África

São Tomé e Príncipe

São Tomé. Principal partido da oposição reúne-se

O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata, principal partido da oposição são-tomense, reúne-se sábado e domingo em Conferência Nacional.
Angola

Enfermeiros de Luanda vão fazer greve às consultas

Os enfermeiros de Luanda decidiram suspender as consultas nos centros de saúde e hospitais públicos a partir de 30 de novembro, em protesto contra a falta de resposta a reivindicações com cinco anos.
Política

Presidente de Cabo Verde visitou Cova da Moura

O Presidente de Cabo Verde elogiou a integração da comunidade cabo-verdiana em Portugal, no decorrer de uma visita ao bairro da Cova da Moura, arredores de Lisboa, com Marcelo Rebelo de Sousa.
Angola

Estado Islâmico: muçulmanos condenados

Quatro dos seis muçulmanos acusados de organização terrorista e fidelidade ao grupo extremista Estado Islâmico foram condenados a pena de três anos de prisão efetiva.
Angola

Angola passa barreira dos 10 mil milhões em dívida

A dívida pública colocada por Angola na terceira semana de novembro aumentou 66%, para 108,5 mil milhões de kwanzas (556 milhões de euros).
Oscar Pistorius

Pena de Oscar Pistorius agravada para 13 anos

A pena de prisão do atleta olímpico Oscar Pistorius foi agravada para mais do dobro. Pistorius, que matou a namorada em 2013, vai passar 13 anos e cinco meses na cadeia.
Refugiados

Papua Nova Guiné. Refugiados barricados retirados

Os últimos refugiados que recusavam abandonar o centro de detenção de migrantes em Manus foram retirados. Os 378 homens foram levados para residências.
Zimbabué

Mnangagwa já é o novo Presidente do Zimbabué

Emmerson Mnangagwa tomou posse como Presidente do Zimbabué, tornando-se no primeiro líder daquele país africano após 37 anos de Robert Mugabe no poder. O ex-Presidente faltou à cerimónia.
São Tomé e Príncipe

Banco Mundial vai elevar donativo a São Tomé

O Banco Mundial vai elevar em 2020 até 84 milhões de euros o seu donativo a São Tomé e Príncipe, anunciou Clara de Sousa, representante da instituição no país.
Angola

Parlamento angolano ajusta orçamento

O secretário-geral da Assembleia Nacional disse que estão a ser feitos ajustes orçamentais e não cortes, deixando os deputados de viajar em primeira classe, entre outras medidas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Mais de metade das crianças são pobres

Mais de metade das crianças e jovens cabo-verdianos são pobres ou muito pobres, de acordo com o perfil da pobreza, que revela ainda que 35% da população total é pobre e 10,6% muito pobre
Angola

Presidente angolano pede moralização da sociedade

O Presidente de Angola admitiu a necessidade de "moralização" da sociedade, com um "combate sério" a práticas que "lesam o interesse público".
Angola

João Lourenço reduz vice-governadores

João Lourenço aprovou a redução de três para dois vice-governadores das províncias do país. A medida altera o regulamento que tinha sido aprovado por José Eduardo dos Santos.
Moçambique

Forças de Defesa têm de responder às novas ameaças

As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique precisam de estar prontas para responder a novas ameaças como o terrorismo internacional.
Angola

Bancos têm de dar crédito para receber divisas

O Banco Nacional de Angola vai condicionar a venda de divisas para operações particulares em função do volume de crédito concedido por cada banco.
Moçambique

Moçambique. Programa de cooperativas mineiras

O governo moçambicano vai desenvolver um programa-piloto de cooperativas mineiras de pequena escala. A aposta é uma tentativa de organizar o garimpo artesanal que é feito junto de zonas de extração.
Angola

João Lourenço na África do Sul

O presidente angolano está na África do Sul para a primeira visita de Estado desde que foi eleito. Os dois países devem assinar um acordo de supressão de vistos para passaportes ordinários.
Cabo Verde

Pioneirismo. Cabo Verde no Conselho da Europa

314
Cabo Verde tem condições para encabeçar a primeira candidatura africana ao Conselho da Europa. sobretudo porque é um país que partilha os valores democráticos e o respeito pelos direitos humanos
Angola

Especial/ Quem são os 10 filhos de Eduardo dos Santos

1.191
Isabel dos Santos é a mais conhecida, mas não é a única. Entre os 10 filhos do ex-Presidente, há negócios com Portugal, muita música e até um filho-mistério. Quase todos beneficiam da fortuna do pai.
CPLP

Portugal e Cabo Verde preparam para a CPLP

159
Portugal e Cabo Verde vão apresentar em breve à CPLP um projeto para a mobilidade inter-estados e estão a estudar uma parceria "especialíssima" para a livre circulação de pessoas.
Zimbabué

Mnangagwa falou pela primeira vez desde golpe

Emmerson Mnangagwa, que se prepara para suceder a Robert Mugabe na presidência do Zimbabué, apelou a "todos os patriotas" do país para "trabalharem em conjunto".
Mundo

Antonio Tajani quer "Plano Marshall" para África

O presidente do Parlamento Europeu defendeu que a União Europeia deve conceber "um verdadeiro 'Plano Marshall' para África", considerando que o plano de investimento atual não é suficiente.
Moçambique

Moçambique. Empresa alemã produz identificação

A empresa alemã Mulbauer ID Services vai passar a produzir documentos de identificação civil em Moçambique, anunciou o Ministério do Interior moçambicano.
Angola

Deputados angolanos querem 194 milhões

Os deputados angolanos querem ver o orçamento da Assembleia Nacional crescer em 2018, de forma a poderem manter as "condições mínimas do desenvolvimento da atividade parlamentar".
Rali Dakar

Dakar celebra 40.º aniversário longe de África

O Rali Dakar arranca a 6 de janeiro de 2018, naquela que será a 40.ª edição. A prova inicia-se no Peru e a chegada a Cordoba, Argentina, está prevista para dia 20.
Angola

Angola: detenção por desvio de gasóleo

O diretor-adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Abel Wayaha, foi detido na província da Huíla, em causa está o desvio de 132 camiões cisterna de gasóleo.
Moçambique

Moçambique espera boas influências do Zimbabué

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique considera que as influências da mudança política no Zimbabué só poderão ser positivas. Oldemiro Balói revelou que o país acompanhou o processo.
Angola

"Lourenço rasgou acordo com Eduardo dos Santos"

O diretor do Programa Africano no instituto de estudos britânico afirmou que "João Lourenço rasgou o acordo de compromisso com José Eduardo dos Santos".
Angola

Angola. João Lourenço nomeia novo presidente do TC

O Presidente angolano designou Manuel Miguel da Costa Aragão, que até agora presidia ao Tribunal Supremo, para juiz conselheiro presidente do Tribunal Constitucional.
África

União Africana pede sentido a líderes guineenses

União Africana pediu aos líderes políticos guineenses para terem sentido de Estado e de responsabilidade para alcançarem uma solução para o atual impasse político na Guiné-Bissau.
Zimbabué

Zimbabué. Demissão de Mugabe deixa povo em euforia

Apesar de o país permanecer numa grave crise política desde a passada semana, a notícia do anúncio da demissão de Mugabe chegou de surpresa, despoletando um ambiente de festa pela capital.
África

África deve contar com "próprios meios"

José Maria Neves, antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, disse em Maputo que África deve contar com os seus próprios meios para sair do atraso económico.
Moçambique

Moçambique. Orçamento de 20,9 milhões de euros

O parlamento moçambicano terá um orçamento de cerca de 20,9 milhões de euros, dinheiro que permitirá à Assembleia da República cumprir as suas tarefas.
Cabo Verde

Cabo Verde: queda no Índice de Ibrahim

O primeiro-ministro de Cabo Verde colocou a responsabilidade da queda de uma posição no índice Ibrahim no governo anterior.
África

Presidente angolano visita África do Sul

O novo Presidente angolano, João Lourenço, inicia quinta-feira uma visita de Estado à África do sul, para reforço de cooperação bilateral, anunciou a Presidência da República sul-africana.
Angola

Histórico do MPLA apela à saída de dos Santos

Ambrósio Lukoki apelou à saída de José Eduardo dos Santos da liderança do partido. O antigo ministro angolano defende que as decisões de João Lourenço "reanimam a esperança".
Angola

Falsas notícias preocupam ministro angolano

O ministro do Interior de Angola está preocupado com o que diz serem falsas notícias sobre investigações a governantes. Ângelo de Veiga Tavares garantiu que a origem das notícias vai ser averiguada.
Economia

Costa. Confiança é o mais importante na economia

Num seminário económico luso-tunisino, o primeiro-ministro defendeu que a confiança é o indicador mais importante na economia. António Costa afirmou que Portugal deve fechar 2017 com um défice de 1,4%
Zimbabué

Presidente da República angolano vai ao Zimbabué

Os presidentes da República de Angola e África do Sul viajam até Harare, no Zimbabué, esta quarta-feira. Os dois líderes vão analisar a situação política no país.
Angola

Angola. "Coragem" surpreende ex-primeiro-ministro

Marcolino Moco, antigo primeiro-ministro angolano, mostrou-se surpreendido pela "coragem" de João Lourenço. O novo Presidente angolano exonerou esta terça-feira 19 chefias militares.
António Costa

"Tudo para todos já" é uma ilusão, diz Costa

829
O primeiro-ministro diz ser uma ilusão a ideia de que é possível "tudo para todos já". Mais: "Não podemos consumir todos os recursos disponíveis com quem trabalha no Estado".
Angola

Polícia nega investigação a ministro das Finanças

O Serviço de Investigação Criminal de Angola negou qualquer investigação por crimes de corrupção ao ministro das Finanças. Na sexta-feira, o diretor nacional do Tesouro foi detido num caso paralelo.
Angola

Polícia angolana combate venda de divisas nas ruas

A Polícia Nacional de Angola vai reforçar o combate à venda de divisas nas ruas. Esta é uma das prioridades que o presidente João Lourenço estabeleceu para as novas chefias nomeadas esta semana.
Angola

Ministro quer atenção à criminalidade em Luanda

O ministro do Interior de Angola quer que o novo comandante-geral da Polícia Nacional preste atenção à criminalidade em Luanda. Ângelo de Veiga Tavares falou no combate à imigração ilegal.
Empresas

Empresas portuguesas com interesse na Tunísia

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal realçou o bom momento económico da Tunísia. Luís Castro Henriques falou do interesse das empresas portuguesas no país.
Agricultura

Moçambique aposta na produção nacional

Moçambique vai deixar de importar sementes básicas para a agricultura. A campanha arrancou há um mês pretende apostar na produção nacional.
Angola

Presidente afasta 19 chefes militares

João Lourenço continua a onda de exonerações e desta vez afastou 19 chefes militares e nomeou 54 oficiais generais.
Zimbabué

Impeachment de Mugabe pode começar esta terça

O processo de impeachment de Robert Mugabe pode começar já esta terça-feira. O presidente do Zimbabué ignorou o ultimato do Zanu-PF e marcou uma reunião ministerial para esta manhã.
Moçambique

Maputo acolhe festival de dança contemporânea

A partir desta terça-feira, a capital moçambicana acolhe a sétima edição do festival Kinani, que junta 14 países. O evento conta com 50 coreógrafos internacionais, incluindo uma portuguesa.
Luaty Beirão

Luaty Beirão: João Lourenço "já fez uma revolução"

No Festival Sons em Trânsito, em Aveiro, o ativista angolano mostrou-se surpreendido com as exonerações levadas a cabo por João Lourenço. Luaty Beirão diz que o presidente "já fez uma revolução".
Turismo

Ministro distancia turismo da instabilidade

Manuel Caldeira Cabral defende que o aumento do turismo português não depende da instabilidade no norte de África. Para o ministro, a estabilização daquela região será sempre boa para a Europa.
Cabo Verde

Cabo Verde e Senegal reforçam relações políticas

Cabo Verde e Senegal assinaram um acordo de cooperação para a criação de uma ligação marítima. A Comissão Mista Cabo Verde/Senegal não reunia há 23 anos.
África

Senegal renova apoio a Cabo Verde para a CEDEAO

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Senegal voltou a expressar o apoio do seu país à candidatura de Cabo Verde à presidência da comissão da Comunidade de Estados da África Ocidental.
Angola

João Lourenço continua a renovação de chefias

O Presidente angolano nomeou novas chefias para o Serviço de Migração e Estrangeiros, Serviços Penitenciários e Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.
António Costa

Costa na Tunísia com mensagens contra terrorismo

O primeiro-ministro transmitiu mensagens de empenhamento de Portugal na prevenção e combate ao terrorismo e manifestou um claro apoio ao processo de consolidação democrática da Tunísia.
Zimbabué

Zimbabwe leva líderes africanos a reunir em Angola

O ministro das Relações Exteriores de Angola classificou como "muito preocupante" a situação no Zimbabwe, motivo que justifica uma reunião de emergência de chefes de Estado africanos em Luanda.
Branqueamento de Capitais

Novo gestor da Sonangol sob suspeita

1.935
Gestor foi considerado suspeito de ter beneficado de um esquema de branqueamento que envolveu a companhia aérea da Sonangol e a TAP Air Portugal. Ex-presidente da Sonangol igualmente envolvido.
Cabo Verde

Cabo Verde. Objetivo é mortalidade zero nos partos

A representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson, defendeu esta segunda-feira que o país tem condições para alcançar uma mortalidade materno-infantil zero.
Moçambique

Moçambique. Economia cresce 2,9% no 3º trimestre

A economia moçambicana cresceu 2,9% em termos homólogos no terceiro trimestre de 2017, registando uma valorização acumulada anual de 3%, anunciou o Instituto Nacional de Estatística moçambicano.
África

África. Falta de progresso na Educação preocupante

A falta de progresso na área da Educação em África é uma das conclusões mais preocupantes do Índice Ibrahim de Governação Africana de 2017, afirmou o empresário sudanês Mo Ibrahim.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe. Sida já não passa para filhos

O representante para São Tomé e Príncipe da Unicef garantiu esta segunda-feira que no país "é praticamente impossível uma mãe grávida portadora de VIH/Sida contaminar o seu filho".
Angola

Angola. João Lourenço exonera Inspetor-Geral

136
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou de funções o Inspetor-Geral da Administração do Estado, Joaquim Mande, tendo nomeado para o mesmo cargo o comissário Sebastião Domingos Gunza.
Moçambique

Moçambique. Vale duplica produção de carvão

A empresa mineira Vale Moçambique quase duplicou, para 10 milhões de toneladas em 10 meses, a produção e escoamento de carvão na mina de Moatize.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site