Galp
Cabo Verde

Cabo Verde deixa cair golden share em petrolífera

O governo cabo-verdiano decidiu colocar uma oferta pública de venda para as 21.000 acções que detém da Enacol. A petrolífera em questão tem mais de 50% de quota de mercado em Cabo Verde.
Galp

Galp vai comprar energia renovável a Espanha

O contrato com a Grenergy Renovable prevê entre 300 a 360 GWh por ano, provenientes de vários projetos de energia solar em Espanha. Trata-se do segundo negócio deste tipo feito pela Galp em 2019.
Galp

Costa Pina aprovou reavaliações e foi para a Galp

442
Carlos Costa Pina é desde 2012 administrador-executivo da Galp. Público noticia que foi ele mesmo que, em 2008, aprovou as reavaliações das redes de gás que estão há anos em tribunal.
Galp

Galp alerta para riscos da transição energética

161
Alterações previstas no roteiro para a neutralidade carbónica 2050 prevêem que a transformação de petróleo em Matosinhos e Sines — duas refinarias da Galp — seja reduzida até 88% em 2050.
Galp

Galp. Mais renováveis e gás e menos petróleo

A Galp quer acelerar o investimento na transição energética, o que no caso quer dizer mais gás natural e energias renováveis. Plano de 1 a 1,2 mil milhões de euros por ano investe menos em petróleo.
Galp

Lucro da Galp cai 33% para 403 milhões de euros

A Galp Energia teve um resultado líquido ajustado (RCA) de 403 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, uma queda de 33% em relação ao período homólogo de 2018.
País

Uma parceria que não vai querer perder 

Se anda a pensar mudar o contrato de eletricidade lá de casa, este é o timing certo: há uma nova oferta no mercado e nós explicamos-lhe em 6 passos o que precisa saber sobre o Plano Galp Continente
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Empresas

Morreu Ferreira de Oliveira, ex-presidente da Galp

460
Manuel Ferreira de Oliveira, ex-presidente Galp, morreu aos 70 anos. Com carreira ligada à energia, foi com ele que a Galp se tornou produtora de petróleo. Perdeu-se uma mente brilhante, diz Centeno.
Petróleo

Moçambique. Galp investe 125 ME em armazenamento

A Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 125 milhões de euros em novos parques logísticos.
Angola

Angola. Privatização afeta investimento português

Programa de privatizações lançado por João Lourenço afeta 195 empresas, algumas com capital português. Caixa Geral de Depósitos, Mota-Engil e Galp são algumas das que detêm participações nas firmas.
Galp

Galp à procura de ideias na Califórnia

A Galp vai participar no Global Summit da Singularity University, em São Francisco, com olhos postos em novas ideias e áreas alternativas à exploração de petróleo.
PSD

Rui Rio precisa do eleitorado de direita /premium

327
O eleitorado de direita deve obrigar Rui Rio a comprometer-se que não ajudará o futuro governo socialista a avançar com a regionalização e a enfraquecer o Ministério Público. No mínimo, isto.
Galp

Produção da Galp Energia subiu 3% no 2.º trimestre

Este crescimento de 3% representa uma desaceleração relativamente ao aumento de 8% que tinha sido registado no primeiro trimestre do ano. A empresa diz que os dados são valores preliminares.
Galp

Lucros da Galp caíram 24%

A Galp atingiu lucros de 103 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano mas, de acordo com a CMVM, o resultado líquido dos lucros da Galp foi negativo em oito milhões.
Galp

Galp compra 58% da Tagusgás 

Quando a transação estiver concretizada, a Galp passará a deter 99,36% do capital social da Tagusgás. No nosso país, a Galp controla de oito das onze empresas de distribuição de gás natural.
Gás Natural

Mercado livre de gás natural cresceu 4% em janeiro

O mercado livre de gás natural aumentou 4% para 1,2 milhões de clientes em janeiro deste ano, face ao período homólogo, adiantou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Exploração Espacial

"Fui astronauta da NASA. Sem controlo, morro"

136
Viu dois dos maiores desastres da NASA. E teve de vasculhar destroços para encontrar cadáveres. Jim Wetherbee, o maior comandante espacial dos EUA, veio a Portugal. E falou sobre os riscos que corre.
CDS-PP

O peso das escolhas

O único, exclusivo e fundamental ponto é este sinal imensamente negativo dado à sociedade: é que, afinal, parece que o cargo não executivo na Galp é mais importante do que ser vice-presidente do CDS.
CDS-PP

Mesquita Nunes diz porque trocou política por Galp

447
Na última participação no 'Esquerda/Direita', o político do CDS/PP defendeu a saída da vice-presidência do partido para a Galp por ser uma "escolha pessoal". "Tem a ver com a minha felicidade".
Galp

Adolfo Mesquita Nunes na administração da Galp

472
Dirigente do CDS-PP é um dos novos nomes propostos pela Amorim Energia para integrar o conselho de administração da petrolífera, a par de Sofia Tenreiro, Cristina Fonseca e Susana Quintana-Plaza.
Greve

Começa o 3.º mês de greve da refinaria da Galp 

Greve estende-se até 31 de março. No dia 15 irá juntar-se a refinaria de Matosinhos. Sindicados exigem contratação coletiva, direitos laborais e sociais, melhores salários e denunciam precariedade.
Galp

Galp. Lucro aumenta 23% para 707 milhões em 2018

Entrada em operação de novas plataformas de exploração de petróleo e gás natural no Brasil impulsionou o lucro. O valor ajustado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações subiu 24%.
Economia

Sabe tudo sobre o preço da gasolina?

172
Neste Explica-me, vai finalmente compreender como se estabelece o preço da gasolina em Portugal. Ora veja!
Energia

EDP lidera em clientes, Galp no consumo de gás

A EDP era a empresa com maior quota de clientes de gás natural e a Galp liderava em consumo em novembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Energia

Energia perde batalha contra contribuição

197
Constitucional não aceitou argumento da REN de que contribuição sobre o setor energético é inconstitucional. Efeito pode atingir a Galp que contesta a CESE. Conflito com fisco já supera os 500 milhões
Energia

Os negócios que podem redesenhar setor da energia /premium

Em 2018, os chineses quiseram comprar a EDP, a Partex e a Generg. Só a OPA ainda está de pé, mas o seu sucesso parece cada vez mais longe. E na Galp fala-se na saída da Sonangol. E quem pode comprar?
Guiné-Bissau

UE e Galp levam gás a casa de 130 mil guineenses

O projeto Fumu Kaba é financiado em 90% pela União Europeia e em 10% pela Galp e pretende incentivar os guineenses a deixar de utilizar o carvão para cozinhar os alimentos e passar a usar gás.
Governo

Galpgate. Ex-governantes não vão ser julgados

1228
O Ministério Público não vai acusar os três ex-secretários de Estado que foram a França ver jogos de futebol a convite da Galp avança a edição desta segunda-feira do jornal i.
Galp

Galp rejeita intenção de manipulação dos preços

Após ter sido sancionada pela autoridade de concorrência espanhola com uma multa de 80 mil euros, por manipulação de preços, a empresa diz não ter tido "qualquer intenção de manipulação dos preços".
Espanha

Galp cometeu "infração grave". Coima é de 80 mil

147
Regulador espanhol multou a Galp Gas Natural SA por "manipulação do mercado de gás natural". A coima é de 100 mil euros mas Galp teve desconto de 20% por ter pago voluntariamente.
Galp

Política fiscal de curto prazo trava investimento

Presidente da Galp avisa que enquanto a Europa não tiver visão de longo prazo da política fiscal na energia, será muito difícil decidir investimentos e isso pode perturbar segurança de abastecimento.
Angola

João Lourenço: Não haverá instabilidade em Angola

131
Entrevista do presidente com jornalistas foi interrompida por uma angolana cujo pai foi morto em maio de 1977. Sobre Isabel dos Santos, uma frase e nada mais. Marcelo vai visitar Angola em março.
BCP

João Lourenço sossegou BCP sobre saída da Sonangol

Presidente de Angola não confirma intenção da Sonangol vender participações na Galp e no BCP. E revelou que tranquilizou responsáveis de um banco sobre o tema. Petrolífera angolana tem 19,5% do BCP.
Galp

Galp abandona pesquisa de petróleo em Portugal

2069
Consórcio ENI/Galp vai abandonar pesquisa de petróleo ao largo da costa algarvia. O furo estava suspenso pelo tribunal. Ministério do Ambiente diz que não haverá pagamento de indemnização.
Galp

Lucros da Galp sobem 35% no 3º trimestre

Os lucros da Galp aumentaram 35% no terceiro trimestre do ano para 251 milhões de euros, segundo a informação comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Galp

Galp anuncia 8ª unidade de produção de petróleo

A Galp anunciou o início do funcionamento da oitava unidade de produção de petróleo e gás instalada nos projetos Lula/Iracema, no pré-sal da bacia de Santos, com capacidade diária de 150 mil barris.
Galp

Galp cobra dois euros por atrasos nos pagamentos

Galp Energia passa este mês a cobrar aos clientes de eletricidade e de gás natural pelo atraso no pagamento da fatura: prática corrente nas telecomunicações, mas pouco comum na energia.
Conferências

A Cimeira do Futuro está a Chegar

Especialistas mundiais juntam-se em Cascais na SingularityU Portugal. Quer descobrir como tirar partido da tecnologia para resolver os maiores desafios da humanidade e participar gratuitamente?
Moçambique

Galp investe 150 milhões em Moçambique até 2020

O plano prevê a duplicação do número de postos de combustível no país para mais de 70, referiu em comunicado a propósito da participação da Feira Internacional de Maputo, que decorre até domingo.
Galp

Sonangol prepara saída da Galp

A petrolífera angolana quer desfazer-se do investimento na empresa portuguesa. Porém, a necessidade de vender a curto prazo e os diferendos com a acionista Isabel dos Santos podem ser um entrave.
Petróleo

Aljezur. Tribunal trava furo de petróleo

740
Tribunal de Loulé deferiu a providência cautelar interposta para travar furo de prospeção de petróleo ao largo da costa de Aljezur. Consórcio está a avaliar, Governo ainda não reagiu.
Energia

O petróleo em Portugal /premium

449
Se houver petróleo ao largo de Portugal espero que o debate seja sobre o modo mais correcto de usar os rendimentos da sua exploração, olhando para os exemplo da Noruega, da Dinamarca ou da Holanda.
Galp

Galp lucra 387 milhões em seis meses, mais 68%

A petrolífera ganhou mais na produção -- o EBITDA nesse segmento mais do que duplicou --, o que permitiu compensar a descida dos resultados operacionais na área da refinação e distribuição.
Galp

Galp fornecer electricidade a 400 postos Mobi.E.

A Galp vai passar a fornecer eletricidade, em exclusivo, nos 400 pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica da Mobi.E.
Galp

Produção da Galp aumentou 21%

A produção de petróleo da Galp Energia aumentou no segundo trimestre do ano 21% em termos homólogos. Para isso contribuiu a entrada em operação da unidade flutuante do pré-sal brasileiro.
Moçambique

Galp prepara venda de gás natural em Moçambique

A Galp adianta tratar-se da primeira fase do projeto Rovuma LNG, que compreende duas unidades de liquefação com capacidade para produzir 7,6 milhões de toneladas por ano cada.
Galp

Galp reforça posição no mercado brasileiro

A Galp Energia anunciou que vai comprar uma participação adicional de 3% na licença BM-S-8, na bacia de Santos, à Equinor por cerca de 98 milhões de euros.
Petróleo

Galp e Eni impedidas de fazer prospeção no Algarve

2345
O consórcio ENI/Galp está impedido de realizar trabalhos de prospeção de petróleo e de gás ao largo de Aljezur, no Algarve, depois de uma decisão do Tribunal Administrativo de Loulé.
Petróleo

Consórcio Eni-Galp já prepara furo

O consórcio Eni-Galp vai desenvolver o planeamento para iniciar os trabalhos de perfuração ao largo costa alentejano para pesquisa de petróleo. Furo vai ser feito a 46 quilómetros da costa.
PCP

PCP denuncia trabalho não pago na EDP, Galp e REN

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje, num comício em Penafiel, as empresas EDP, Galp e REN, nas quais, segundo o partido, "o trabalho não pago atinge níveis escandalosos".
Galp

Produção da Galp Energia aumenta 19%

A produção média de petróleo da Galp Energia aumentou 19% no primeiro trimestre, puxada pelo negócio no Brasil, de acordo com os dados operacionais preliminares divulgados hoje.
Negócios

Galp investe 134 milhões de euros no Brasil

A Galp pagou 134 milhões de euros para ficar com uma participação na concessão de um bloco exploratório de petróleo no Brasil, na bacia de Campos, através da sua empresa Petrogal Brasil.
Negócios

Galp compra 25% da Podo em Espanha

A Galp comprou 25% do capital da comercializadora de eletricidade espanhola Podo, no âmbito de uma "aliança estratégica" que prevê a entrada no negócio do gás natural em Espanha.
Isabel dos Santos

Registos bancários contrariam versão da Sonangol

553
Sonangol reclama que nunca recebeu dividendos da Esperaza pela sua participação na Galp. Porém, há registos de 2017 de uma transferência de 67 milhões para a petrolífera, como alega Isabel dos Santos.
Ryanair

Ryanair exige indemnização à Galp

A Ryanair vai exigir uma indemnização à Galp devido à falha de combustível no aeroporto de Lisboa em maio de 2017. As companhias aéreas tiveram de compensar todos os passageiros.
Galp

Lucro da Galp Energia sobe 25% em 2017

A Galp Energia terminou o ano de 2017 com lucro líquido de 602 milhões de euros. O valor regista uma subida de 25% face ao ano anterior.
Aeroporto de Lisboa

TAP compensa clientes e pede indemnização à Galp

A TAP vai pagar indemnização aos passageiros afetados por falha no abastecimento aos aviões a 10 de maio de 2017. Mas também vai pedir uma indemnização ao fornecedor, a Galp.
Angola

Galp. Isabel dos Santos contraria Sonangol

Administração da petrolífera angolana diz não ter registo de dividendos de centenas de milhões de euros. Filha do ex-presidente angolano tem uma versão diferente. É um mistério de 438 milhões.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu quase 20%

A produção de ptróleo da Galp cresceu 19,9% no quarto trimestre de 2017. Na subida destaca-se o maior contributo do projeto Lula-Iracema, a sexta unidade de produção flutuante da empresa.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,11%

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira a subir 0,11%. Na terça-feira, o PSI20 encerrou a perder 0,66%, com a Altri, a Galp e o BCP a liderarem as descidas.
Ambiente

Galp constrói quatro novos postos de GNC e GNL

Procurando reforçar a aposta na mobilidade sustentável, a Galp vai avançar com a construção de mais quatro postos de carregamento de gás natural veicular, em Portugal e Espanha. Já em 2019.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra com ligeira subida

Valorização de 1,58% da Galp apoiou o encerramento do principal índice da Bolsa de Lisboa com ligeira subida de 0,07%. Londres subiu esta quarta-feira mas Paris e Frankfurt desceram.
Impostos

EDP deixa de pagar a contribuição sobre a energia

3329
EDP junta-se à Galp e deixou de pagar contribuição extraordinária sobre a energia. Em causa estão 69 milhões de euros devidos em 2017. Estado cobrou menos de metade da CESE. Há 338 milhões por pagar.
Galp

Fim da greve na Petrogal com 80% de adesão

Os trabalhadores da Petrogal, empresa do grupo Galp, terminaram a greve de uma semana para reclamar a reposição de direitos e esperam que a adesão de 80% altere a postura negocial da empresa.
Galp

Galp-Total quer explorar blocos em S. Tomé

O consórcio que junta a Galp e a Total está a concorrer à exploração de blocos na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe. O vencedor do concurso é anunciado nos próximos 30 a 45 dias.
Galp

Galp quer totalidade do bloco Camarão

A Galp quer a totalidade da pesquisa de petróleo no bloco Camarão, na bacia de Peniche. A pesquisa de petróleo naquela zona não tem atualmente qualquer contrato ativo.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
Empresas

Galp emite 500 milhões de euros de dívida

A Galp fixou os termos de uma emissão de dívida no montante de 500 milhões de euros, com maturidade em fevereiro de 2023 e um cupão de 1,0%.
Economia

PSI20 cai 0,40% com descidas dos CTT, BCP e Galp

O principal índice da bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira com uma descida de 0,40% para 5.330,00 pontos, acompanhando a tendência da maioria das bolsas europeias.
Economia

Lucros da Galp cresceram 45% no terceiro trimestre

A Galp teve no terceiro trimestre do ano um resultado líquido ajustado de 166 milhões de euros, mais 15 do que no trimestre anterior e um aumento de 51 milhões relativamente ao período homólogo.
Brasil

Galp com participação de 20% em bloco petrolífero

Um consórcio formado pelas petrolíferas Statoil, ExxonMobil e a Petrogal Brasil, do grupo Galp, arrematou um dos oito blocos oferecidos num leilão de áreas de exploração de petróleo no Brasil.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu 29,2%

A produção de petróleo da Galp cresceu 29,2% no terceiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2016. Esta subida deve-se principalmente ao aumento nas unidades no Brasil.
Petróleo

São Tomé. Concurso para dois blocos de petróleo

O governo de São Tomé lançou um concurso internacional para a exploração dos dois blocos petrolíferos. A BP, a Kosmos Energy e a Galp já apresentaram propostas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em alta com BCP a subir

Depois da subida do rating português na sexta-feira, a bolsa de Lisboa está esta terça-feira em alta, com o BCP a subir e a Galp a descer. Em Wall Street, o Dow Jones atingiu um novo máximo.
Galpgate

Presidente e administrador da Galp também arguidos

"Negócios" adianta que Carlos Gomes da Silva e, também, Carlos Costa Pina, são o sétimo e oitavo arguidos no caso do "Galpgate", as viagens pagas pela Galp a membros do Governo para ver o Euro 2016.
Petróleo

Consórcio da Galp volta a adiar furo no Alentejo 

O consórcio que integra a Galp Energia prevê avançar com o primeiro poço exploratório de petróleo na costa alentejana no próximo ano, disse o presidente executivo, Carlos Gomes da Silva.
Galp

Aeroporto. Galp admite falha de equipamento 

O presidente executivo da Galp afirmou que "tudo leva a crer" que a falha no abastecimento no aeroporto de Lisboa, que cancelou uma centena de voos, tenha resultado de uma "falha do equipamento".
Galp

Lucro da Galp cresceu 1% para 250 milhões

A Galp energia, SGPS, S.A totalizou no primeiro semestre deste ano um resultado líquido ajustado de 250 milhões de euros. A produção total de petróleo e gás natural cresceu 60%.
Galpgate

Hugo Soares: "Paguei as viagens e os dois jogos"

423
O novo líder parlamentar do PSD fala da polémica sobre viagens pagas a políticos para ver jogo da seleção, há um ano, e garante estar "tranquilo" sobre o assunto onde o seu nome também está envolvido.
Galpgate

Ferro não quer provocar "mais espasmos da direita"

549
O presidente da Assembleia da República deu uma entrevista à Antena 1 onde volta a falar do Galpgate, mas agora de forma mais comedida. E também elogia o novo líder parlamentar do PSD.
Galpgate

Montenegro: "Paguei as viagens quando as fiz"

396
O líder cessante da bancada parlamentar do PSD não esclarece se as deslocações no Euro2016 foram pagas antes ou depois de ter viajado para França para assistir a jogos da seleção nacional.
Galpgate

Três ex-secretários de Estado já são arguidos

352
João Vasconcelos, Fernando Rocha Andrade e Jorge Oliveira foram ouvidos esta semana no DIAP de Lisboa e formalmente constituídos arguidos pelo crime de recebimento indevido de vantagem.
Galpgate

Deputado do PSD perde imunidade parlamentar

108
O pedido chegou na segunda-feira ao Parlamento e a decisão foi tomada esta quarta-feira. Cristóvão Norte vai depor presencialmente no caso das viagens pagas pela Galp.
Política

Ética: que papel têm a auto-regulação e a Justiça?

Admira-me que o Ministério Público tenha demorado um ano a investigar este caso tão simples. Nem a política se deve substituir aos tribunais nem vice-versa. Devem atuar em esferas diferentes.
Galp

Produção da Galp sobe 68,8% no 2.º semestre

A produção de petróleo da Galp cresceu 68,8% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2016, evolução principalmente baseada no aumento de 81,7% nas unidades no Brasil.
Galpgate

Galpgate? É um "mistério da Justiça", "absurdo"

2254
É uma "posição pessoal", sublinha, mas Ferro Rodrigues considera "absurdo" que uns "convites a umas pessoas" para ir ver o futebol possam ser um crime. "É um mistério da Justiça", acrescenta.
Governo

E se o governo acabar antes da maioria?

1079
O actual governo está condenado a gerir o status quo, esperando que tudo corra bem, e a deixar acumular os problemas, esperando que tudo comece a correr mal o mais tarde possível.
Empresas

Sonhava ter um banco, mas descobriu petróleo

654
Américo Amorim, o "Rei da Cortiça", morreu esta quinta-feira aos 82 anos. Era o homem mais rico de Portugal, não veio das grandes famílias do século XX mas subiu a pulso no mundo do negócios.
Galpgate

Euro. Secretários de Estado fizeram pedidos à Galp

783
Afinal, os três secretários de Estado não se limitaram a aceitar os convites da Galp para o Euro 2016. Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Oliveira terão feito pedidos para os membros do staff.
Galp

Jorge Costa Oliveira confirma notificação do MP

O secretário de Estado da Internacionalização demissionário, Jorge Costa Oliveira, confirmou que foi notificado pelo Ministério Público no âmbito do caso das viagens ao Euro2016 para pela Galp.
Governo

Galpgate. Poiares Maduro sai em defesa do MP

760
Ex-ministro diz que se sente "ofendido" quando consideram que é normal políticos aceitarem ofertas de empresas como a Galp e diz não compreender críticas ao MP, que não teria outra opção.
Galpgate

Rocha Andrade e Costa Oliveira já são arguidos

181
Os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais e da Internacionalização já foram constituídos arguidos no âmbito do inquérito às viagens para o Euro 2016 pagas pela Galp.
Governo

António Costa como "fenómeno mediático"

1167
Ao contrário do SIRESP e da vigilância de Tancos, a "gestão política" do governo funcionava: ninguém discutia as cativações e esquecemos as viagens da Galp. Mais eis que nem a "gestão" já funciona.
Governo

O que falta saber sobre as viagens ao Euro

Como os reembolsos foram feitos pelos governantes, o valor das viagens ao Euro, os moldes deslocações feitas pelos deputados do PSD e as consequências para os autarcas são dúvidas que persistem.
Justiça

Desde 5.ª f que MP quer governantes como arguidos

PGR explicou que despacho para constituir como arguidos secretários de Estado exonerados foi emitido na passada quinta-feira mas o seu cumprimento ainda está em curso.
Galp

Em Portugal, alguém disse que afinal o rei vai nu

353
José Manuel Fernandes sobre o Galpgate e a saída, agora, dos secretários de Estado: "Se tolerámos que aqueles governantes não se tivessem demitido foi porque em Portugal é normal a troca de favores."
Governo

Guerra fiscal com a Galp já ultrapassa 240 milhões

423
Conflito entre fisco e grandes empresas de energia soma 500 milhões. Metade é da Galp, que não paga contribuição sobre o setor desde 2014 – e está no centro da polémica que fez cair três governantes.
Galp

Galp diz que convites para futebol são "tradição"

A Galp reafirmou a legalidade do que chama uma "prática tradicional" após o anúncio da constituição de três secretários de Estado como arguidos no inquérito sobre viagens pagas para jogos do Euro2016.
Governo

PGR: Secretários de Estado vão ser arguidos

192
A Procuradoria-Geral da República confirma que "determinou a constituição como arguidos de três secretários de Estado agora exonerados (Internacionalização, Assuntos Fiscais e Indústria)".
Galp

Bloco quer solução "rápida". PCP desvaloriza

286
A líder do Bloco diz que exonerações no Governo têm "sensibilidade" e quer que Costa explique "de forma rápida" a solução e se há remodelação. PCP diz debater-se por políticas e não por ministros.
Galp

Galpgate vai ter mais arguidos em breve

243
Os três secretários de Estado exonerados não serão os únicos novos arguidos. O chefe de gabinete de Rocha Andrade e o atual presidente do Instituto de Soldadura já são arguidos desde a semana passada.
Governo

Galpgate. PSD quer respostas sobre exoneração

256
Sublinhando que os factos a que se referem as exonerações remontam há um ano, Carlos Abreu Amorim diz que o PSD "não compreende porque é que se escolheu este momento".
Galp

Galp avança com exploração de gás em Moçambique

Consórcio que inclui a Galp deu a luz verde final à exploração de gás natural no Norte de Moçambique. O investimento no Coral Sul ascende a 6,2 mil milhões de euros. Galp tem 10%.
Energia

Gigante japonês quer investir mais em Portugal

A Marubeni já é o segundo maior investidor estrangeiro na energia portuguesa. Gigante japonês abriu escritório em Lisboa e olha para mais projetos. A agricultura é uma das áreas que interessa.
Galp

Galp anuncia sétima unidade de produção no Brasil

A Galp Energia anunciou esta quinta-feira que entrou em produção a primeira unidade replicante nos campos de Lula e Iracema, a sétima com participação da petrolífera em operação no Brasil.
Galp

Galp lucra 99 milhões no 1º trimestre

A Galp energia totalizou no primeiro semestre deste ano um resultado líquido de 99 milhões de euros, menos 15 milhões do que no período homólogo, de acordo com informação da empresa.
Impostos

Contribuição. Empresas de energia percebem esforço

Secretário de Estado diz que há pedidos extraordinários que faz sentido manter. Empresas do setor "acabam por perceber o esforço que lhes está a ser pedido" com Contribuição sobre o Setor Energético.
Eletricidade

300 mil têm serviços extra. Regulador impõe regras

Regulador admite que oferta de serviços de assistência, como a reparação de eletrodomésticos, por parte das elétricas, pode criar confusão no consumidor e define regras mais rigorosas de informação.
Petróleo

Costa alentejana. Galp admite furo em 2017 ou 2018

179
A Galp, em consórcio liderado pela ENI, participa no único projeto ainda vivo de pesquisa e exploração de petróleo. Perfuração ao largo da costa alentejana foi varias vezes adiada e ainda não há data.
Galp

Galp não larga o petróleo, mas quer renováveis

A Galp quer estar na energia de baixo carbono e admite investir em produção renovável. "É uma ambição, mas não um compromisso", diz o presidente. O petróleo e o gás vão continuar a ser fundamentais.
Galp

Plano da Galp prevê corte de 20% no investimento

Galp Energia vai reduzir o investimento em 20% nos próximos cinco anos. Plano para investir cinco mil milhões está centrado na produção de petróleo e gás, mas abre a porta à energia de baixo carbono.
Galp

Concorrência. Galp pondera recorrer da condenação

A Galp Energia está a analisar o recurso ao acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou a condenação da empresa por práticas anticoncorrenciais na venda de gás engarrafado.
Galp

Gás natural. Galp aprova projeto em Moçambique

157
A administração da Galp deu luz verde à primeira fase do mega-projeto de exploração de gás natural em Moçambique. O Coral Sul prevê uma unidade de liquefação de gás.
Galp

Gás rende 1.158 milhões de euros à Galp

Titularidade dos contratos de "take or pay" que asseguram o fornecimento de gás natural a Portugal transformaram-se num negócio altamente rentável para a Galp, segundo as contas da ERSE.
Galp

Galp. Mais seis novas plataformas de petróleo

A Galp Energia vai ter mais quatro plataformas de petróleo no Brasil e mais duas plataformas em Angola em atividade até ao final de 2018, avançou o presidente da petrolífera.
Galp

Lucros da Galp caíram 26% até setembro

Galp registou lucro de 361 milhões de euros nos primeiros nove meses. Queda de 26% face a 2015 é explicada pela queda do preço do petróleo, apesar da produção ter crescido. Sines vai parar.
Galp

O que vai mudar na Galp? Nada, diz Paula Amorim

A nova presidente não executiva da Galp Energia manifestou "total confiança" na gestão executiva da petrolífera que assinala dez anos da entrada em bolsa.
Rocha Andrade

PSD pede explicações: "Governo está em part-time?"

346
O PSD ficou "perplexo e inquieto" com as declarações de Rocha Andrade sobre listas de empresas relativamente às quais há governantes impedidos de decidir e exige esclarecimentos ao mais alto nível.
Rocha Andrade

"Todos os governantes têm lista grande" de escusas

363
Fernando Rocha Andrade diz que não sente que a sua posição no governo tenha ficado fragilizada com o caso Galpgate e lembra que vários governantes têm empresas sobre as quais não podem decidir.
Galp

Amorim renuncia à Galp. Paula Amorim é presidente

164
Américo Amorim saiu da presidência não executiva da Galp Energia, invocando razões pessoais. Para o substituir foi escolhida Paula Amorim, a filha do empresário que já estava na gestão da petrolífera.
Galp

Bruxelas autoriza parceria da Galp com Marubeni

A Comissão Europeia autorizou hoje a venda de 22,5% do capital da Galp Gás Natural Distribuição pela Galp Energia a um consórcio liderado pelos japoneses da Marubeni, após concluir que a operação não levanta problemas a nível de concorrência.
Galp

Galp reforça parceria com Petrobras

As petrolíferas portuguesa e brasileira vão avaliar em conjunto oportuidades de exploração, produção e infraestruturas no Brasil e fora.
Galp

CDS diz que Governo desautorizou Rocha Andrade

CDS continua com a dúvida sobre se o regime de "perdão fiscal" pode ou não aplicar-se ao contribuinte Galp e quer que Governo esclareça rapidamente. Finanças desautorizaram Rocha Andrade, dizem.
Impostos

"A Galp não precisa de perdão fiscal"

455
A líder do Bloco de Esquerda afirmou que "nunca foi favorável a estes perdões fiscais e não mudou de ideias" e que o partido está a analisar o que vai fazer a respeito desta matéria.
Impostos

Perdão fiscal inclui Galp? Governo diz que não

1705
Rocha Andrade admitiu que dívida da Galp pela contribuição extraordinária sobre setor energético, que está em litígio, podia ser paga ao abrigo do novo regime. Ministério veio depois dizer que não.
Isabel dos Santos

Galp. Bank of America evitou Isabel dos Santos

903
Banco americano desistiu de assessorar a venda de participação da Amorim Energia na Galp, diz a Bloomberg. Em causa esteve a avaliação do risco reputacional de fazer um negócio com Isabel dos Santos,
Política

Assessor de Costa também foi ao Euro com a Galp

1582
O assessor do primeiro-ministro para os assuntos económicos, Vítor Escária, foi convidado pela petrolífera para assistir a um jogo do Euro 2016.
Corticeira Amorim

Amorim põe à venda 5% da participação na Galp

Américo Amorim está a vender 5% de uma posição que tem na petrolífera Galp, que vale cerca de 498 milhões de euros, segundo avança a agência de informação financeira Bloomberg.
Governo

Prenda da Galp vale 14,6 vezes o limite do Governo

669
O valor de mercado da prenda recebida por Rocha Andrade é de 2.190 euros. O limite criado pelo Governo é de 150 euros. Veja as questões que ainda estão por responder no caso das viagens ao Euro.
Galp

Galp Gás Natural Distribuição emite dívida

Galp Gás Natural Distribuição vai emitir 600 milhões de euros de dívida a sete anos, operação prevista no âmbito da venda de 22,5% do capital do negócio de infraestruturas reguladas à Marubeni.
Galp

Costa mantém confiança em secretários de Estado

António Costa manifestou confiança política nos secretários de Estado que assistiram a jogos de futebol em viagens pagas pela Galp. Recusou-se a comentar a entrevista do ministro da Economia à SIC.
Parlamento

AR já está a debater as polémicas do Governo

Recapitaliação da Caixa, Galpgate, problemas no IEFP. A comissão permanente do Parlamento está reunida e vai ouvir membros do Governo. Veja aqui em direto.
Galp

Galpgate. "Secretários de Estado agiram de boa-fé" - como aconteceu

245
Deputados reuniram-se pela primeira vez depois das férias. Mourinho Félix explicou recapitalização da Caixa, com PSD e CDS ao ataque. Governo saiu em defesa de secretários de Estado no caso Galpgate.
Parlamento

Galpgate e Caixa em debate hoje no Parlamento

O Governo vai estar presente na reunião de hoje da comissão permanente da Assembleia da República que substitui o plenário durante as férias parlamentares.
Parlamento

Centeno vai ao Parlamento explicar plano para CGD

Comissão Permanente do Parlamento reune esta quinta-feira com temas da Caixa e viagens pagas pela Galp na agenda. Mário Centeno vai explicar recapitalização do banco.
Tarifa Social

Tarifa social. Colaboração reduz multa da Galp

120
Condenação por infrações na atribuição da tarifa social deu coima de 500 mil euros que foi reduzida para metade, porque a Galp assumiu culpas e vai compensar clientes com efeito retroativo.
Galp

Ministério Público confirma buscas à Galp

207
O Ministério Público confirmou que a Galp e uma agência de viagens foram alvo de buscas no âmbito da investigação às deslocações ao Euro 2016 pagas pela empresa a três membros do Governo.
Galp

PGR abre inquérito sobre viagem de Rocha Andrade

702
Procuradoria-Geral da República abriu uma investigação criminal sobre a viagem do secretário de Estado ao Euro a convite da Galp. Elementos já foram enviados ao DIAP, avança o Expresso.
Galp

CDS quer Costa a falar das viagens pagas pela Galp

493
Os democratas-cristãos enviaram um conjunto de perguntas ao primeiro-ministro para esclarecer se os governantes que aceitaram convites mantêm "condições de isenção".
Galp

Viagens com a Galp em nome das boas relações

502
Galp pagou viagens e autarcas aceitaram em nomes das boas e antigas relações institucionais, mas garantem que mantêm independência e imparcialidade.
Galp

Galp. Montenegro dá recado a "companheiros" do PSD

361
Líder parlamentar do PSD desdobrou-se em explicações sobre falta justificada no Parlamento como "trabalho político" para assistir a jogo do Euro. E mandou recado enigmático a membros do seu partido.
Parlamento

AR chama Governo sobre incêndios, não sobre Galp

341
Grupo de trabalho reúne esta quinta com membro da Administração Interna para esclarecimento sobre fogos. Segue-se visita a Proteção Civil. Esquerda chumba reunião extra para discutir viagens da Galp.
Galp

BE critica "promiscuidade" de autarcas da CDU e PS

396
Concelhia do BE de Santiago do Cacém e de Sines ataca presidentes de câmara da CDU e do PS por terem aceitado "presentes" da Galp no Euro 2016. É "promiscuidade" entre empresas e poder local, dizem.
Parlamento

Incêndios são prioridade, "Galpgate" para setembro

128
CDS queria chamar o Governo ao Parlamento para se explicar sobre Galp, mas PCP e BE querem dar prioridade aos incêndios. PSD e CDS admitiam Comissão Permanente com dois pontos, mas nada está decido.
Rocha Andrade

Costa mantém "confiança" em quem viajou com a Galp

1516
O primeiro-ministro falou pela primeira vez sobre a polémica dos governantes que foram ver jogos da seleção nacional, a França, pagos pela Galp e declarou o caso "devidamente encerrado".
Galp

Autarcas do PS e da CDU aceitaram convites da Galp

6270
À lista onde já constam governantes e um deputado do PSD, juntam-se também dois autarcas, de Sines (PS) e de Santiago do Cacém (CDU), que viajaram com a Galp para ver o Hungria-Portugal, em Lyon.
Rocha Andrade

Explicando o que deveria ser inexplicável

1388
O caso Galp resulta de uma cultura política de excessiva proximidade entre o poder político e o poder económico que favorece os conflitos de interesse e premeia menos o mérito e mais quem se conhece.
Rocha Andrade

“Ética republicana”, versão geringonça

1036
A ideia de que os “usos e costumes” e a “adequação social” justificariam o "Galpgate" tem aderência histórica com as pouco edificantes práticas que caracterizam a “ética republicana” em Portugal.
Galp

Santos Silva vai lidar diretamente com a Galp

897
O ministro dos Negócios Estrangeiros assumiu que vai lidar "pessoalmente" com todos os assuntos entre o seu ministério e a Galp. Um dos secretários de Estado que foram ao Euro com a Galp é do MNE.
Rocha Andrade

Ministro da Educação: viagens são assunto fechado

175
Tiago Brandão Rodrigues defendeu que a polémica em torno das viagens pagas pela Galp a secretários de Estado para assistirem a jogos do Euro 2016 está terminada.
Rocha Andrade

Costa não comenta viagem de Rocha Andrade

1451
O gabinete de António Costa refere apenas que não haverá comentários e remete para as declarações de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.
Rocha Andrade

PCP e Bloco condenam atitude de Rocha Andrade

674
O PCP classificou a atitude de Rocha Andrade como "criticável" e pediu que o Governo para "analisar a situação". Já o Bloco de Esquerda diz que a atitude é "eticamente reprovável".
Governo

3 secretários de Estado foram ao Euro com a Galp

2742
Já são três os secretários de Estado que aceitaram o convite da Galp para assistir em Lyon ao Portugal-Hungria. Jorge Oliveira, secretário de Estado da Internacionalização, também foi pela Galp a Lyon
Rocha Andrade

Aceitar presentes pode ser crime desde 2010

1686
Mário Centeno diz ao Observador que "não é relevante nesta circunstância" responder à pergunta se teve conhecimento da viagem paga ao secretário de Estado. Em 2010, certos presentes passaram a crime.
Rocha Andrade

PSD quer esclarecer caso Galp/secretário de Estado

134
O PSD quer esclarecimentos do Governo sobre uma viagem que terá sido paga integralmente pela Galp ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para assistir a um dos jogos da seleção no Campeonato Europeu de Futebol.
Rocha Andrade

Jogos do Euro. Rocha Andrade reembolsa Galp

4804
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais vai reembolsar a Galp pela despesa de o ter levado a ver dois jogos do Euro 2016, para que "não restem dúvidas sobre a independência do governo".
Galp

Galp com 2,5 milhões de barris em Angola

A portuguesa Galp produziu em Angola, em todo o ano de 2015, o equivalente a 2.528.411 barris de petróleo, garantindo naquele país o equivalente a menos de 1% do da produção total de 2015.
Galp

Acordo com Marubeni abre porta a novos negócios

O presidente da Galp disse que a parceria com a Marubeni abre portas a novas geografias e áreas de negócio. A empresa japonesa lidera o consórcio para alienar 22,5% da Galp Gás Natural Distribuição.
CMVM

Lucro da Galp cai 20% até junho para 247 milhões

O lucro da Galp caiu 20% no primeiro semestre deste ano, para 247 milhões de euros, segundo informou hoje a empresa, também num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
A página está a demorar muito tempo.