A concentração de ozono deverá ser elevada no sábado, em Lisboa e Vale do Tejo, podendo provocar malefícios na saúde, sobretudo em crianças, idosos e doentes cardíacos e respiratórios, informou hoje a autoridade regional.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) refere que o valor de concentração de ozono poderá ultrapassar 180 microgramas por metro cúbico, “definido como limiar de informação ao público para este poluente”.

Segundo a CCDRLVT, para os níveis de concentração esperados, o ozono “pode provocar efeitos nocivos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis”, como crianças, idosos e pessoas que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias, ou de doenças cardíacas.

A nota adverte que a exposição ao poluente afeta as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito se manifestar através de tosse, dores de cabeça ou do peito, falta de ar e irritações nos olhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma vez que os níveis mais elevados de ozono estão previstos para o período da tarde, a CCDRLVT recomenda que os grupos mais sensíveis da população “reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior”.

Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para o continente, temperaturas máximas entre os 29ºC (Faro) e 39ºC (Beja).

Em Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal do IPMA, as máximas previstas oscilam entre os 35ºC (Lisboa) e os 38ºC (Santarém).