A agência de notação financeira Standard & Poor’s manteve o rating da Grécia em B-, com perspetiva negativa devido à incerteza sobre as negociações com os credores e às necessidades de liquidez do país.

“Consideramos que, pelo menos a curto prazo, há incerteza sobre se a Grécia concluirá com êxito um acordo de financiamento com os seus credores oficiais”, afirmou a agência em comunicado.

A Standard & Poor’s considerou que a situação de liquidez do Governo grego está “cada vez mais sob pressão” e precisa de “financiamento adicional” no segundo semestre de 2015 para enfrentar as suas obrigações financeiras.

“Cremos que a falta a curto e longo prazo de um plano de financiamento claro e a incerteza política pesam nas perspetivas de recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) e cumprimento tributário e aumentam o risco de uma retirada significativa de depósitos”, destacou a nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para a agência, o acordo concluído pelo governo grego e o Eurogrupo em fevereiro para prolongar o financiamento ao país até finais de junho “não refere como serão resolvidas as necessidades de financiamento da Grécia nos próximos meses”.

O comunicado apontou ainda a aparente divergência de opiniões entre as partes sobre as “políticas necessárias” para alcançar um acordo definitivo e considerou “muito pouco provável” que a Grécia recupere “o acesso ao mercado” para contar com “fontes de financiamento alternativas” nos próximos meses.

A agência disse confiar que a “tendência de crescimento” iniciada no ano passado “se confirme no segundo semestre de 2015” e afirmou que um acordo com os credores “ajudaria a impulsionar a confiança dos mercados”.