Reino Unido

Reino Unido importou quase 700 mil ovos contaminados com fipronil

O Reino Unido terá importado 700 mil ovos contaminados e não os 21 mil antes anunciados. A conclusão foi da Food Standards Agency. Ainda assim, não deve representar perigo para a saúde pública.

PATRICK HUISMAN/EPA

Quase 700 mil ovos contaminados pela utilização inadequada do inseticida fipronil em aviários foram importados para o Reino Unido, anunciou a agência de segurança alimentar britânica esta quinta-feira.

É provável que o número de ovos que chegaram ao Reino Unido esteja mais próximo dos 700.000 que dos 21.000 que pensávamos anteriormente que teriam sido importados” de aviários na Holanda, informou a agência, Food Standards Agency (FSA), na sua página na internet. A agência precisou que o número corresponde a 0,007% dos ovos consumidos anualmente no país, pelo que “é altamente improvável que representem algum risco para a saúde pública“.

Dezenas de produtores da Bélgica e da Holanda estão a ser investigados depois da deteção de ovos contaminados com fipronil, um inseticida cuja utilização em animais que se destinam ao consumo alimentar está proibida.

Ovos contaminados terão sido importados para a Alemanha, França, Luxemburgo, Reino Unido, Suécia, Suíça. Segundo a Direção-Geral da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (DGAV), e os ovos em causa não estão à venda em Portugal.

No caso do Luxemburgo, revelado na quarta-feira, os ovos contaminados foram colocados à venda em supermercados, mas também utilizados na confeção de refeições congeladas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
União Europeia

É tempo de um Ano Europeu do Silêncio

Timothy Garton Ash

As palavras ultrapassam sempre os atos na política, mas mais na UE do que em qualquer outro lado. Portanto, aqui vai uma proposta modesta: os nossos líderes devem declarar um Ano Europeu do Silêncio.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site