O autoproclamado Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque perpetrado em Garland, um subúrbio da cidade de Dallas, no Texas. Na noite de domingo, madrugada em Portugal, dois homens armados lançaram um ataque contra um concurso de caricaturas do profeta Maomé, mas foram imediatamente mortos pela polícia norte-americana.

Pouco tempo tempo depois do ataque, os suspeitos foram identificados como Elton Simpson, um norte-americano muçulmano de 30 anos, nascido no Illinois e com um passado de pelo menos 10 anos de ligações ao jihadismo. Estava, de resto, referenciado pelas autoridades norte-americanas depois de em 2011 ter sido condenado a três anos de prisão, com pena suspensa, por falsos testemunhos prestados ao FBI. Sobre o outro suspeito, Nadir Soofi, sabe-se pouco, apenas que era colega de casa de Simpson.

Ao mesmo tempo que iam sendo conhecidos mais detalhes sobre o passado dos atiradores, começavam a surgir dados que apontavam para uma ligação dos dois suspeitos ao EI. Suspeitas reforçadas depois de terem sido registadas várias ameaças nas redes sociais, sobretudo em contas do Twitter ligadas ao jihadismo e ao EI, nos dias que antecederam o ataque.

Agora, e segundo o jornal francês Les Echos, o EI terá usado o seu canal oficial de rádio para assumir a responsabilidade pelo ataque. “Dois soldados do califado conduziram um ataque contra uma exibição de cartoons contra o profeta, em Garland, Texas, America”, terão anunciado os jihadistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No local do evento, onde estavam a ser criadas caricaturas do profeta Maomé, além de muitos curiosos, estava também o político holandês Geert Wilders, conhecido pelas suas posições anti-imigração e anti-Islão que devia ser um dos principais oradores do encontro. Geert Wilders está na lista da morte da al-Qaeda.

Além disso, o evento foi organizado pelo grupo American Freedom Defense Initiative, considerado um grupo antimuçulmano pelo Southern Poverty Law Center, uma organização que acompanha e lista os grupos que incitam ao ódio.

Quando chegaram às imediações do edifício que acolhia o “Muhammad Art Exhibit and Cartoon Contest”, os dois homens começaram a disparar. Na troca de tiros, que não terá durado mais de 15 segundos, um segurança foi baleado no tornozelo. O ataque não teve consequências maiores porque a polícia norte-americana conseguiu neutralizar os atiradores quase de forma imediata.

Segundo o presidente da Câmara de Garland, Douglas Athas, que falou à CNN, o primeiro suspeito foi morto de imediato. O segundo ainda tentou chegar à sua mala depois de ser atingido uma primeira vez, mas morreu de seguida.

No evento estavam mais de 200 pessoas, a grande parte de fora do Estado do Texas.  O grupo American Freedom Defense Initiative revelou ter recebido mais de 350 caricaturas. Oferecia ao vencedor do concurso um prémio final 10 mil dólares.