A polícia sérvia deteve 79 pessoas, entre elas um ex-ministro, acusadas de delitos de corrupção que lesaram o Estado em mais de 100 milhões de euros, indicou hoje o ministro do Interior da Sérvia, Nebojsa Stefanovic.

“Estas pessoas cometeram desde 2004 vários delitos de corrupção e de abuso do poder (…) que lhes permitiram desviar mais de 100 milhões de euros. Entre os detidos está um ex-ministro, vários antigos altos funcionários, presidentes de câmara atuais e antigos e ainda diretores de grandes empresas”, afirmou Stefanovic, que só identificou o antigo governante pelas iniciais “S. M.”.

Segundo o portal do diário sérvio Blic, tratar-se-á de Slobodan Milosavljelic, ex-ministro do Comércio no Governo democrata pró-europeu do falecido Zoran Djindjic, primeiro-ministro assassinado em março de 2003.

Stefanovic indicou que a polícia procura ainda outros cinco suspeitos e que a investigação intensificou-se ao longo do último ano.

“Trata-se da maior operação que visa aniquilar a corrupção e o crime financeiro. A nossa luta contra a corrupção não tem, nem terá, em conta se os suspeitos pertencem a um partido político ou a sua profissão”, assegurou Stefanovic.

O anúncio das detenções ocorre duas semanas após a Sérvia ter iniciado, a 14 deste mês, os dois primeiros capítulos de negociação para adesão à União Europeia (UE), no quadro da normalização das relações entre a Sérvia e o Kosovo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR