A Policia espanhola prendeu esta madrugada Filippo Di Pierro, treinador da equipa espanhola Eldense, de Alicante, por alegada corrupção no futebol, avança o El Español. Nobile Capuani, que lidera o grupo investidor italiano que entrou no clube em janeiro também foi detido pelas autoridades. O sucedido acontece depois de a equipa ter perdido por uns expressivos 12-0 com o Barcelona B, num jogo que contava para o Grupo 3 Segunda Divisão B.

Também um dos responsáveis pelo clube, Nobile Capuani – um dos investidores italianos – foi preso pela polícia no seguimento das suspeitas de corrupção. Segundo o jornal El País, também o guarda-redes Alessandro Zanier e um outro jogador, cujo o nome não foi divulgado, terão sido detidos.

A polémica sobre o jogo, do passado sábado, entre a equipa de Alicante e a equipa B do Barcelona tem feito correr muita tinta nos jornais espanhóis nos últimos dias. O facto de o marcador ter assinalado, no final da partida, uma expressiva vitória de 12 golos do Barcelona contra zero do Eldense levantou suspeitas sobre o treinador Di Pierro, que no passado já tinha estado ligado a escândalos de corrupção idênticos.

Sabe-se agora, por via de vários jogadores que o resultado deste jogo, apesar de existirem muitas suspeitas sobre outros, estava combinado. “8-0 ao intervalo e 12-0 no final”, terá sido o acordado, segundo Cheik Saad, jogador do Eldense que esta segunda-feira contou ao jornal espanhol “Marca” o sucedido. Pormenores como a duvidosa escolha de jogadores pouco utilizados para titulares da partida também dão força à teoria de corrupção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Saad foi mais longe e revelou as conversas e as ameaças feitas aquando do jogo de sábado. O avançado do clube espanhol afirmou que quatro colegas seus sabiam do que ia acontecer. Mais, conta que depois da partida, tentaram dissuadi-lo da ideia de contar tudo com ameaças.

“Durante a noite ameaçaram-me para que não contasse. Contei e não tenho medo”, afirmou o jovem que joga a avançado no clube de Alicante.

Cheik Saad faz ainda referência às imagens de colegas seus que aparecem, nas imagens pós apito final, a chorar depois da pesada derrota. Sobre isso Saad acusa os companheiros de equipa de estarem ligados ao esquema de resultados combinados: “Alguns deles que choram nas imagens de televisão, são os que combinaram o jogo”.

Via Twitter o jogador também reagiu ao sucedido e pediu desculpa aos adeptos do clube pela situação.

A equipa sénior do clube, suspendeu entretanto a sua atividade. A direção do Eldense afirma ainda ser o referido grupo investidor italiano a estar por trás dos resultados combinados e das apostas ilegais.

O jornal El País dá conta de sucessivas saídas de jogadores, aparentemente importantes para o clube, desde que os investidores italianos e o treinador Filippo Di Pierro entraram no Eldense. O diário espanhol conta inclusive que o grupo investidor era apelidado entre os jogadores como “máfia”. Desde janeiro 20 jogadores já abandonaram o clube.

Veja aqui os momentos dos golos da polémica partida: