Já na manhã desta quarta-feira noticiámos que o YouTube planeava arrancar em breve com um modelo de subscrição de música. O rumor circulava há já algum tempo e não foi tarde nem cedo: ao final do dia foi lançado o Music Key, um novo serviço de streaming para fazer concorrência ao Spotify.

O novo serviço do YouTube vai ser pago, não tem publicidade, permite reprodução em segundo plano e em modo offline (sem que seja necessária uma ligação à internet). Em suma, um modelo semelhante ao oferecido pelo serviço Premium do Spotify.

O Music Key encontra-se ainda na versão “beta” (de teste) e está apenas disponível por convite. Se conseguir um, poderá experimentar o serviço gratuitamente durante seis meses e depois beneficiar de um desconto de 2 euros na mensalidade, fixada nos 9,99 euros (o serviço pago do Spotify custa 6,99 euros).

Há milhões de utilizadores que usam o YouTube para ouvir música. Muitas vezes pouco ou nada importa que o “vídeo” que o ilustra seja uma imagem estática, o importante é que a música se oiça. Para muitos a qualidade do som não é o mais importante, mas o YouTube também vai aumentar a qualidade (o “bitrate”) e garantir o acesso aos 30 milhões de músicas disponíveis atualmente no Google Play.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR