A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos EUA desviou 10 milhões de litros de químicos da mina abandonada de Gold King para o rio Animas, um afluente do rio Colorado, que também ficou contaminado. A água do rio ficou amarela ao longo de 160 quilómetros, mas a situação – que dura há quase uma semana – já está a ser atenuada, garante a BBC.

A EPA está a tentar entender que repercussões para a saúde pública pode ter este erro, provocado pelos trabalhadores da empresa, já que o derrame foi três vezes superior ao previsto. Exames efetuados à água detetaram a presença de metais pesados como arsénico, chumbo, zinco e cobre, que chegaram a algumas cidades ribeirinhas. Durango foi uma das mais afetadas, por causa da deposição dos sedimentos amarelos que deram cor à água, explica a UPI.

A dimensão da contaminação já avançou três vezes mais do que inicialmente previsto, conta a CNN. Na verdade, alguns materiais estão de tal modo concentrados na água do rio que a EPA considera estarem a “níveis de contaminação máximos”. E isso significa uma ameaça para os humanos, especialmente crianças. As consequências para quem se expõe a estes materiais podem, no limite, ser cancro dos rins e problemas de desenvolvimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR