A época de Natal está a aproximar-se. A correria para comprar os presentes de última hora sempre deixados para o fim, também. Mas há outra coisa que já está a invadir as pessoas: o espírito natalício. Só isso pode explicar o facto de a campanha de Natal do Ikea de 2014 ter voltado a ser amplamente partilhada, tendo já mais de 3 milhões de visualizações, conta o Huffington Post.

“A outra carta”. Foi este o título da campanha espanhola do Ikea de 2014, que reuniu 10 famílias para participar numa experiência que pretendia descobrir o que é que as crianças gostavam de receber no Natal. As crianças que participaram tinham entre 4 e 9 anos e foi-lhes pedido que escrevessem uma carta aos três Reis Magos (o equivalente ao Pai Natal em Espanha) a quem pediram um grande número de brinquedos. Depois tinham de escrever uma segunda carta, essa dirigida aos pais, na qual também deviam escrever aquilo que gostavam de ter.

As respostas surpreenderam os pais:

As crianças pediram mais tempo com os pais, mais cócegas, mais tempo para brincar, para jogar futebol ou brincar aos cowboys. Quando questionados sobre a possibilidade de enviarem apenas uma carta, ou aos Reis Magos ou aos pais, as crianças também não tiveram dúvidas em responder que escolheriam os progenitores.

A campanha relembra a importância de os pais passarem mais tempo de qualidade com os filhos, mostrando que afinal de contas os desejos materiais não são assim tão relevantes para os mais pequenos, que só querem estar perto de alguém que tome bem conta deles.