África

Angola

Angola emite 16 mil milhões de dívida este ano

Standard & Poor's prevê que Angola irá ser o segundor maior emissor de dívida do continente africano neste ano. O primeiro lugar é ocupado pela África do Sul.
África

Moçambique é quem tem mais dívida face ao PIB

Standard and Poor's considera que Moçambique é o país da África subsariana com maior percentagem de dívida em moeda estrangeira. Regresso aos mercados? Só com acordo com o FMI.
Angola

Onde está o corpo de Jonas Savimbi?

Dezenas de pessoas prestaram homenagem a Savimbi no cemitério de Luena, mas a dúvida sobre se os restos mortais do líder fundador da UNITA estão naquela campa persistem, 16 anos depois.
História

Especial/ A história do massacre que São Tomé não esqueceu

A homenagem de Marcelo às vítimas do massacre de Batepá, em São Tomé e Príncipe, reavivou a memória de uma tragédia imersa na história colonial portuguesa. O que é que aconteceu em fevereiro de 1953?
Somália

Somália. Número de mortos sobe para 45

Carros armadilhados tinham como alvo o palácio presidencial e um hotel e mataram pelo menos 45 pessoas. Al Shabaab reivindicou ataques.
Somália

Pelo menos 18 mortos em explosões em Mogadíscio

Dois carros bomba explodiram na capital da Somália e fizeram pelo menos 18 mortos e 20 feridos. À explosão em Mogadíscio seguiu-se um tiroteio prolongado.
Operação Lex

PGR confirma buscas a empresa de Álvaro Sobrinho

A Procuradoria-Geral da República confirmou a realização de uma busca numa empresa do empresário angolano, no âmbito da investigação da Operação Lex.
Moçambique

Governo criticado por falta de transparência

O CIP criticou o Governo moçambicano por falta de transparência na restruturação da dívida pública, assinalando que há falta de informação relevante sobre o processo.
Cabo Verde

Governo exclui referendo sobre regionalização

O primeiro-ministro de Cabo Verde excluiu a possibilidade de promover um referendo sobre a regionalização do país, considerando que o poder político tem de assumir a responsabilidade.
Moçambique

Governo reúne-se com credores em Londres

O Governo de Moçambique vai reunir-se com os credores da dívida e dos empréstimos contraídos por empresas públicas, precisou o Ministério das Finanças.
União Europeia

UE duplica financiamento da luta contra terrorismo

A União Europeia duplicou para 100 milhões de euros o financiamento à guerra contra o terrorismo no Sahel. Mali, Mauritânia, Chade, Níger e Burkina Faso são os países envolvidos na luta armada.
Moçambique

Moçambique retira produtos sem rótulo em português

Moçambique ameaçar retirar os produtos sem rótulo em português a partir de 31 de março. A ação quer sensibilizar os comerciantes para a necessidade de a informação estar na língua oficial.
Angola

Angola emite 400 milhões para fundo britânico

Angola prevê a emissão de cerca de 400 milhões de euros para uma operação de resgate de dívida junto da Gemcorp, que tem financiado o Estado angolano desde 2015.
Operação Lex

Sobrinho alvo de buscas por suspeita de suborno

274
O ex-banqueiro é suspeito de ter subornado o juiz Rui Rangel e deve ser constituído arguido no âmbito da Operação Lex assim que estiver em Portugal. O seu escritório em Lisboa foi alvo de buscas.
Sata

Linha para Cabo Verde com ocupação média de 70%

A companhia de aviação açoriana SATA manteve uma ocupação média de 70% desde o início da linha para Cabo Verde, em junho. No total, mais de 16 mil lugares estiveram disponíveis.
Operação Fizz

Advogado angolano quer depor presencialmente

137
Ao contrário de Carlos Silva, N'Gunu Tiny quer depor presencialmente. Advogado e presidente do Banco Postal de Angola acompanhou negócios da empresa angolana que contratou Orlando Figueira.
África do sul

Epidemia de listeriose mata 172 pessoas

Um total de 172 pessoas morreram de listeriose nos últimos 13 meses na África do Sul, que enfrenta a pior epidemia deste tipo de que há registo, de acordo com um relatório divulgado pelo Governo.
Presidente Marcelo

Marcelo sai de São Tomé "de alma cheia"

O Presidente da República disse que sai de São Tomé e Príncipe com "a alma cheia" por aquilo que viu no país e pela conjugação com Portugal "na construção do futuro".
África do sul

Artistas criam playlists para duches de 2 minutos

Para preservar a água na Cidade do Cabo, foi lançada uma campanha: 10 artistas fizeram playlists com apenas dois minutos para ajudar as pessoas a demorarem menos tempo no banho.
Angola

2.500 milhões chineses para financiar Angola

O Governo angolano está a negociar a contratação de financiamento externo de 6.000 milhões de euros. Metade desse valor vai ser garantido pela China.
Presidente Marcelo

Marcelo recebido com multidão na Ilha do Príncipe

O Presidente da República foi recebido na Ilha do Príncipe por uma multidão. Centenas de pessoas, a maioria crianças, até entoaram um hino escrito especialmente para Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidente Marcelo

Marcelo arbitrou jogo de futebol em São Tomé

O Presidente da República arbitrou um jogo de futebol entre crianças das escolas da Obra das Irmãs Franciscanas, tendo ainda marcado uma ou outra falta.
São Tomé e Príncipe

Marcelo pede "trabalho e dedicação" a portugueses

O Presidente da República apelou à comunidade portuguesa em São Tomé e Príncipe para que trabalhe e se dedique ao país, agradecendo ainda a dedicação, trabalho e "capacidade de sonhar".
Presidente Marcelo

Marcelo inaugura Escola Portuguesa em São Tomé

O Presidente da República inaugurou a Escola Portuguesa de São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa falou com alunos, professores e ainda teve tempo para dar um pé de dança.
Maputo

Desabamento de lixeira. Maputo apoia 103 famílias 

O desabamento da maior lixeira de Maputo provocou 17 mortes. Há famílias desalojadas e pessoas internadas. O município da capital moçambicana está a ajudar 103 famílias.
Angola

Angola quer combate ao crime de "colarinho branco"

O Presidente angolano exortou os juízes conselheiros do Tribunal Supremo de Angola a apoiarem o combate aos crimes de "colarinho branco" no país.
Angola

Kwanza angolano com nova depreciação face ao euro

O Banco Nacional de Angola vendeu 200 milhões de euros em divisas aos bancos comerciais, o que levou a uma nova depreciação de 0,8% no kwanza face ao euro.
Presidente Marcelo

Acordo com São Tomé tem "enorme potencial"

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o acordo económico global que Portugal está a preparar com São Tomé e Príncipe vai marcar uma nova fase nas relações bilaterais.
Moçambique

Governo recomenda encerrar lixeira de Hulene

O Governo moçambicano recomendou ao Conselho Municipal de Maputo que encerre a lixeira de Hulene, onde morreram 16 pessoas vítimas de desabamento, e que "agilize a transferência das populações".
África

50 mil milhões/ano saem de forma ilícita de África

228
Mais de 50 mil milhões de dólares saem todos os anos de forma ilícita de África. O valor é mais do dobro do que o continente recebe em ajuda para o desenvolvimento.
CPLP

Ministro defende maior envolvimento da CPLP

O ministro da Defesa acredita que os membros da CPLP devem envolver-se mais em missões internacionais. Azeredo Lopes está em Moçambique desde esta segunda-feira.
Luanda

Luanda. Chuvas provocam, pelo menos, dez mortes

As chuvas que se iniciaram a 13 de fevereiro, em Luanda, provocaram pelo menos dez mortes e destruíram milhares de casas na capital angolana. Há várias famílias desabrigadas e pessoas desaparecidas.
Presidente Marcelo

Relações com São Tomé devem subir de patamar

202
Marcelo Rebelo de Sousa defende que "São Tomé e Príncipe é uma prioridade estratégica para Portugal", tal como "Portugal é uma prioridade estratégica para São Tomé".
Moçambique

Número de mortos em lixeira em Maputo sobe para 17

Leonildo Pelembe, porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública, disse que estavam confirmados 17 mortos e outros 17 feridos, vítimas do desabamento da lixeira de Hulene.
Angola

Descentralização de competências para municípios 

Angola vai realizar Autárquicas antes de 2022, descentralizando competências para os municípios. A desconcentração começa com a transferência de "recursos humanos e financeiros" para os municípios.
Moçambique

Desabamento em lixeira em Maputo mata 15 pessoas

476
O desabamento de parte da lixeira de Hulene, nos subúrbios da capital moçambicana, foi provocado pela chuva intensa que caiu durante a madrugada. Há 15 mortos confirmados, mas o número pode aumentar.
Angola

Angola realiza autárquicas antes de 2022

João Lourenço anunciou que o Executivo vai preparar as condições para que as eleições autárquicas se realizem antes das eleições gerais de 2022. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Moçambique

Segurança alimentar ameaçada por lagarta

As plantas de milho dificilmente têm hipótese de sobreviver ao ataque de uma lagarta oriunda da América do Sul, que foi detetada pela primeira vez em África em 2016.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa inicia visita a Moçambique

Azeredo Lopes vai reunir-se com o seu homólogo moçambicano para assinar um novo protocolo na área da Defesa. O acordo vigora até 2021 e é mais abrangente do que os anteriores protocolos de cooperação.
Angola

MPLA defende Isabel dos Santos

MPLA denunciou obstruções ao processo de transição política. E defende que a presença regular de Isabel dos Santos, filha do ex-chefe de Estado e presidente do partido, na sede nacional é normal.
Angola

Angola. Projeto agrícola vai exportar para Europa

345
O Pólo Agrícola da Quiminha, maior projeto integrado de agricultura em Angola, em parceria com especialistas israelitas, deverá atingir este ano a plena produção e exportar para a Europa.
Cabo Verde

João Branco: teatro em português no Mindelo

Filho de uma atriz e de um músico, cresceu atrás dos palcos, entre ensaios e espetáculos. No Mindelo, o nome de João Branco é sinónimo de teatro em português, mas sempre com um toque crioulo.
Tunísia

Tunísia conta com Portugal para apoio da UE

Ferro Rodrigues, afirmou que a Tunísia conta "com Portugal e com o parlamento" para ajudar num "esforço maior da União Europeia no apoio ao processo de transição democrática", que "vive dificuldades".
Cabo Verde

Cabo Verde quer perdão parcial da dívida pública

O país africano quer alcançar um perdão parcial da dívida pública. O objetivo de Cabo Verde é reinvestir o valor em setores que promovam o desenvolvimento.
Angola

Presidente angolano pede "bons conselhos"

O Presidente da República de Angola pediu "bons conselhos" ao renovado elenco do Conselho da República. O órgão conta agora com a presença do ex-presidente José Eduardo dos Santos.
África

Declarado estado de emergência na Etiópia

O Governo da Etiópia declarou o estado de emergência no país, um dia depois de o primeiro-ministro se ter demitido. O Conselho de Ministros defende que é necessário "proteger a ordem constitucional".
Moçambique

Portugal e Moçambique estudam parceria

Portugal e Moçambique estão a estudar uma participação conjunta em missões humanitárias e de paz. Um novo acordo de cooperação vai ser assinado na próxima semana.
São Tomé e Príncipe

São Tomé está "sobre um barril de pólvora"

O partido da oposição em S. Tomé e Príncipe afirma que o país está sobre "um barril de pólvora". O Partido da Convergência Democrática pediu ao Governo para dialogar.
África do sul

Presidente promete "novo começo" na África do Sul

O novo Presidente da África do Sul promete um "novo começo" para o país. Cyril Ramaphosa foi nomeado na quinta-feira, um dia depois de Jacob Zuma se demitir.
Angola

Mais familiares do que voluntários a doar sangue

A maior parte do sangue utilizado nos hospitais angolanos é vem de dadores familiares e não de voluntários regulares. Os familiares estão a ser incentivados a tornar-se dadores.
Cabo Verde

Banco Mundial aprova linha de crédito a Cabo Verde

O Banco Mundial aprovou uma linha de crédito de 12 milhões a Cabo Verde para financiar as micro, pequenas e médias empresas. O país africano tem quatro projetos em mente para aplicar a verba.
Moçambique

Revisão constitucional é "vontade de duas pessoas"

O filósofo moçambicano Severino Ngoenha acredita que a revisão da Constituição do país é uma "acomodação da vontade de duas pessoas". Ngoenha refere-se aos líderes da Renamo e da Frelimo.
Cabo Verde

UE está a trabalhar para desenvolver Cabo Verde

A representante da União Europeia declarou que a organização está a trabalhar com "todos os atores importantes" para desenvolver Cabo Verde. Sofia Moreira de Sousa reuniu com a oposição do país.
Angola

João Lourenço quer conversar com Ramaphosa

João Lourenço manifestou esta sexta-feira vontade de abordar o novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, com vista à intensificação e aprofundamento das relações bilaterais.
Angola

Angola. Processo de vistos vai ser simplificado

Uma comissão tem de apresentar um projeto do novo regime jurídico de cidadãos estrangeiros: a ideia é simplificar os procedimentos administrativos no que diz respeito aos vistos de entrada em Angola.
Cabo Verde

Nove acusados por crimes sexuais contra menor

O Ministério Público de Cabo Verde acusou oito homens e uma mulher pelos crimes de lenocínio, recurso à prostituição e abuso sexual de uma menina de 14 anos, que viria a engravidar.
Moçambique

Moçambique lança fiscalização do uso da terra

O Governo vai promover uma nova campanha de fiscalização do uso da terra a partir de 1 de abril. Sob análise vão estar áreas com uso previsto em projetos agrícolas, ambientais e turísticos.
Moçambique

Governo otimista quanto à evolução da economia

O Governo de Moçambique está otimista quanto à evolução da economia do país em 2018, considerando que, apesar da redução de 0,1% na taxa de crescimento, o último ano foi de estabilização.
Angola

Dívida pública de Angola aumenta 18% em 2018

O Governo angolano prevê captar 6,721 biliões de kwanzas de dívida pública em 2018, totalizando 54.500 milhões de euros de endividamento até final, segundo prevê o Plano Anual de Endividamento.
África do sul

Combate à corrupção é prioridade na África do Sul

O novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que substituiu Jacob Zuma, elegeu como grande prioridade do seu mandato o combate à corrupção no país.
Angola

Não é possível repatriar refugiados do Congo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados considera que não há condições para repatriar os refugiados congoleses em Angola. Mais de 30.000 congoleses fugiram para Angola.
Angola

Presidente lidera comissão para reforma do Estado

O Presidente da República de Angola criou uma comissão interministerial para a reforma do Estado. A comissão junta 10 ministros e vai ser coordenada pelo próprio João Lourenço.
Angola

TAAG precisa de novos aviões para parar prejuízo

A transportadora aérea angolana precisa de novas aeronaves para travar o prejuízo acumulado ao longo de 30 anos nas ligações domésticas. Os aviões usados pela TAAG são mais adequados a médio curso.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site