771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente da República

E o vencedor é...

Acordo entre PSD e Chega dá razão à esquerda?

A balbúrdia eleitoral continua, desta vez com a velha questão do elevado número de votos nulos da emigração. Caso o PSD não aceite o Chega está a aliar-se à esquerda e o Governo tem os dias contados?
Noticiário

23h. Marcelo preocupado com Chega no Governo

Informação apurada pelo Observador junto de fontes presentes nas reuniões entre o Presidente da República e os partidos políticos. Ainda neste jornal, o Chega na frente nos votos da emigração.
Legislativas 2024

Ventura garante que Marcelo não veta Chega

André Ventura tinha uma lista de questões para apresentar ao Presidente da República e saiu de Belém, segundo disse, com a garantia de que Marcelo Rebelo de Sousa não o impede de chegar ao governo.
Legislativas 2024

Marcelo disse aos outros o que não disse a Ventura

Ventura foi a Belém e saiu certo de que Marcelo não tem nada contra o Chega estar no governo, mas partidos que tiveram audiências na semana passada ouviram essas preocupações do Presidente.
E o vencedor é...

O PS vai atirar-se para o chão. É penalty?

BE e PCP pedem cartão vermelho à direita, mas deviam "meter o dedo na ferida" e analisar resultados. Augusto Santos Silva diz que Montenegro vai fingir penaltis, mas não será esse o caminho do PS?
Noticiário

1h. PR lamenta morte do poeta Nuno Júdice

Marcelo Rebelo de Sousa lembra “um autor decisivo numa época de transição da poesia portuguesa”. Também o ministro da Cultura lamenta a morte do professor, poeta e ficcionista.
Marcelo Rebelo de Sousa

Será Marcelo o adulto na sala?

Poderá Marcelo ser o adulto da Sala e desta forma libertar, e se ultrapassar, o compromisso das linhas vermelhas assumido por Luís Montenegro?
E o vencedor é...

Montenegro vai ouvir as profecias "NostraCavaco"?

Cavaco Silva deixa "vários recados" na autobiografia e silêncio de Montenegro "está a deixar o Chega nervoso". Ainda a pergunta: "Será o Ministério Público o "padrinho" dos 18% do partido de Ventura"?
E o vencedor é...

Demagogia de Ventura e o irrealismo de Rui Tavares

"Ventura é eficaz, mas não quer dizer que seja bom". Ainda a "narrativa irresponsável" de Rui Tavares, a "boa gestão" pós-eleições de Montenegro e o PS, que "tem muita reflexão para fazer".
Marcelo Rebelo de Sousa

Carta a Marcelo Rebelo de Sousa

Foi V/Exa. que permitiu que aqui chegássemos e que traiu a confiança dos portugueses.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Noticiário

13h. PS. Comissão Política reúne-se na 5ª feira

Pedro Nuno Santos convocou a reunião para o dia a seguir à audiência do PSD com o PR, de onde deve sair a indigitação de Montenegro como PM. Ainda, Benfica vai encontrar o Marselha na Liga Europa.
E o vencedor é...

Montenegro diz "não" e a IL borra a pintura

Montenegro não quer a IL, mas Rui Rocha parece querer "manchar" o trabalho destas eleições e forçar uma entrada no Governo. Ainda os apelos da JS para o "combate de trincheiras" dos próximos meses.
Explicador

Marcelo precipitou-se ao chamar os partidos?

Raquel Brízida Castro garante que Marcelo tomou a atitude certa. A constitucionalista antecipa que pode ser necessária uma nova ronda com os partidos após serem conhecidos todos os resultados.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Noticiário

22h. PCP quer que PR ouça partidos duas vezes

Isto depois de apurados os resultados dos círculos da emigração. Paulo Raimundo antecipa que amanhã vai dizer a Marcelo Rebelo de Sousa que o PCP vai ser oposição.
Noticiário

00h. PR começa a ouvir partidos esta terça-feira

Marcelo vai ouvir todos os líderes partidários na sequência do resultado das eleições legislativas. Será à vez, do menos votado para o mais votado, o primeiro é o PAN.
E o vencedor é...

Chega tentou falácia para encostar AD à parede

AD é “um vencedor inquestionável”, mas vai precisar de "dialogar com todos os partidos". Já o Chega deve decidir se quer “continuar a ser um partido de protesto ou influenciar o próximo governo”.
Comentário

"Este é o regresso do tempo do Presidente"

O editor da secção de Política do Observador sublinha a importância do papel de Marcelo Rebelo de Sousa no pós-legislativas. Diz, também, que "é tempo de Luís Montenegro mostrar o que vale".
Noticiário

13h.PR começa amanhã a ouvir os partidos políticos

O Presidente da República começa com o PAN e até dia 20 de março ouve todos os partidos com assento parlamentar, o último será a vencedora AD. Ainda, nenhum dos partidos assume, para já, compromissos.
E o vencedor é...

Os votos no ADN foram mesmo um engano?

Rui Tavares ganha amigos na AR e a AD mostra "amadorismo" ao deixar para o último dia a confusão entre AD e ADN. Ventura dispara contra "sondagens erradas" e os comentadores que "maltrataram" o Chega.
E o vencedor é...

Sondagens? É preciso ter cautela

A mensagem equilibrada de Marcelo que conseguiu voltar a ser o "presidente de todos os portugueses". E será que vale a pena "acreditar" nas sondagens quando ainda há tantos indecisos?
Noticiário

2h. PR: "Ninguém pode condicionar vontade popular"

O Presidente da República falou ao país para apelar ao voto. E ainda, a Autoeuropa já tem um pré-acordo de empresa para os próximos três anos.
Noticiário

20h. PR apela ao voto dos portugueses 

Marcelo Rebelo de Sousa discursa ao país para sublinhar que o voto é ainda mais importante em tempo de dificuldades. E ainda, Proteção Civil regista 266 ocorrências relacionadas com o mau tempo.
Legislativas 2024

"Ninguém pode condicionar vontade popular"

Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem ao país no dia de reflexão apelou ao voto nas eleições de 10 de março. "Nestes tempos, baixar os braços é a pior solução."
E o vencedor é...

E hoje falamos de quê? Abóboras?

A "violência está cada vez mais violenta" e a justiça é machista. Em "dia de plantação", procura-se um "sinal de confiança para a democracia". A recompensa? História em campo para Portugal.
Presidente da República

Mulheres: PR diz que há muito para alcançar

Marcelo Rebelo de Sousa considera que "celebrar o Dia Internacional das Mulheres neste ano de 2024 é também celebrar o caminho para a igualdade trilhado nas cinco décadas depois de abril".
Noticiário

10h. Marcelo alerta sobre desigualdades de género

Marcelo Rebelo de Sousa deixa um alerta sobres as desigualdades de género no dia Internacional da Mulher. Ainda, o crescimento de 0,4% da economia da Zona Euro e da União Europeia.
50 de Abril

Marcelo garante que "o ideal de Abril nunca morre"

O Presidente da República garante que não há reversão possível "quando se conhece a liberdade, e se usa a liberdade" e disse ainda que "ninguém quer uma mordaça em relação a liberdades adquiridas".
Noticiário

16h. Costa novamente em comício do PS

O antigo primeiro-ministro volta a estar ao lado de Pedro Nuno Santos, juntamente com Manuel Alegre. Ainda neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa apela ao voto no próximo domingo.
Explicador

Marcelo pode exigir resultados ao MP?

Paulo Saragoça da Matta diz que é preciso haver condições para a justiça trabalhar. Luís Rosa fala das críticas diretas de Marcelo ao MP e garante que é preciso ter presente a separação de poderes.
A História do Dia

Como querem os partidos convencer os indecisos?

Que estratégias vão adoptar os partidos para a derradeira semana de campanha? E que peso têm as sondagens para definir o rumo? Uma conversa com o editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes. 
Noticiário

16h. PR votou antecipadamente

Depois da ida às urnas, Marcelo Rebelo de Sousa deixou um apelo para os portugueses combaterem as taxas de abstenção. E ainda, arruada do PS fica marcada pela revolta de um dos moradores.
E o vencedor é...

"Fraude eleitoral"? Onde é que já vimos isto?

À semelhança de outros projetos, André Ventura pode ter usado a última arma de uma campanha que "corre mal", a fraude eleitoral. Já Costa dá asas ao humor na campanha do PS, mas sem "apitos de cão".
Noticiário

5h. Voto antecipado. Mais de 200 mil vão às urnas

Presidente da República está entre os inscritos para o voto antecipado. Menos 100 mil se inscreveram em comparação com as legislativas de 2022.
Noticiário

4h. Marcelo exige "rapidez" ao Ministério Público

Em mensagem endereçada ao Congresso do Sindicato dos Magistrados, Marcelo alerta para a "politização da justiça" e a "judicialização da política". Pede reflexão "acerca de novos desafios".
Noticiário

23h. PR exige rapidez e prontidão ao MP

Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem ao Congresso do Ministério Público a alertar para a politização da justiça e para a judicialização da política. E ainda, Montengro quer combater emigração.
Ministério Público

PR defende "rigor" e "prontidão" de resultados

Presidente enviou mensagem a procuradores reunidos em encontro sindical nos Açores com tónica na "politização do novo poder e de judicialização das interações entre os clássicos".
E o vencedor é...

Quem se está a sair melhor? Ninguém!

No meio de uma "campanha volátil", prognósticos só no fim do jogo. O foco dos partidos "está no passado e nos casos e casinhos" e ainda quem "anda a querer morder os pés" a Montenegro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo está louco, repitam todos comigo... 

Toda esta manifestação de solidariedade para com estes “activistas”, não é digna das funções presidenciais que Marcelo Rebelo de Sousa deverá cumprir.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos