Luke Shambrook desapareceu do Parque de Campismo de Candlebark, em Vitória, na passada sexta-feira. Durante cinco dias, a criança de 11 anos vagueou pelo Parque Nacional de Fraser. E os pais temeram o pior.

De acordo com a BBC, a família estava acampada junto ao lago Eildon, no Parque Nacional de Fraser, quando Luke desapareceu. Os pais apressaram-se a dar o alarme. A polícia, com a ajuda dos campistas e outros voluntários, iniciou imediatamente as buscas.

Os pais, preocupados, alertaram as autoridades de que a criança, que sofre de autismo, gostava de se esconder em espaços apertados e que tinha um fascínio por água. As buscas centraram-se em minas abandonadas, refúgios de animais e na floresta. A polícia, a cavalo e a pé, guardava as margens do lago Eildon, enquanto a força aérea sobrevoava o parque.

Mas, foi só na terça-feira, que Luke foi finalmente encontrado. Sentado no chão, foi descoberto a cerca de três quilómetros do local onde a família estava a acampar. Depois de ter sido assistido no local, foi transportado para o hospital. Apesar da hipotermia, a polícia garantiu que, de resto, estava bem.

Num comunicado, a polícia de Vitória agradeceu a todos os envolvidos pelo “imenso apoio”. À NBC News, o Comandante Rick Nugent disse que os pais estão “muito aliviados”. “É um rapaz corajoso, resiliente e forte. Encontrá-lo a salvo e bem é um ótima notícia”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR