revelou que tranquilizou responsáveis de um banco sobre o tema. Petrolífera angolana tem 19,5% do BCP.
Galp

Galp abandona pesquisa de petróleo em Portugal

2069
Consórcio ENI/Galp vai abandonar pesquisa de petróleo ao largo da costa algarvia. O furo estava suspenso pelo tribunal. Ministério do Ambiente diz que não haverá pagamento de indemnização.
Galp

Lucros da Galp sobem 35% no 3º trimestre

Os lucros da Galp aumentaram 35% no terceiro trimestre do ano para 251 milhões de euros, segundo a informação comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Galp

Galp anuncia 8ª unidade de produção de petróleo

A Galp anunciou o início do funcionamento da oitava unidade de produção de petróleo e gás instalada nos projetos Lula/Iracema, no pré-sal da bacia de Santos, com capacidade diária de 150 mil barris.
Galp

Galp cobra dois euros por atrasos nos pagamentos

Galp Energia passa este mês a cobrar aos clientes de eletricidade e de gás natural pelo atraso no pagamento da fatura: prática corrente nas telecomunicações, mas pouco comum na energia.
Conferências

A Cimeira do Futuro está a Chegar

Especialistas mundiais juntam-se em Cascais na SingularityU Portugal. Quer descobrir como tirar partido da tecnologia para resolver os maiores desafios da humanidade e participar gratuitamente?
Moçambique

Galp investe 150 milhões em Moçambique até 2020

O plano prevê a duplicação do número de postos de combustível no país para mais de 70, referiu em comunicado a propósito da participação da Feira Internacional de Maputo, que decorre até domingo.
Galp

Sonangol prepara saída da Galp

A petrolífera angolana quer desfazer-se do investimento na empresa portuguesa. Porém, a necessidade de vender a curto prazo e os diferendos com a acionista Isabel dos Santos podem ser um entrave.
Petróleo

Aljezur. Tribunal trava furo de petróleo

740
Tribunal de Loulé deferiu a providência cautelar interposta para travar furo de prospeção de petróleo ao largo da costa de Aljezur. Consórcio está a avaliar, Governo ainda não reagiu.
Energia

O petróleo em Portugal /premium

449
Se houver petróleo ao largo de Portugal espero que o debate seja sobre o modo mais correcto de usar os rendimentos da sua exploração, olhando para os exemplo da Noruega, da Dinamarca ou da Holanda.
Galp

Galp lucra 387 milhões em seis meses, mais 68%

A petrolífera ganhou mais na produção -- o EBITDA nesse segmento mais do que duplicou --, o que permitiu compensar a descida dos resultados operacionais na área da refinação e distribuição.
Galp

Galp fornecer electricidade a 400 postos Mobi.E.

A Galp vai passar a fornecer eletricidade, em exclusivo, nos 400 pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica da Mobi.E.
Galp

Produção da Galp aumentou 21%

A produção de petróleo da Galp Energia aumentou no segundo trimestre do ano 21% em termos homólogos. Para isso contribuiu a entrada em operação da unidade flutuante do pré-sal brasileiro.
Moçambique

Galp prepara venda de gás natural em Moçambique

A Galp adianta tratar-se da primeira fase do projeto Rovuma LNG, que compreende duas unidades de liquefação com capacidade para produzir 7,6 milhões de toneladas por ano cada.
Galp

Galp reforça posição no mercado brasileiro

A Galp Energia anunciou que vai comprar uma participação adicional de 3% na licença BM-S-8, na bacia de Santos, à Equinor por cerca de 98 milhões de euros.
Petróleo

Galp e Eni impedidas de fazer prospeção no Algarve

2345
O consórcio ENI/Galp está impedido de realizar trabalhos de prospeção de petróleo e de gás ao largo de Aljezur, no Algarve, depois de uma decisão do Tribunal Administrativo de Loulé.
Petróleo

Consórcio Eni-Galp já prepara furo

O consórcio Eni-Galp vai desenvolver o planeamento para iniciar os trabalhos de perfuração ao largo costa alentejano para pesquisa de petróleo. Furo vai ser feito a 46 quilómetros da costa.
PCP

PCP denuncia trabalho não pago na EDP, Galp e REN

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje, num comício em Penafiel, as empresas EDP, Galp e REN, nas quais, segundo o partido, "o trabalho não pago atinge níveis escandalosos".
Galp

Produção da Galp Energia aumenta 19%

A produção média de petróleo da Galp Energia aumentou 19% no primeiro trimestre, puxada pelo negócio no Brasil, de acordo com os dados operacionais preliminares divulgados hoje.
Negócios

Galp investe 134 milhões de euros no Brasil

A Galp pagou 134 milhões de euros para ficar com uma participação na concessão de um bloco exploratório de petróleo no Brasil, na bacia de Campos, através da sua empresa Petrogal Brasil.
Negócios

Galp compra 25% da Podo em Espanha

A Galp comprou 25% do capital da comercializadora de eletricidade espanhola Podo, no âmbito de uma "aliança estratégica" que prevê a entrada no negócio do gás natural em Espanha.
Isabel dos Santos

Registos bancários contrariam versão da Sonangol

553
Sonangol reclama que nunca recebeu dividendos da Esperaza pela sua participação na Galp. Porém, há registos de 2017 de uma transferência de 67 milhões para a petrolífera, como alega Isabel dos Santos.
Ryanair

Ryanair exige indemnização à Galp

A Ryanair vai exigir uma indemnização à Galp devido à falha de combustível no aeroporto de Lisboa em maio de 2017. As companhias aéreas tiveram de compensar todos os passageiros.
Galp

Lucro da Galp Energia sobe 25% em 2017

A Galp Energia terminou o ano de 2017 com lucro líquido de 602 milhões de euros. O valor regista uma subida de 25% face ao ano anterior.
Aeroporto de Lisboa

TAP compensa clientes e pede indemnização à Galp

A TAP vai pagar indemnização aos passageiros afetados por falha no abastecimento aos aviões a 10 de maio de 2017. Mas também vai pedir uma indemnização ao fornecedor, a Galp.
Angola

Galp. Isabel dos Santos contraria Sonangol

Administração da petrolífera angolana diz não ter registo de dividendos de centenas de milhões de euros. Filha do ex-presidente angolano tem uma versão diferente. É um mistério de 438 milhões.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu quase 20%

A produção de ptróleo da Galp cresceu 19,9% no quarto trimestre de 2017. Na subida destaca-se o maior contributo do projeto Lula-Iracema, a sexta unidade de produção flutuante da empresa.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,11%

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira a subir 0,11%. Na terça-feira, o PSI20 encerrou a perder 0,66%, com a Altri, a Galp e o BCP a liderarem as descidas.
Ambiente

Galp constrói quatro novos postos de GNC e GNL

Procurando reforçar a aposta na mobilidade sustentável, a Galp vai avançar com a construção de mais quatro postos de carregamento de gás natural veicular, em Portugal e Espanha. Já em 2019.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra com ligeira subida

Valorização de 1,58% da Galp apoiou o encerramento do principal índice da Bolsa de Lisboa com ligeira subida de 0,07%. Londres subiu esta quarta-feira mas Paris e Frankfurt desceram.
Impostos

EDP deixa de pagar a contribuição sobre a energia

3329
EDP junta-se à Galp e deixou de pagar contribuição extraordinária sobre a energia. Em causa estão 69 milhões de euros devidos em 2017. Estado cobrou menos de metade da CESE. Há 338 milhões por pagar.
Galp

Fim da greve na Petrogal com 80% de adesão

Os trabalhadores da Petrogal, empresa do grupo Galp, terminaram a greve de uma semana para reclamar a reposição de direitos e esperam que a adesão de 80% altere a postura negocial da empresa.
Galp

Galp-Total quer explorar blocos em S. Tomé

O consórcio que junta a Galp e a Total está a concorrer à exploração de blocos na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe. O vencedor do concurso é anunciado nos próximos 30 a 45 dias.
Galp

Galp quer totalidade do bloco Camarão

A Galp quer a totalidade da pesquisa de petróleo no bloco Camarão, na bacia de Peniche. A pesquisa de petróleo naquela zona não tem atualmente qualquer contrato ativo.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
Empresas

Galp emite 500 milhões de euros de dívida

A Galp fixou os termos de uma emissão de dívida no montante de 500 milhões de euros, com maturidade em fevereiro de 2023 e um cupão de 1,0%.
Economia

PSI20 cai 0,40% com descidas dos CTT, BCP e Galp

O principal índice da bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira com uma descida de 0,40% para 5.330,00 pontos, acompanhando a tendência da maioria das bolsas europeias.
Economia

Lucros da Galp cresceram 45% no terceiro trimestre

A Galp teve no terceiro trimestre do ano um resultado líquido ajustado de 166 milhões de euros, mais 15 do que no trimestre anterior e um aumento de 51 milhões relativamente ao período homólogo.
Brasil

Galp com participação de 20% em bloco petrolífero

Um consórcio formado pelas petrolíferas Statoil, ExxonMobil e a Petrogal Brasil, do grupo Galp, arrematou um dos oito blocos oferecidos num leilão de áreas de exploração de petróleo no Brasil.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu 29,2%

A produção de petróleo da Galp cresceu 29,2% no terceiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2016. Esta subida deve-se principalmente ao aumento nas unidades no Brasil.
Petróleo

São Tomé. Concurso para dois blocos de petróleo

O governo de São Tomé lançou um concurso internacional para a exploração dos dois blocos petrolíferos. A BP, a Kosmos Energy e a Galp já apresentaram propostas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em alta com BCP a subir

Depois da subida do rating português na sexta-feira, a bolsa de Lisboa está esta terça-feira em alta, com o BCP a subir e a Galp a descer. Em Wall Street, o Dow Jones atingiu um novo máximo.
A página está a demorar muito tempo.