790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSD

Noticiário

1h. Galamba contra audição da PGR no Parlamento

O ex-ministro diz que não lhe parece correto que Lucília Gago seja chamada ao Parlamento. E ainda, Miguel Pinto Luz diz que PSD e CDS construíram a Aliança Democrática contra o desafio do populismo.
Observadores

As surpresas nas lidas de candidatos às europeias

Durante dias, muitas fontes pareciam convencidas de que Rui Moreira lideraria a lista da AD. Durante esses mesmos dias, também ninguém sabia que era Marta Temido o nome na cabeça de Pedro Nuno Santos.
PSD

Costa? "Temos a tradição de apoiar portugueses"

O deputado do PSD diz que caso o PPE assegure a presidência da Comissão e do Parlamento e os socialistas fiquem com o lugar do Conselho Europeu, então esse lugar deve ser entregue a António Costa.
Noticiário

22h. Rafah. Israel disponível para negociar

Segundo a Axios, as autoridades israelitas avisaram o Egito de que estão dispostas a negociar reféns com o Hamas. Ainda, Miguel Pinto Luz diz que AD foi construída para desafiar o populismo.
Governo

Pinto Luz realça o papel da AD contra o populismo

O ministro falava sobre os vários desafios que se colocam à União Europeia onde incluiu o populismo, afirmando que a forma de "combater o populismo: é implementar políticas públicas de qualidade".
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
Direto ao Assunto

"AD não tira conclusões nacionais das europeias"

O vice-presidente do PSD e número 2 da lista das europeias, Paulo Cunha, rejeita leituras nacionais destas eleições e diz que a escolha de Sebastião Bugalho foi "consensualíssima". 
Vichyssoise

"Declarações de Marcelo foram deploráveis"

Em entrevista, António Capucho tece duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que o Presidente fez considerações "lamentáveis" sobre Montenegro, Costa e a relação com antigas colónias.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Cultura. "Subfinanciamento tem de ser resolvido"

Ricardo Araújo (PSD) admite uma reorganização no setor, e diz que a AD quer celebrar datas que assinalem a "identidade portuguesa". Mara Lagriminha (PS) acusa o Governo de ter um programa "vazio".
O sofá do parlamento

"Bugalho vai trazer energia nova para a AD"

O presidente da comissão de Assuntos Europeus e deputado do PSD, Telmo Faria, defende a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista e aposta numa candidatura "com novo dinamismo". 
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
O Bom, o Mau e o Vilão

Pedro Nuno acha que o 25 de Abril é só da esquerda

Aguiar Branco (que mostrou equilíbrio), Mariana Mortágua (que atacou o capitalismo) e Pedro Nuno Santos (que confundiu uma manifestação com um voto) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Presidência da República

O discurso de Marcelo nas entrelinhas

Presidente recordou o caminho que o país percorreu desde o estertor do Estado Novo até hoje. Reconheceu frustrações, mas tentou contextualizá-las. E deixou um aviso: a democracia tem de ser defendida.
Política

Aliança PS e Chega impõe primeira derrota ao PSD

Pedro Nuno Santos e André Ventura cruzaram votos e fizeram aprovar uma série de propostas que mudam drasticamente a estratégia do Governo para o IRS. Medidas vão ser votadas agora na especialidade.
Matosinhos

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário

O PSD pediu o apuramento da entidade responsável da escolha numa "matéria tão sensível como é saber quem cuida das nossas crianças". Um funcionário foi acusado de molestar menores na escola primária.
Noticiário

20h. Descida do IRS discutida sem ser votada

A proposta do Governo para a descida do IRS vai ser discutida sem ter sido votada. Ainda, as reações do Parlamento à discussão da descida do IRS.
PSD

PSD: deputada esteve em campanha interna do PS

Assegurando que "sempre separou águas", a deputada social-democrata Andreia Bernardo esteve presente na campanha de Pedro Nuno Santos nas eleições diretas do PS como consultora.
Rui Rio

Rio vai ser comentador do novo canal de televisão

Rui Rio vai voltar à vida pública quase dois anos depois de ter deixado a liderança dos sociais-democratas. Tal como Costa, ex-líder do PSD vai ter um programa de comentário no novo canal televisivo.
Política

Jogo de nervos na AR. Descida do IRS em suspenso

Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer quando for votada a redução do IRS proposta pelo Governo. Há um consenso generalizado para seja discutida na especialidade, mas todos desconfiam de todos.
Resposta Pronta

"Nem a direção-executiva nem o SNS estão em causa"

Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro da Saúde, diz que a demissão de Fernando Araújo teve "dignidade". Alerta também que a ministra não deve perder poder: "Não pode ser a Rainha de Inglaterra".
E o vencedor é...

O RAP que se prepare, vem aí António Costa

A inevitável demissão de Fernando Araújo e a vassourada de Pedro Nuno na delegação do PS no Parlamento Europeu. António Costa comentador? Ricardo Araújo Pereira vai ter de olhar para a concorrência.
Noticiário

9h. Amnistia alerta para violência em Portugal

É o que indica o relatório anual sobre o estado dos direitos humanos. Há também alertas sobre a falta de habitação adequada. Ainda, Parlamento discute hoje propostas do governo sobre descida do IRS.
O Bom, o Mau e o Vilão

Louçã e Bugalho: um moralista sem moral para falar

O Chega (que tem um bom candidato), Luís Montenegro (que tem três deputados arguidos) e Francisco Louçã (que dá lições de moral) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Depois das listas, já podemos discutir a Europa?

Vão ser longos dias a debater a idade de Sebastião Bugalho, Marta Temido e a corrida a Lisboa que fica para trás ou se Rui Moreira foi ou não maltratado pelo PSD. Afinal, quando se discute a Europa?
Corrupção

MP quer imputar corrupção a deputados do PSD

Tribunal Central de Instrução Criminal dirigiu pedidos de levantamento de imunidade parlamentar a três deputados do PSD por crimes de corrupção e de burla qualificada.
Açores

PSD/Açores admite insatisfação com lista

O candidato indicado pelo PSD/Açores, Paulo Nascimento Cabral, vai ocupar o sétimo lugar da lista da Aliança Democrática ao Parlamento Europeu, que será encabeçada por Sebastião Bugalho.
Noticiário

14h. Mortágua abre porta ao diálogo com PS

Bloco de Esquerda e PS estão "coordenados na oposição", diz Mariana Mortágua após encontro com Pedro Nuno Santos. Ainda, seleções do Europeu vão poder levar mais jogadores.
Noticiário

13h. BE e PS reunidos na sede socialista

Bloco de Esquerda e PS continuam reunidos na sede socialista a pedido de Mariana Mortágua. Ainda, A taxa de cobertura vacinal em Portugal ronda os 95%.
IRS

PS propõe "alivio maior" mas com a mesma margem

Valor de redução no IRS é o mesmo que a AD propõe, com PS a falar de "responsabildade" ao mesmo tempo que acusa Governo de "defraudar expectativas". Viabilização depende de abertura para negociar.
Noticiário

12h. PS quer reduzir IRS nos escalões mais baixos

PS apresentou projeto-lei de redução do IRS direcionado aos escalões mais baixos. Ainda, PCP quer uma Comissão de Inquérito à Privatização da ANA Aeroportos.
Resposta Pronta

UE. PS muda tudo mas rejeita "corte com o passado"

Isilda Gomes é candidata do PS a Bruxelas, numa lista sem eurodeputados. Elogia a "excelente" cabeça de lista Marta Temido, vê em Sebastião Bugalho um "jovem muito simpático" e pouco mais.
PSD

Moreira "nunca aceitaria" ser número dois da AD

Autarca do Porto diz que Marcelo Rebelo de Sousa lhe sugeriu que seria o cabeça de lista da AD e conta como recusou os dois convites que recebeu de Montenegro.
Noticiário

10h. Europa. PSD diz que Temido "não acrescenta"

No Explicador, vice-presidente da bancada do PSD fala em "cadastro governativo". Falou-se ainda de Rui Moreira, que revela que Marcelo Rebelo de Sousa insinuou que autarca seria número 1 pela AD.
Noticiário

9h. Saúde. Peritos querem Programa de Vacinação

O objetivo é permitir que os portugueses vivam “mais e melhor”. Sebastião Bugalho é o cabeça de lista da AD para as eleições europeias, um nome visto com estupefação pelo PSD.
Noticiário

8h. PS escolhe Temido para Bruxelas com reparos

Surpresa na escolha de Sebastião Bugalho pela AD. Reparos e ausências na escolha de Marta Temido pelo PS. A análise neste jornal. MAI propõe subsídio a PSP e GNR na próxima semana.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
Alberto João Jardim

João Jardim considera acordo com Chega inaceitável

Alberto João Jardim defendeu que os sociais-democratas não se podem "enrolar na conversa" de que "existem extremismos bons". "Nem o Chega é aceitável, nem os comunistas são aceitáveis", afirmou.
Noticiário

7h. Europeias. Bugalho causa "estupefação" no PSD

Estupefação e ofensas nos bastidores da escolha de Sebastião Bugalho na AD. PS escolhe Marta Temido em reunião com ausências de peso. E ainda, Benfica vence e Schmidt critica adeptos.
Eleições Europeias

Os bastidores da escolha de Bugalho para europeias

Solução esteve a ser preparada, pelo menos, desde a semana passada. Moreira achou indigno ser número dois e recusou convite para integrar a lista. PSD aprovou a equipa. Mas não está todo convencido.
PSD

Montenegro arrisca-se a ficar a meio da ponte 

Líder do PSD pode não querer contar com Ventura, o que é legítimo; é mais difícil compreender que não o tente derrotar. Ficar entre a sua estratégia e a de Passos pode tornar-se contraproducente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora