Nove concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Beja e Santarém apresentam esta sexta-feira risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém), Barrancos (Beja), Alcoutim, Tavira, Loulé, São Brás de Alportel e Monchique (Faro).

Há ainda vários concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Beja, Setúbal de Faro em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘reduzido’ e ‘máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para esta sexta-feira céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste e nas regiões do interior centro e sul até ao início da manhã.

Prevê também períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo Raso e uma descida de temperatura, em especial nas regiões do interior. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas das regiões do Centro e Sul, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Para os Açores, as previsões apontam para o grupo ocidental (Flores e Corvo) céu muito geralmente nublado, períodos de chuva fraca durante a manhã e neblinas.

No grupo central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Faial e Pico), prevê-se céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva e neblinas.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, aumentando de nebulosidade a partir da tarde, e aguaceiros fracos ao final da tarde.

Na Madeira, a previsão aponta céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco. As temperaturas máximas previstas para esta sexta-feira são de 23 graus Celsius em Lisboa, 21 ºC no Porto, 30 ºC em Faro, 21 ºC em Ponta Delgada e 25 ºC no Funchal.