Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
Malheureusement pour moi et pour tous ceux qui m'ont toujours soutenu et supporté. Je ne serai pas sélectionné pour notre Euro en France…
— Karim Benzema (@Benzema) April 13, 2016
Foi assim, de modo curto e cru, que Benzema confirmou na sua conta Twitter que não participará no Euro 2016, em França. “Infelizmente para mim e para aqueles que sempre me apoiaram e apoiam. Não serei convocado para o Euro em França…”, escreveu o avançado do Real Madrid, que marcou 27 golos em 81 internacionalizações por França.
Karim Benzema estreou-se pela seleção gaulesa em 2007, quando ainda jogava no Lyon, mas desde outubro de 2015, por altura de um contra a Arménia, que Benzema não é convocado.
Depois desse jogo, a 13 de outubro, o avançado de origem argelina foi detido e interrogado pela polícia francesa, indiciado pelo crime de chantagem ao seu colega de seleção nos Bleus Mathieu Valbuena. Alegadamente, Benzema terá exigido dinheiro a Valbuena, em nome de amigos seus, para não exibir um vídeo sexual onde Valbuena participa. Esse vídeo terá sido gravado em meados de junho de 2015.
O ex-internacional francês Djibril Cisse foi outra das quatro pessoas interrogadas pela polícia por chantagearem Valbuena, extremo do Lyon, mas o próprio Valbuena (que foi colega de Cisse no Marselha) defendeu o ex-colega de equipa, negando o seu envolvimento na chantagem.