Esta é a mais recente imagem de todos nós. A fotografia da Terra foi divulgada pela NASA através do satélite Deep Space Climate Observatory (DSCO). Vê-se a Terra iluminada pelo sol, a um milhão e seiscentos mil quilómetros distância. A imagem foi registada com uma Câmara Policromática de Imagem para a Terra (EPIC), uma câmara CCD de quatro megapixéis, e ainda com um telescópio.

Mas este momento não será único. Em breve, vão ser registadas fotografias diárias da Terra, que serão colocadas num site a cada 12 ou 36 horas no máximo, até setembro. Assim, os investigadores poderão também analisar as alterações diárias do planeta. Tudo isto é contado pela Time esta segunda-feira.

Quando é a Casa Branca a querer saber mais, significa que o assunto é sério. Foi assim que aconteceu. Neil deGrasse Tyson, astrofísico e apresentador da série Cosmos, foi requisitado para comentar a imagem “da nossa casa”. Eis a partilha que fez no Facebook:

 

Caro universo do Facebook, a pedido da Casa Branca avanço algumas ideias sobre a imagem da nossa casa que foi apresentada hoje, 20 de julho de 2015, 46 anos depois da primeira visita à Lua:

Terra. Sem fronteiras, sem cores a marcar países, sem tripé como se vê nos globos da escola. Em vez disso,  temos o nosso mundo como apenas uma perspetiva cósmica o pode fazer: oceanos azuis, terra firme, nuvens brancas, gelo polar. Um planeta iluminado pelo sol, pleno de vida, enquadrado na escuridão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR