Aviação

Primeiro voo direto entre Pequim e Lisboa aterra hoje de manhã

344

O primeiro voo direto entre Pequim e Lisboa aterra esta quarta-feira de manhã, pelas 7h30, em Lisboa. A primeira ligação aérea direta saiu do Aeroporto Internacional de Pequim às 18h10 de terça-feira.

O voo entre Pequim e Lisboa demorará cerca de 13 horas e, no sentido inverso, demorará 12 horas

JOAO RELVAS/LUSA

O primeiro voo direto entre Pequim e Lisboa aterra esta quarta-feira de manhã, pelas 7h30, em Lisboa, depois de ter deixado a capital da China às 18h10 de terça-feira (hora em Lisboa).

A primeira ligação aérea direta entre a capital chinesa e Lisboa saiu do Aeroporto Internacional de Pequim às 18h10 de terça-feira, (1h10 de quarta-feira em Pequim), sendo que o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, estará nas cerimónias da chegada do voo, pelas 7h30.

Dois dias antes da inauguração da ligação direta entre os dois países, que é operada pela companhia aérea chinesa Capital Airlines, os primeiros quatro voos diretos entre a China e Portugal estavam “praticamente esgotados”, segundo a companhia aérea chinesa. Já no sentido inverso – entre Portugal e a China – a taxa de ocupação “ronda os 75%”.

O voo, que terá três frequências por semana – quarta-feira, sexta-feira e domingo – entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim, arranca na quarta-feira.

O voo entre Pequim e Lisboa demorará cerca de 13 horas e, no sentido inverso, demorará 12 horas. A atual ligação mais rápida entre a capital dos dois países demora 14 horas, com escala em Frankfurt, na Alemanha.

A companhia aérea abrirá também um voo entre Macau e a capital chinesa, que coincidirá com a ligação a Lisboa, de forma a servir também os 15.000 portugueses que vivem no território outrora administrado por Portugal.

O embaixador português em Pequim, Jorge Torres-Pereira, afirmou que Portugal pode ter como objetivo chegar a um milhão de turistas chineses por ano.

A China é já o maior emissor mundial de turistas e, segundo estatísticas oficiais, 135,1 milhões de chineses viajaram para fora da China continental, em 2016, num aumento de 12,5% em relação ao ano anterior.

A Capital Airlines é uma das subsidiárias do grupo chinês HNA, acionista da TAP, através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

A plateia dos patetas

Maria João Avillez

Um misto de leveza, manha, irresponsabilidade. Uma manipulação a partir do palco do poder para a plateia de patetas onde quem não é da geringonça é suposto estar sentado.

Agências de Rating

De BB+ para BBB-

Luís Aguiar-Conraria

A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados

Fernando Medina

Síndrome de Lisboa

Maria João Marques

O carro é um meio de transporte legítimo, os proprietários pagam impostos, pelo que têm direito a usá-lo quando assim lhes for mais confortável e conveniente, sem serem demonizados pelo edil lisboeta.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site