A forma violenta como um polícia arrasta uma aluna para fora da sala de aula de um liceu na Carolina do Norte foi gravada em vídeo e está a gerar revolta nos Estados Unidos.

No vídeo de poucos segundos vê-se o agente da autoridade a usar da força para levantar a rapariga juntamente com a secretária onde está sentada e a atirá-la para o chão. Depois de a rapariga cair de costas, o agente (e vice-xerife) Ben Fields arrasta-a pelo chão, enquanto os colegas de aula permanecem em silêncio.

https://www.youtube.com/watch?v=HN966KxyoIU

De acordo com um colega de escola que estava na sala de aula, a aluna foi apanhada a olhar para o telemóvel. A professora tentou tirar-lhe o aparelho, mas a menina negou-se a entregá-lo. Foi então chamado um funcionário, que lhe pediu para sair da sala, mas a jovem também se recusou. O último recurso foi Ben Fields.

Mesmo sem conhecer o contexto, uma vez que o vídeo só mostra o momento em que o agente já está na sala, o excesso de força está a gerar muitas críticas. E há quem esteja preocupado com a presença cada vez mais vincada da polícia nas escolas.

O porta-voz da divisão à qual pertence Ben Fields disse à CNN que o responsável, o xerife Leon Lott, já viu o vídeo e ficou “bastante perturbado com ele”. No entanto, antes de fazer juízos, prefere aguardar pela explicação do agente. Com ou sem explicação, Fields ausentou-se da escola em licença administrativa e foi-lhe dito que só poderá regressar após a investigação do departamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR