As aranhas são predadoras, sobre isso não haja dúvida. Mas as estratégias que usam são mais variadas do que as teias que estendem entre pontos fixos – ainda que algumas possam ser tão grandes que vão de uma margem à outra do rio, atingindo 25 metros. Outras podem caçar, camufladas em buracos ou saltando para cima das presas. Mas já imaginou uma aranha a pescar?

Afinal é mais comum do que os cientistas inicialmente imaginavam – existem aranhas pescadoras em todos os continentes, com exceção da Antártida. Apanham peixes nas margens dos rios e lagos, bem maiores e mais fortes do que elas. Os peixes capturados podem ter mais de duas vezes o comprimento das aranhas e alguns 4,5 vezes o peso destas, lê-se no artigo publicado na Plos One. Nada que uma boa dose de veneno não resolva.

Para conseguirem apanhar peixes, as aranhas são capazes de caminhar sobre a água, ficar paradas sem se afundarem ou mesmo mergulhar. Mas não são os únicos artrópodes com habilidades piscatórias. Há ninfas de libélulas ou escorpiões-de-água que também fazem pesca subaquática.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR