Milhares de britânicos são esta segunda-feira esperados nas ruas de Londres e em mais cidades britânicas em protesto contra a visita de Donald Trump ao Reino Unido. Na capital, os manifestantes devem dirigir-se ao Parlamento, onde será debatida uma petição pública que exige que o presidente dos Estados Unidos não seja recebido no país numa visita oficial de Estado.

De acordo com o The Independent, há protestos previstos para cidades como Manchester, Birmingham, Bristol ou Cardiff. O Governo de Theresa May já recusou oficialmente a petição — bem como ceder à pressão para não receber Trump — mas a petição será discutida esta segunda-feira, às 16h30, no Parlamento britânico.

A petição, que está disponível no site do Parlamento britânico, refere que Donald Trump não deve ser impedido de entrar no Reino Unido na qualidade de chefe do governo dos Estados Unidos, mas que o convite para uma visita de Estado oficial deve ser retirado para não causar constrangimento à rainha Isabel II. “A bem documentada misoginia e vulgaridade de Donald Trump desclassifica-o de ser recebido pela sua majestade a rainha ou o príncipe de Gales“, indica a petição.

Há uma segunda petição, que também deverá ser discutida esta segunda-feira, favorável à visita de Trump, que lembra que o presidente dos EUA “é o líder do mundo livre”, lembrando que Reino Unido apoia a liberdade de expressão. Esta segunda petição recolheu menos de 150 mil assinaturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira-ministra britânica, Theresa May, esteve a 27 de janeiro em Washington, naquela que foi a primeira visita de um líder estrangeiro à Casa Branca desde que Trump tomou posse. Foi nessa ocasião que May endereçou ao chefe de Estado norte-americano um convite da rainha Isabel II para uma visita de Estado ao Reino Unido.

Em janeiro, o Parlamento britânico tinha discutido a eventual interdição de Trump no Reino Unido, após uma petição assinada por 600 mil pessoas que criticava a intenção do norte-americano banir a entrada de muçulmanos no país. Uma mensagem foi este domingo projetada nas paredes do parlamento britânico, uma iniciativa da Global Justice Now, uma Organização Não Governamental que faz parte do movimento anti-Trump no Reino Unido.