PSD

Política

Efeito Rio. PCP e BE não gostam do flirt à direita

Clima entre Costa e Rio gera desconforto na "geringonça". PCP lança comunicado a colar PS à direita. BE diz que Rio quer tirar influência à esquerda. PS diz que diálogo é apenas "complementar".
Rui Rio

As prioridades do “novo PSD”

Descentralização, fundos comunitários, segurança social e justiça são as prioridades de Rio carentes de consensos. De todas elas a mais urgente é a segurança social. A menos compreensível é a justiça.
PSD

"Vice" do PSD aprovou auditoria a Elina Fraga

Ata da Ordem dos Advogados demonstra que atual vice-presidente do PSD, Isabel Meirelles, esteve na reunião do Conselho Geral em que auditoria a Elina Fraga foi aprovada por unanimidade.
PSD

Rio almoça com Cristas, mas só dia 1 de março

Depois de se reunir com António Costa, Rui Rio marcou um almoço com Assunção Cristas. Vai ser na sede do CDS, mas só daqui a mais de uma semana: dia 1 de março.
Justiça

Especial/ Quando Negrão caiu por causa do segredo de justiça

Há 20 anos, Fernando Negrão foi demitido de diretor da PJ por suspeitas nunca provadas de violar o segredo de justiça no Caso Moderna. É o tema fetiche de Rio e Negrão deverá ser a sua voz na AR.
Congresso do PSD

O PSD mudou para melhor?

287
Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política.
Rui Rio

O que Rio pode realmente aprender com Sá Carneiro

320
Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta.
PSD

Elina Fraga só respondeu a quatro questões

310
Rui Rio andou publicitar conferência de imprensa em que Elina Fraga responderia a todas as dúvidas dos jornalistas, mas a vice-presidente só respondeu a quatro questões e durante cinco minutos.
PSD

Rio. "Estou habituado a ambientes de tensão"

Rio nomeou Álvaro Amaro e Castro Almeida para negociarem com PS. Sobre polémica, de Elina Fraga e Malheiro, diz que está "habituado", que "mais histórias virão", mas que "funciona bem em tensão".
PSD

"Desrespeito", diz Hugo. "Está em gestão", diz Rio

417
O líder parlamentar do PSD reagiu ao facto de não ter sido convidado para a reunião da Comissão Política Nacional, dizendo que se trata de um "desrespeito institucional grave".
PSD

Negrão terá ex-ministra de Passos na direção

182
Fernando Negrão fica com dois vice-presidentes de Hugo Soares, uma ex-ministra do Governo-relâmpago de Passos, um líder distrital, uma deputada da Madeira e o desconhecido coordenador de Economia.
PSD

Rui Rio exclui Hugo Soares das reuniões da direção

299
O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos.
PSD

Rio e Costa avançam acordos. "É uma nova fase"

378
Foram duas horas e meia de uma reunião a sós. Sinais de "uma nova fase" entre PS e PSD. Dossiê da descentralização e quadro comunitário vão ser negociados: Rio nomeia interlocutores ainda hoje.
Presidente Marcelo

Marcelo pronto para acompanhar partidos

No congresso do PSD, Nuno Morais Sarmento pediu a Marcelo que apoie pactos de regime para fazer reformas para o país. O Presidente da República está pronto a acompanhar a convergência entre partidos.
PSD

"Faço um apelo a uma votação expressiva em Negrão"

288
Pedro Santana Lopes diz ao Observador esperar que a bancada parlamentar do PSD dê "força suficiente" a Fernando Negrão. Não acredita que Rui Rio queira pôr em causa os "acquis da justiça portuguesa".
PSD

Sulistas, populistas e… que mais?

Por um lado, Rui Rio aparece de peito feito a condenar o abominável populismo, que rejeita — por outro, parece cair em tentações populistas, em que cede. O que esperar daqui?
PSD

Marinho e Pinto defende Elina Fraga

161
Marinho e Pinto responde a Paula Teixeira da Cruz e diz que única "traição" que Rui Rio fez ao escolher Elina Fraga foi "ao clientelismo político". Confessa que espera "muito pouco" do PSD.
PSD

Rio espera relação "normal e civilizada" com Costa

Rui Rio diz que, se correr bem, a sua liderança "há-de ser longa". Acredita que "há mais vida para além do crescimento" e espera uma relação cordial com o atual primeiro-ministro.
Elina Fraga

Elina Fraga diz que desconhecia inquérito

A ex-bastonária da Ordem dos Advogados garantiu que desconhecia a existência de qualquer inquérito, uma vez que não foi notificada, referindo que a auditoria "foi persecutória".
PSD

"Primeiro Portugal". Rio esqueceu-se da vírgula?

186
O novo slogan de Rui Rio é "Primeiro Portugal". Quando foi revelado, no último dia do Congresso, surgiu a dúvida: "Falta uma vírgula?" Um especialista em gramática explica tudo.
António Costa

"Nova disponibilidade" do PSD positiva para país

109
António Costa considerou "positivo para o país" que haja uma "nova disponibilidade" do PSD para diálogo interpartidário, destacando questões como a descentralização e a "Estratégia Portugal pós-2020".
PSD

Rio encontra-se com Costa e reúne direção

António Costa recebe Rui Rio no Palácio de S.Bento ao meio-dia. O novo líder do PSD reúne horas depois com a Comissão Política Nacional
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
PSD

António Capucho de regresso ao PSD

269
O antigo vice-presidente do PSD e outros 80 militantes tiveram a sua militância suspensa por apoiarem a candidatura independente de Marco Almeida nas autárquicas de 2013, em Sintra.
PSD

Rio disponível para o diálogo, mas sem propostas

Escolha de Elina Fraga não foi tema, mas Rio admite que "militantes merecem uma explicação". Ao PR, líder do PSD prometeu diálogo para reformas. Mas diz que propostas não podem ser feitas "à pressa".
PSD

PSD tira foto de Passos após notícia do Observador

Até ao início da tarde, Passos ainda tinha um lugar de destaque na página do PSD, convidando os interessados a juntarem-se ao partido. Depois de o Observador dar nota disso, a fotografia desapareceu.
PSD

Marcelo ainda não viu Rio e já quer novo encontro

Marcelo viu na eleição de Rio um "passo importante para a democracia". Os dois encontram-se esta segunda, mas o Presidente já antevê um segundo encontro, logo depois de Rio se encontrar com Costa.
Congresso do PSD

O PS não quer saber nem do PSD, nem das reformas

315
Ao acreditar que o PS, tomado de espírito patriótico, negociará reformas do Estado com o PSD e sacrificará a geringonça, Rio está a criar uma armadilha a si mesmo. Não, o PS não quer reformar o Estado
Presidente Marcelo

Marcelo recebe Rui Rio esta segunda-feira 

Marcelo Rebelo de Sousa recebe Rui Rio após o 37.º congresso do PSD. O novo líder do partido é o último a reunir com o Presidente da República.
Congresso do PSD

As entrelinhas do discurso da era Rio no PSD

Líder confirmado, casa arrumada, o PSD está pronto para ser nova oposição. Em que moldes? Que diálogo com o PS? De quem está mais próximo? A interpretação de Rita Tavares ao discurso final de Rui Rio.
Congresso do PSD

Marques Mendes: Elina Fraga é "uma populista"

278
O ex-presidente do PSD critica Rio por escolher Elina Fraga para sua vice-presidente: "é uma populista". Marques Mendes elogia Luís Montenegro e diz que "vai ser líder do PSD, só não sabe é quando".
Luís Montenegro

Carpool: "Adelante", a sombra e o vizinho Cavaco

“Era pior se andasse a dizer as coisas às pinguinhas”, diz Luís Montenegro, após fazer o discurso mais duro do Congresso contra Rui Rio. Veja o best of do Carpool com o ex-líder parlamentar do PSD.
Congresso do PSD

As dez "Laranjas de Ouro" do Congresso do PSD 

111
Há o prémio Carreira, o prémio laranja-limão, o prémio laranja mecânica e até o prémio "Carta, dos Toranja". Arrumada a sala do Congresso do PSD, ficam os prémios laranja. Aos melhores e aos piores.
Congresso do PSD

Especial/ As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Congresso do PSD

Direção de Rio não tem o apoio de 35% do Congresso

Rio consegue mais um conselheiro nacional que a lista d Passos em 2016, mas tem menos apoiantes. Para a direção, teve um resultado mais negativo que o pior de Passos: 35% de votos nulos.
Congresso do PSD

Rio volta a falar em acordos. Elina Fraga apupada - como aconteceu

128
Terceiro e último dia de encontro magno do PSD. Houve votações das listas aos órgãos nacionais e Rui Rio está a fazer o primeiro grande discurso como líder. Antes, Elina Fraga foi apupada.
Rui Rio

Especial/ Malheiro e Elina Fraga. Dois problemas para Rio

1.375
Rui Rio prometeu um "banho de ética" mas escolheu dois vice-presidentes que já enfrentaram inquéritos no Ministério Público devido a atos gestão nas entidades que dirigiram.
PSD

Distritais zangadas. "Que estranha forma de unir"

193
É o congresso do mau-estar. Além da polémica escolha de Elina Fraga, as distritais que apoiaram Rio estão "magoadas" por terem ficado de fora. Resultado: uma corrida às listas alternativas.
Congresso do PSD

Justino pede "tolerância" a Teixeira da Cruz

A ex-ministra da Justiça foi dura na reação à escolha de Elina Fraga para a direção do PSD. Chamou-lhe “traição”. David Justino, redator da moção de Rio e futuro vice-presidente pede-lhe “tolerância”.
Congresso do PS

Pinto Luz responde a Santana e fala em incoerência

Santana acusou implicitamente Pinto Luz de ser "chico-esperto" e de tentar "condicionar" o novo líder. Ao Observador, o vice de Cascais criticou a rapidez com que Santana se passou para o lado de Rio.
Congresso do PSD

"Agora o PSD tem Santana Lopes, paz e amor"

O discurso de Pedro Santana Lopes no congresso e a acusação de "traição" feita por Paula Teixeira da Cruz a Rui Rio. O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos no fim do 2º. do congresso do PSD.
Congresso do PSD

Carpool: "Este carro parece uma geringonça"

169
“Rui Rio vai descobrir, infelizmente, é que o PS não quer nada”. O best of do carpool com Marco António Costa, vice-presidente cessante do PSD, que não vê utilidade nos debates quinzenais.
Congresso do PSD

Paula Teixeira da Cruz acusa Rio de "traição" 

2.102
Antiga ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz acusou, em declarações ao Observador, Rui Rio de "traição" por nomear Elina Fraga como vice-presidente do PSD. Hugo Soares também admite desconforto.
Congresso do PSD

"Montenegro deve ter poupado ida ao psicólogo"

Luís Montenegro "não deixou nada por dizer". O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos ao "discurso mais duro dos últimos... 8 anos num congresso".
Rui Rio

Rio diz que transparência é "populismo"

O novo líder do PSD disse à Antena 1 que discorda do pacote da transparência: "Demagogia" e "populismo". E revelou que já tem uma reunião marcada com António Costa.
Congresso do PSD

PSD: ele começou a falar e quase toda a gente saiu

404
"Deve haver aqui algum problema", ironizou o deputado Pedro Alves, enquanto centenas de delegados saíam. "Teve azar", diz o presidente do congresso, que tentou 3 vezes pôr ordem na sala. Veja o vídeo.
PSD

Líder do PSD/Porto: "Fiz bem em zangar-me"

Depois de um almoço em que provocou a revolta dos delegados do Porto, Bragança Fernandes conseguiu durante a tarde negociar cerca de uma dezena de lugares para a distrital que dirige.
PSD

Revolta ao almoço. Porto descontente e sem lugares

621
Cerca de 150 delegados da distrital do Porto não têm nenhum lugar garantido e estão revoltados, tanto com o líder distrital como com o líder do partido. Revolta começou ao almoço no Vila Galé.
Congresso do PSD

Pedro Duarte está fora, mas queria "novos rostos"

Está fora da atividade partidária e assim vai continuar. Pedro Duarte diz ao Observador que faria diferente de Rio na escolha de novos rostos para a equipa. E que seria "ridículo" não apoiar Marcelo.
PSD

Direção de Rio sem nº2. Elina Fraga é surpresa

530
Rui deve optar por ter cinco vices e Feliciano Barreiras Duarte como secretário-geral. Ainda não são conhecidos os vogais da comissão política. Há mais velhos nomes do que renovação. E poucas mulheres
Congresso do PSD

Negrão só fica líder com 50+1 votos da bancada

Sem candidatos alternativos à vista, Fernando Negrão admite em entrevista ao Observado que a fasquia que tem "na cabeça" para ser líder da bancada é ter mais de metade dos votos dos deputados.
Congresso do PSD

Bloco Central? Só "à beira de uma catástrofe"

A mensagem de Rui Rio foi dúbia para os militantes. Há ou não margem para reeditar a coligação PSD-PS de 1983? Paulo Mota Pinto recusa esse cenário que, em 1983, o seu pai aceitou.
Congresso do PSD

Santana Lopes em paz, Luís Montenegro ao ataque - como aconteceu

149
No segundo dia, o PSD concluiu apresentação de propostas temáticas e também de alterações aos estatutos (remetidas para outras núpcias). Houve um militante excitado e mais uma boleia do Observador.
Aníbal Cavaco Silva

Falar já em mudar procuradora é "estranhíssimo"

418
Para o ex-Presidente, é "estranhíssimo" falar-se em substituir Joana Marques Vidal 10 meses antes do fim do mandato. Ao Expresso, diz que líderes passados do PS foram contra atual solução de Governo.
Congresso do PSD

Rio e a herança de Passos

A questão decisiva para Rio é como pode ganhar as eleições em 2019? Se não conseguir ir além de uma cópia social democrata do PS, os eleitores votarão no original e o PS conseguirá uma grande vitória.
Congresso do PSD

O 1º discurso de Rio como líder nas entrelinhas

109
Rui Rio escancara a porta a acordos com o PS? Mata mesmo a possibilidade do Bloco Central? Como quer reformar a Justiça? E mudar o partido? Miguel Pinheiro e Vítor Matos fazem a leitura do discurso.
PSD

Ainda não há acordo fechado entre Rio e Santana

Ainda não há acordo entre Rio e Santana Lopes para as listas conjuntas aos órgãos nacionais. Se Santana romper o acordo, Paulo Rangel, o número dois, pode vir a encabeçar a lista ao Conselho Nacional
Congresso do PSD

Carpool com Hugo Soares: “Não vou pedir nada"

O líder parlamentar do PSD entrevistado no lugar do pendura a caminho do congresso, num carpool especial do Observador: "Tinha todas as condições para trabalhar com Rui Rio”.
Congresso do PSD

Paulo Mota Pinto: "Passos está no seu direito"

O presidente da comissão de honra de Rui Rio, e novo presidente do congresso, Paulo Mota Pinto, admite em entrevista ao Observador que o discurso do adeus de Passos "não é usual".
PSD

Como atacar o PS, versão Rio e versão Passos

Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Congresso do PSD

Rio informa Costa que já tem parceiro de tango 

Rui Rio está disponível para acordos de regime com o PS, mas rejeita formar Governo com os socialistas. Avisa mesmo o PS que, enquanto partido menos votado, terá de procurar PCP e BE.
Congresso do PSD

"O discurso de Passos foi de uma violência enorme"

185
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Sim, é preciso fazer um desenho

200
Olhando à história eleitoral e ao sistema partidário, PSD e CDS têm a obrigação de, somados, ficarem sempre à frente do PS. PSD e CDS nunca devem ter menos de 40%: com 40% perdem e ganha a esquerda.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site