António Costa voltou a dominar as conversas no Twitter durante o debate realizado esta quinta-feira com Pedro Passos Coelho, apesar de o primeiro-ministro ter recebido mais menções positivas entre os utilizadores. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela ​consultora de​ ​comunicação​ e ​gestão d​e ​reputação Llorent​e​ & Cuenca, ​em parceria com o Observador.

Das 587 menções aos dois candidatos realizadas na rede social no período entre as 10h e 13h, o líder do PS foi citado em 62,35%% dos tweets, o que equivale a 429 menções, enquanto Passos Coelho apareceu em 37,65% do conteúdo publicado durante a análise (259 tweets).

No entanto, ao contrário do que aconteceu no debate anterior realizado na última semana, Passos Coelho gerou proporcionalmente uma maior quantidade de tweets favoráveis, com cerca de 34% do total das suas menções, enquanto António Costa conquistou 11% de referências positivas.

analise_sentimento_1709

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o estudo, a maioria dos tweets sobre os candidatos durante o debate mantém uma conotação negativa.

É de salientar que os valores indicados em percentagem foram calculados ​tendo por base o número total de tweets analisados sobre cada candidato.

Para analisar os sentimentos das menções, a consultora utilizou uma metodologia qualitativa, levando em consideração a posição do utilizador em relação ao candidato num total de 118 tweets escolhidos aleatoriamente no universo do estudo. Este número foi definido a partir de uma amostra proporcional à do debate anterior: como foram analisadas 600 menções de um universo de 3510 (17%), a consultora definiu que seriam analisados desta vez os mesmos 17% do total de tweets publicados durante o confronto. Elogios foram considerados como menções positivas, críticas como negativos e as citações como conteúdo neutro.

O sumiço de Sócrates

Durante o debate, a consultora elencou os assuntos mais comentados pelos utilizadores, quando associados aos nomes dos candidatos às legislativas. Enquanto no último frente a frente, “Sócrates” foi o principal tópico relacionado a ambos os candidatos no Twitter, desta vez o ex-primeiro-ministro não apareceu no top 5.

Os temas fortes associados a cada candidato foram “Segurança Social” no caso de António Costa e “Impostos” no caso de Passos Coelho. Para ambos os candidatos, os temas mais mencionados em associação ao seu nome foram os mesmos, surgindo apenas numa ordem diferente.

temas_debate_costa_passos_1709

Em comparação com o debate anterior, apenas “Programa Eleitoral” continuou no top 5 dos temas mais mencionados pelos utilizadores nos conteúdos publicados sobre o primeiro-ministro no Twitter. No caso do líder do PS, ocorreu o inverso, com apenas duas novidades: “Impostos” e “Lisboa”.

De acordo com o estudo, a conversação em torno deste segundo debate no Twitter diminuiu 83% em comparação ao primeiro confronto entre Costa e Passos, um facto que pode ser explicado, segundo a consultora, pelo horário a que se realizou o debate e por ter sido emitido em direto apenas via rádio, incluindo os live streamings das 3 estações.