Eletricidade

Eletricidade

Explicador/ Fatura da luz, afinal, sobe ou desce? 11 respostas

Preços da luz iam descer pela primeira vez em 18 anos. Mas a EDP Comercial, com mais de 50% dos clientes domésticos, afinal, vai subir. 11 respostas sobre os mistérios da fatura de eletricidade.
Eletricidade

EDP e Endesa em tribunal contra decisão do Governo

Atualizado
EDP e a Endesa avançam para tribunal contra decisão deste Governo que anula um despacho do anterior Executivo. Medida contestada permitiu tirar 90 milhões de euros aos preços da eletricidade em 2018.
EDP

Marcelo está a estudar aumento de preços da EDP

217
Marcelo Rebelo de Sousa revelou que o aumento dos preços da eletricidade pela EDP no mercado livre é uma matéria que está a estudar e sobre a qual poderá vir a pronunciar-se.
EDP

EDP Comercial alterou cartas enviadas aos clientes

A EDP Comercial alterou as cartas enviadas aos clientes em novembro, depois da notificação da ERSE. O regulador exigiu à empresa que deixasse de usar algumas expressões que induziam em erro.
Energia Renovável

Barragens abastecem 11% do consumo de eletricidade

A produção de energia renovável das barragens representou em 2017 11% do consumo total de eletricidade. A produção renovável total abasteceu 40% do consumo.
EDP

EDP impedida de usar frases enganosas

263
Regulador impede a EDP Comercial de usar expressões enganosas para recuperar os clientes que perdeu para os concorrentes. ERSE investiga práticas comerciais desleais.
Eletricidade

Famílias no mercado livre podem voltar ao regulado

A partir de janeiro, quem está no mercado livre de eletricidade vai poder regressar à tarifa regulada no mesmo fornecedor (se este aplicar o novo regime) ou na EDP.
Eletricidade

Luz para casal com filhos é mais barata na Endesa

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que, entre julho e setembro, a fatura da luz para um casal com dois filhos foi mais barata na Endesa. O custo anual é de 822 euros.
Eletricidade

Goldenergy terá tarifa de eletricidade equiparada

A Goldenergy vai disponibilizar o regime equiparado ao das tarifas transitórias ou reguladas de luz por considerar "importante ir ao encontro da decisão aprovada este ano pelo Parlamento".
Eletricidade

"Má prática" na comunicação das tarifas da luz

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aconselha os consumidores a consultarem e compararem os preços praticados no mercado de eletricidade, usando os simuladores disponíveis.
EDP

EDP aumenta tarifas da luz em média 2,5%  

Em 2018, a EDP Comercial vai aumentar, em média, o preço da eletricidade em 2,5%. Contudo, as tarifas de eletricidade no mercado regulado descem 0,2% para os consumidores domésticos.
DECO

EDP. Renda do contador pode custar até mais 35% 

910
EDP Comercial informou que aumentos no preço da luz não vão ultrapassar 2,5% em 2018. Já os custos diários associados aos contadores têm outras contas: podem aumentar até 35%, avisa a Deco.
Consumo

Energia. Mulher recebe fatura de 284 mil milhões

552
Cliente que recebeu a fatura exorbitante chegou a pensar que alguma coisa tinha corrido mal com as iluminações de Natal que tinha montado em casa.
Estados Unidos da América

Atlanta. Energia restaurada no aeroporto

A eletricidade foi reposta no aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos. Esta domingo, um apagão cancelou mais de mil voos naquele que é o maior aeroporto do mundo.
Eletricidade

Em 150 milhões previstos, só chegaram 5 milhões 

Contribuição cobrada às grandes empresas de energia desde 2014 deveria ter beneficiado preços de eletricidade, mas até agora o Estado só transferiu 5 milhões, face aos 150 milhões de euros previstos.
EDP

EDP "perdeu" 14 milhões nas receitas para 2018

Os proveitos regulados da EDP Distribuição foram revistos em baixa em 14 milhões de euros, para 1.062 milhões de euros, nas tarifas para 2018 face à proposta preliminar da ERSE de 13 de outubro.
Eletricidade

Preço da luz desce 0,2% a partir de 2018

114
As tarifas de eletricidade no mercado regulado descem 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 01 de janeiro, confirmou o regulador do setor energético.
Gás Natural

Consumo de gás natural atinge máximo histórico

O consumo de gás natural em Portugal atingiu um novo máximo histórico. O aumento da utilização está relacionado com a quebra da produção hídrica.
EDP

Contribuição deve ser cobrada a todas as centrais

Conselho consultivo da Procuradoria Geral da República conclui que contribuição sobre a energia não é imposto, logo o custo tem de ser suportado por todas as centrais e não pode passar para os preços.
Poluição

Portugal. Emissões de gases aumentaram em 2017

2017 será um dos anos com maiores emissões de gases com efeito de estufa em Portugal desde o início da década, devido aos efeitos da seca na produção de eletricidade e às grandes áreas ardidas.
Energia Renovável

Renováveis. Corte de 133 milhões está por cobrar

O Governo quis corrigir os apoios públicos pagos "em excesso" aos produtores de renováveis. Medida beneficiou o preço da eletricidade em 2017, mas, um ano depois, os valores ainda não foram cobrados.
EDP

Presidente da EDP rejeita subida de preços da luz

António Mexia admitiu que o principal impacto da seca para a empresa são as "menores receitas", mas recusou um aumento de preços da luz no país, por serem definidos a nível ibérico.
Eletricidade

Medida para cortar custos trava exportações

Revogação de uma decisão do anterior Governo fez subir os custos das centrais a gás natural em Portugal. Produção caiu em setembro e em outubro, o sistema nacional passou de exportador a importador.
EDP

EDP pagou 322 mil e recebeu prémios de 3,6 milhões

Relatório da qualidade de serviço em 2016 revela 32,5 mil incumprimentos que levaram EDP Distribuição a pagar 322 mil euros em compensações. Prémios por melhoria da qualidade valeram 3,6 milhões.
Economia

EDP vai a tribunal pelo acesso a estudo sobre CMEC

A operadora elétrica quer consultar o estudo da ERSE sobre os CMEC, mas a reguladora negou o acesso até que o Governo tome uma decisão "de determinação do ajustamento final" dos contratos.
Ambiente

Governo quer fechar centrais a carvão até 2030

Governo comprometeu-se a encerrar as duas centrais produtoras de eletricidade a carvão, até 2030, anunciou o ministro do Ambiente. Com a seca, Sines e Pego abastecem 28% do consumo em Portugal.
Eletricidade

Regresso a tarifa regulada será possível em 2018

As famílias podem, a partir de janeiro e até 2020, regressar ao mercado regulado de eletricidade e manter o fornecedor em mercado livre, mas com a tarifa definida anualmente pelo regulador.
Energia

Simulador Poupa Energia permite comparar tarifas

As famílias têm um novo simulador com as ofertas tarifárias dos 23 comercializadores de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado, através do endereço poupaenergia.pt.
Eletricidade

Elygas Power sai do mercado de eletricidade

A Elygas Power deixa de comercializar eletricidade, por incumprimento de obrigações, passando os seus cerca de 5.000 clientes a serem fornecidos pela EDP Serviço Universal.
Guiné-Bissau

Banco Mundial oferece ajuda a Guiné-Bissau

121
A vice-presidente do Banco Mundial para a região africana disse que a instituição está empenhada em ajudar a Guiné-Bissau a melhorar os níveis de fornecimento de eletricidade e Internet à população.
EDP

Lucro da EDP dispara 86% com venda de ativos

EDP teve lucros de 1.147 milhões de euros até setembro. O salto de 86% face ao mesmo período de 2016 é explicado pela venda de ativos de gás em Espanha. Sem esse efeito, o resultado recuou 4%.
EDP

Especial/ As guerras com a EDP para baixar os preços

Por detrás da primeira descida do preço da eletricidade em 18 anos, há vários conflitos entre o Estado e a maior elétrica portuguesa. Cortar custos é quase sempre sinónimo de tirar ganhos à EDP.
Eletricidade

Eletricidade vai baixar 0,2% em 2018

1.157
A eletricidade vai baixar 0,2% no próximo ano. Proposta apresentada pelo regulador da energia aponta para a primeira descida de preços este século. Mas nem todos os cortes anunciados valem já em 2018.
Orçamento do Estado

Produção de eletricidade. Carvão vai pagar imposto

230
Combustíveis usados para produzir eletricidade, como o carvão, vão começar a pagar imposto a partir de 2018. Proposta de Orçamento a apresentar na AR prevê fim da isenção até 2022. Taxa começa em 10%.
Tarifa Social

Cortes na EDP criam expetativa de luz mais barata

Proposta de atualização das tarifas elétricas deve ser conhecida hoje. Anúncio de cortes à EDP criou expetativa de que os preços podem baixar em 2018. Tarifa social manterá desconto de 33,38%.
EDP

EDP fez as contas e reclama mais cem milhões

Contas feitas pela EDP e REN apontam para pagamento final de 256 milhões de euros nos próximos dez anos. São mais cem milhões do que a conta do regulador. EDP diz que simulação da ERSE viola a lei.
EDP

EDP terá menos 165 milhões por ano. E pode pagar

Contas da ERSE ao custo final das rendas da EDP apontam para redução na fatura anual paga nos preços da luz de 165 milhões de euros, a partir de 2018. E em vez de receber, a EDP ainda pode pagar.
EDP

Lei que fixou rendas deu 510 milhões a mais à EDP

309
Regulador da energia conclui que passagem das centrais da EDP para o regime dos CMEC, aprovado em 2004, gerou um acréscimo de custos de 510 milhões de euros aos preços da eletricidade.
Bloco de Esquerda

BE quer "coragem" para baixar a conta da luz

A coordenadora do BE, Catarina Martins, exigiu ao Governo "coragem" para cortar nas rendas excessivas da energia e assim permitir que já em 2018 a conta da luz baixe, pela primeira vez, em Portugal.
Eletricidade

Especial/ Regressa a tarifa regulada. Vale a pena?

Quem aderiu ao mercado livre de eletricidade poderá, em breve, mudar para a tarifa regulada. Não pense nisso: nunca é a opção mais barata. Em vez disso, descubra o fornecedor mais económico para si.
Eletricidade

EDP obrigada a devolver ganhos de 72,9 milhões

O Governo notificou a EDP para devolver 72,9 milhões de euros por pagamentos em excesso às centrais elétricas. O montante será abatido às tarifas de 2018.
Eletricidade

Recorde na produção elétrica com gás natural

A produção elétrica com gás natural em agosto aumentou 56% em relação ao mesmo mês em 2016. São "níveis muito elevados", descreve a REN. Mas a produzção hidroelétrica continua muito baixa.
Eletricidade

Energia. Tarifa social já abrange 11 mil açorianos

O processo de atribuição da tarifa social de fornecimento de energia elétrica já foi concluído, o que faz com que 11 mil clientes açorianos sejam abrangidos. Mais oito mil do que anteriormente.
Diário da República

Governo impõe auditorias às instalações elétricas

O despacho que visa reforçar a segurança das instalações, no âmbito do novo regime de flexibilização das inspeções elétricas e de gás natural, é publicado esta terça-feira em Diário da República.
Eletricidade

EDP condenada a devolver receitas a Alcácer do Sal

761
Tribunal arbitral condena EDP Distribuição a devolver à câmara de Alcácer metade da receita cobrada pela cedência da rede a operadores de telecomunicações. Autarquia diz que é decisão inédita.
Inovação

Cientistas criam proteína a partir de eletricidade

307
Eletricidade, água, dióxido de carbono e micróbios: esta é a nova receita para combater a fome mundial. Criada por investigadores finlandeses, a nova fórmula traz vantagens económicas e ambientais.
Eletricidade

Consumo de eletricidade cai 0,4% em julho

O consumo de eletricidade registou uma ligeira descida em julho, de 0,4%, na comparação com igual mês de 2016, segundo a REN - Redes Energéticas Nacionais.
Angola

Angola investe para manter centrais elétricas

O governo angolano vai financiar 100 milhões de euros para constituir um banco de peças para assegurar as 21 centrais elétricas no país.
Eletricidade

Seca. Recordes na produção das centrais a gás

A produção de eletricidade nas centrais a gás está a atingir recordes por causa da seca. O pico do consumo de gás foi atingido dia 13. Térmicas abasteceram 68% do consumo e venderam para Espanha.
Moçambique

Eletricidade de Moçambique reforça rede no sul

A empresa pública Eletricidade de Moçambique anunciou esta segunda-feira o reforço da rede no sul do país graças à conclusão de obras na subestação de Dzimbene, província de Gaza.
Presidente Marcelo

Alteradas obrigações nas inspeções de gás e luz

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou os novos regimes de instalação de gases combustíveis e de eletricidade em edifícios.
Eletricidade

Rendas. Governos Durão e Santana ignoraram avisos

361
Parecer da ERSE de maio de 2004 alertava para aumento das receitas da EDP à custa dos consumidores no projeto dos CMEC. Diploma foi preparado no Governo de Durão Barroso e aprovado por Santana Lopes.
Eletricidade

Clientes vão poder voltar à tarifa regulada da luz

229
A proposta do PCP foi aprovada pelo PS, partido que apoiou a liberalização total do mercado de eletricidade. Regresso dos clientes à tarifa põe em causa o fim do mercado regulado.
EDP

Governos validaram rendas pagas à EDP

134
Dados usados para calcular compensações pagas às centrais da EDP são fornecidos pelas empresas. Regulador dá parecer, decisão final é do Governo, mas lei deixa pouca margem para intervir.
Eletricidade

Fact Check/ Pagamos a eletricidade mais cara da Europa?

127
Catarina Martins (BE) diz que é verdade, tendo em conta o poder de compra de cada país. O argumento foi recuperado num debate quinzenal em que a esquerda pediu a intervenção do Governo no setor.
Eletricidade

Quem é que fez queixa em Bruxelas contra a EDP

111
Em 2012, um grupo de cidadãos "a título individual" apresentou uma queixa na Comissão Europeia contra alegadas ajudas de Estado à EDP. No mesmo ano, a justiça portuguesa recebeu uma denúncia anónima.
EDP

Rendas, barragens e suspeita. Explicações de Mexia

122
Buscas feitas na EDP por suspeitas de corrupção voltaram a trazer ao de cima dúvidas sobre os negócios feitos com o Estado e as "rendas" recebidas pela elétrica desde 2007.
Eletricidade

Rendas. Em dez anos, EDP recebeu 2,5 mil milhões

1.041
Regime que compensa centrais da EDP, face ao preço de mercado, transferiu nos últimos dez anos mais de 2,5 mil milhões de euros: o valor que saiu das tarifas pagas pelos consumidores para a elétrica.
EDP

Investigação à EDP resultou de denúncia anónima

396
Elétrica diz que António Mexia e João Manso Neto foram constituídos arguidos porque assinaram contratos. E revela que investigação teve origem em denúncia anónima. REN diz não é arguida.
Eletricidade

Contratos de energia. O que são os CAE e os CMEC

Justiça está a investigar os contratos de venda da eletricidade da EDP. Em 2004, os CAE viraram CMEC. As centrais passaram a vender em mercado, mas com seguro para riscos, pago pelos consumidores.
Eletricidade

Suspeita de corrupção. Mexia e Manso Neto arguidos

4.867
EDP e REN foram alvos de buscas por suspeitas de corrupção e participação em negócio. António Mexia e Manso Neto, da EDP Renováveis, são arguidos. Negócio do tempo de Manuel Pinho em investigação.
Energia

Consumo de eletricidade em Portugal subiu 3% em ma

O consumo de eletricidade subiu 3% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2016, para 3.980 Gigawatt hora, segundo dados da REN.
Energia

Gigante japonês quer investir mais em Portugal

A Marubeni já é o segundo maior investidor estrangeiro na energia portuguesa. Gigante japonês abriu escritório em Lisboa e olha para mais projetos. A agricultura é uma das áreas que interessa.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site