África

Defesa

Missões portuguesas na ONU e NATO aprovadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional prolongou a participação portuguesa na missão da ONU na República-Centro Africana e autorizou o envio de forças para a missão da NATO no Afeganistão.
Angola

Angola expulsa 387 cidadãos ilegais em Cabinda

As autoridades migratórias angolanas expulsaram numa semana 387 cidadãos ilegais na província de Cabinda, a maioria da República Democrática do Congo.
Angola

Oposição angolana garante luta contínua

Os quatro partidos da oposição angolana garantem que vão continuar a lutar contra as violações à Constituição e à lei. As forças políticas apelam à mobilização geral do povo.
Moçambique

Parque das Quirimbas candidato à UNESCO

O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia, assinou a candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
Turismo

Cabo Verde seduz investimento chinês

O ministro da Economia e Emprego cabo-verdiano apontou a "localização estratégica" e "estabilidade política e económica" de Cabo Verde como valências para atrair investimento chinês.
Angola

Especial/ Negócio em Angola: do El Dorado à "golpada"

924
Carla Dias Santos abriu três ópticas com a família do então ministro da Saúde de Angola. Agora diz-se vítima de uma "golpada" daquela família da elite angolana e acusa-os de lhe ficarem com o negócio.
Moçambique

Moçambique suspende 132 professores

As autoridades de Educação da província de Nampula, norte de Moçambique, suspenderam 132 professores do ensino primário no primeiro trimestre por terem apresentado certificados de habilitação falsos.
Moçambique

Migração. Desapareceram 231 mil euros

Desapareceram 231 mil euros dos Serviços de Migração da Cidade de Maputo, que diziam respeito às receitas de março. Autoridades estão a investigar.
Moçambique

Moçambique. Oposição não criou cultura política

Um historiador francês diz que os partidos de oposição moçambicana ainda não conseguiram apresentar propostas alternativas. Michel Cahen defende que a capital do país não devia ser Maputo.
Vistos Gold

Bruxelas vai avaliar regimes dos vistos gold

A Comissão Europeia indicou que vai analisar em 2018 os regimes de atribuição de cidadania através de programas de promoção de investimento, como os vistos 'gold', em vigor em cada Estado-membro.
Moçambique

Moçambique. 84 dos 152 distritos já tem banco

Em 2015, apenas 69 distritos tinham pelo menos uma agência bancária. Agora são 84 os distritos com banco. Em Moçambique, apenas 36% da população adulta tem conta bancária.
Moçambique

Reino Unido quer conhecer condições do empréstimo

A diretora do Comité para o Jubileu da Dívida considerou hoje que o Governo do Reino Unido deve obrigar o Credit Suisse, que intermediou os empréstimos em Moçambique, a tornar públicos os documentos.
Moçambique

Dois linchamentos por semana em Moçambique

Em 2016, 27 pessoas morreram devido a linchamentos. A Procuradora-Geral da República moçambicana diz que esta é já uma prática da realidade do país.
Marcelo Rebelo de Sousa

Angola. Marcelo vai assistir à tomada de posse

1.247
Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se a Luanda para assistir à cerimónia de posse de João Lourenço como Presidente da República de Angola no próximo dia 26.
Angola

Polícia angolana alerta para cobranças ilegais

A delegação do Ministério do Interior na província angolana do Bengo denunciou que supostos agentes da Polícia Nacional estão a pedir dinheiro a cidadãos em troca de enquadramento na corporação.
Cabo Verde

Cabo Verde. PJ investiga agentes por assaltos

A PJ fez buscas nas casas de três agentes suspeitos de participar em assaltos a casas na ilha de Santiago. Os polícias fazem parte da Brigada de Investigação Criminal e da Polícia Fiscal.
Moçambique

Moçambique. Bancos ficaram dependentes do Estado

A consultora BMI Research considerou que o setor bancário de Moçambique ficou dependente dos empréstimos ao setor público para manter o crescimento.
Moçambique

Filme moçambicano premiado em Marrocos

420
O filme "Comboio de Sal e Açúcar", do cineasta moçambicano Licínio Azevedo, recebeu no sábado dois prémios no Festival de Cinema Africano de Khourigba, Marrocos.
Saúde

Moçambique. Grávidas vão ter motos ambulância

Um programa de apoio à saúde materna e infantil entregou cinco motas ambulância e outros materiais para a província de Sofala, centro de Moçambique.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Arroz doado pela China posto à venda

130
Oito meses depois do início da crise da falta de arroz no país, o governo são-tomense diz que vai colocar à venda as mil toneladas doadas agora pela China. Cada quilo vai custar 5 cêntimos.
Moçambique

"É possível acabar com a fome em Moçambique"

134
Sete milhões de moçambicanos vivem com a fome à espreita, mas a diretora do Programa Mundial de Alimentação, em Moçambique, Karin Manente, acredita que é possível acabar com a fome no país até 2030.
Angola

Deputados da Unita irão tomar posse no Parlamento

Presidente do partido, que ficou em segundo lugar nas legislativas de Angola e contestou os resultados, chegou a falar em boicote. Este sábado anunciou que os 51 eleitos irão afinal tomar posse.
Moçambique

Baleia gigante encalha em Moçambique

132
Autoridades, pescadores e locais tentam desde a madrugada deste sábado salvar uma baleia de 6,5 metros que encalhou no Índico, num banco de areia junto a uma praia da Beira, em Moçambique.
Malária

Cabo Verde. Homem morre com malária

Um homem, de 40 anos, morreu esta sexta-feira na cidade da Praia, vítima de malária. Já há mais de 200 casos registados da doença em todo o país.
República Centro Africana

Missão da ONU pede mais 750 soldados

A missão das Nações Unidas para a paz na República Centro-Africana está a pedir mais 750 soldados, por causa da escalada de violência depois da retirada das forças especiais dos Estados Unidos.
África

Saúde da África Ocidental tem de ser reforçada

O diretor da Organização da Saúde da África Ocidental defendeu o reforço dos sistemas de saúde da região para que estes tenham capacidade para detetar e evitar a expansão da doença.
República Centro Africana

Meio milhão fugiu da República Centro-Africana

Mais de meio milhão de pessoas fugiram da República Centro-Africana para países vizinhos e outras 600 mil deslocaram-se dentro do país desde o início do conflito civil, em 2013, revelou a ONU.
Cabo Verde

Cabo Verde dá residência a quem comprar imóveis

Cabo Verde vai atribuir título de residência a estrangeiros que façam investimentos no país acima dos oitenta mil euros, nomeadamente na compra de uma segunda casa.
Fome

ONU. Fome aumentou depois de dez anos a descer

Depois de mais de dez anos a descer, a ONU anunciou esta sexta-feira que a fome mundial voltou a aumentar. Os principais motivos são os conflitos violentos e os desastres climáticos.
Presidente Marcelo

Estabilização de África resolve migrações, diz PR

O Presidente da República afirmou que para resolver o problema das migrações, é necessário estabilizar os países africanos. Marcelo falou no 13.º encontro do Grupo de Arraiolos, em Malta.
Turismo

OMT. Cabo Verde na vice-presidência da assembleia

A eleição para o cargo deu-se no sudoeste da China, na Assembleia Geral que decorre até 16 de Março. A nação africana foi ainda escolhida para ocupar uma vaga no Conselho Executivo da OMT.
Moçambique

Moçambique e Maláui assinam acordo

Os governos dos dois países chegaram a um consenso para construir uma linha férrea de 900 quilómetros. Parte do investimento é feito por uma mineradora brasileira.
Cabo Verde

TACV já cancelou 36 voos internacionais

Um "número expressivo" de passageiros continua retido em Cabo Verde, informou a companhia aérea cabo-verdiana. Transportadora já cancelou 36 voos internacionais desde o início de setembro
Angola

Líder da CASA-CE pondera não ser deputado

O líder da CASA-CE admite a possibilidade de não ser deputado, apesar de ter sido eleito. Abel Chivukuvuku garante que quer continuar a servir Angola "fora do parlamento".
Banco Mundial

Banco Mundial doa 75 milhões a São Tomé e Príncipe

O Banco Mundial vai conceder a São Tomé e Príncipe um donativo de 75 milhões de dólares para "vários projetos" para os próximos três anos de 2018/2021.
Crise em Moçambique

Autoria a Moçambique é fundamental para nova ajuda

O Fundo Monetário Internacional diz que a divulgação da totalidade da auditoria aos empréstimos escondidos em Moçambique é "peça-chave" para a negociação de um novo programa financeiro e técnico.
Animais

Vídeo. Girafas brancas raras avistadas no Quénia

733
Duas girafas brancas apareceram numa zona de conservação no Quénia. Mãe e cria sofrem de uma raríssima condição genética chamada leucismo.
Eleições em Angola

A observação eleitoral em Angola 2017

597
Não houve real observação eleitoral nas eleições angolanas. Observação eleitoral não é turismo político. Pelo que se passa em Angola, uma missão europeia e outras semelhantes fizeram muita falta.
Timor-Leste

Timor. Mari Alkatiri indigitado como PM

O presidente timorense já indigitou Mari Alkatiri como primeiro-ministro. Francisco Guterres Lu-Olo recordou que a concertação é história em Timor e deve sempre ser bem cuidada.
Frelimo

Frelimo aprova recandidatura de Nyusi

A comissão política da Frelimo aprovou uma resolução de apoio à recandidatura de Filipe Nyusi à liderança do partido. A comissão considera que Nyusi promoveu positivamente a economia e paz.
Tunísia

Tunísia é o país árabe com mais divórcios

A Tunísia é o primeiro país árabe e quarto no mundo com mais divórcios com uma média diária de 41 divórcios. Só em 2016 o país contabilizou 15.892 de matrimónios desfeitos.
Eleições em Angola

Constitucional validou eleições gerais angolanas

O Tribunal Constitucional validou as eleições gerais de Angola, que diz terem decorrido de forma organizada, participativa e ordeira e foram "livres, transparentes, universais e justas".
Guiné-Bissau

ONU e União Africana querem continuação da CEDEAO

A força militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau termina o seu mandato a 30 de setembro. A ONU e a União Africana querem a sua continuidade.
Moçambique

Moçambique receia que Brexit prejudique exportação

O Brexit está a levar a que Moçambique e países vizinhos receiem que o Reino Unido deixe de lhes comprar açúcar quando saírem da União Europeia. Alguns já procuram alternativas para escoar produção.
Angola

Angola. Negada impugnação do resultado eleitoral

A coligação CASA-CE pedia também que se apurasse os resultados eleitorais definitivos de 13 províncias. A mandatária do partido diz que vão continuar a olhar para a lei para saber o que fazer a seguir
Sida

EUA apoia combate de Moçambique contra a Sida

Os Estados Unidos vão apoiar o combate à Sida em Moçambique com 335 milhões de euros. O projeto quer aumentar em 40% o número de pessoas com HIV em tratamento anti-retroviral.
Cabo Verde

Cabo Verde. Mais de 200 casos de paludismo

O maior número de casos é na cidade da Praia, onde a situação está a ser tratada como uma epidemia. O país vai receber mosquiteiros, testes rápidos e equipamentos para tratamento.
Presidente Marcelo

A boa relação de Portugal e Costa do Marfim

O início da visita oficial do presidente da Costa do Marfim a Portugal ficou marcado pelas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa. Alassane Ouattara expressou condolências pelos incêndios deste verão.
Crise em Moçambique

Moçambique. 28 arguidos julgados por corrupção

Vinte e oito arguidos começaram a ser julgados em Maputo, acusados de desviar 170 milhões de meticais (2,3 milhões de euros) do Fundo de Desenvolvimento Agrário.
Angola

Angola. Bancos devem recuperar em 2018

A consultora BMI acredita que os bancos angolanos vão recuperar da crise em 2018, mas avisam que o setor continua dependente da atividade petrolífera.
Companhias Aéreas

Cabo Verde. Companhia aérea vai continuar sem voos

A companhia aérea cabo-verdiana TACV vai continuar sem voos internacionais nos próximos dias. A TACV diz que continua à procura do motor de substituição. Outras companhias reencaminham os passageiros.
Costa do Marfim

Mota-Engil fecha contrato de 320 milhões de euros

A Mota Engil anunciou esta terça-feira que assinou dois contratos no valor de 320 milhões de euros com o Governo da Costa do Marfim para a recolha de resíduos em Abidjan nos próximos sete anos.
Angola

Diamantes. Tango vai explorar em Angola

A diamantífera canadiana Tango Mining anunciou que vai estender as operações a Angola, com um contrato de três anos com a Cooperativa Exploração Semi-Industrial de Diamantes para explorar diamantes.
Moçambique

Moçambique. Greve congela baía de Maputo

Os trabalhadores dos barcos da Transmarítima, que faz a travessia entre Maputo e Catembe, vão parar esta terça-feira. Esta é a única maneira de circular entre as duas cidades.
Moçambique

The Economist: Moçambique não atrai investidores

A unidade de análise de economia da revista britânica diz que o governo não aposta em políticas favoráveis ao investimento. Afirma ainda que a taxa de crescimento vai ficar nos 5% até 2021.
Cabo Verde

Cabo Verde: ovos importados não estão no mercado

A autoridade de segurança alimentar cabo-verdiana confirmou a importação, em junho, de ovos provenientes da Bélgica, adiantando que o produto já não se encontrava no mercado em agosto.
Moçambique

Quarta maior cidade moçambicana sem água

A cidade de Quelimane, a quarta de Moçambique, está sem água potável desde sexta-feira, devido a uma avaria na tubagem principal da estação de bombagem da urbe.
Moçambique

Moçambique lança programa de prevenção de malária

Moçambique lançou esta segunda-feira o Tip Top, um programa de prevenção de malária em grávidas para os próximos cinco anos. O projeto espera que 100 mil mulheres consigam escapar à malária no país.
Moçambique

Moçambique. Bebidas alcoólicas fiscalizadas

A Autoridade Tributária de Moçambique já fiscalizou milhares de garrafas de bebidas alcoólicas. Em maio, a instituição tornou obrigatório o uso do selo fiscal.
Cabo Verde

Cabo Verde. PM quer debate fora do parlamento

O primeiro-ministro de Cabo Verde quer uma discussão com conteúdo sobre a regionalização. Ulisses Correia e Silva espera que o debate aconteça também fora do parlamento.
Guiné-Bissau

PR da Guiné-Bissau aprova comunidade internacional

O presidente guineense disse que a posição da comunidade internacional sobre a Guiné-Bissau é a mais correta. Segundo José Mário Vaz, têm de ser os guineenses a encontrar as soluções.
África do sul

20 anos de prisão para caçador furtivo moçambicano

141
Um caçador furtivo moçambicano foi condenado a 20 anos de prisão na África do Sul. Mapoyisa Mahlauli foi detido em março e acusado de tráfico ilegal de chifres de rinoceronte.
Malária

Cabo Verde com valor recorde de casos de malária

Com um número recorde de mais de 180 casos de malária, as autoridades cabo-verdianas intensificam a luta contra os mosquitos e desdobram-se em esforços para sensibilizar a população.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site