Rádio Observador

Triatlo

Triatlo. João Pereira conquista etapa portuguesa da Taça da Europa em Quarteira

O português João Pereira venceu este sábado a prova da Taça da Europa de triatlo disputada em Quarteira, depois de ter desferido um forte ataque nos últimos quilómetros do setor de atletismo.

LUIS FORRA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O português João Pereira venceu este sábado a prova da Taça da Europa de triatlo disputada em Quarteira, depois de ter desferido um forte ataque nos últimos quilómetros do setor de atletismo, que deixou os seus adversários sem reação.

“Primeiro do que tudo, foi um grande espetáculo de triatlo. Estou contente por termos mostrado o verdadeiro triatlo a este público e estou satisfeito por ter conseguido uma vitória em ‘casa’ (…). Quanto mais intensa e difícil é a vitória, melhor sabe”, afirmou o triatleta luso.

João Pereira saiu dos 1.500 metros da natação no 14.º lugar, mas depressa se fixou no primeiro pelotão na fase de ciclismo, dominada pelo britânico Gordon Benson, que atacou a meio dos 20 quilómetros a pedalar.

Saindo no terceiro lugar na transição para o atletismo, o português, quinto classificado nos últimos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro, chegou-se rapidamente à frente, na companhia do francês Dorian Coninx, uma dupla que se manteve junta nas primeiras três voltas dos 10 quilómetros de corrida.

Nos últimos dois quilómetros, João Pereira desferiu um forte ataque, que deixou o triatleta francês sem resposta, chegando isolado à meta com uma vantagem que lhe permitiu até quase travar a marcha e celebrar em conjunto com o público.

Pereira concluiu a prova em 01:48.44 horas para conseguir a primeira vitória masculina portuguesa no historial da Taça da Europa de Quarteira, seguido do espanhol Uxio Abiun Ares (01:48.50 horas), que num último esforço ultrapassou o desgastado Coninx (01:48.51 horas).

“Senti que estoirei antes da meta, mas deu para gerir a vantagem e desfrutar da vitória. O Coninx deu luta, mas é um atleta de referência”, declarou o vencedor.

João Pereira dedicou a vitória ao público algarvio: “Espero ter dado um espetáculo à medida dos que estiveram a apoiar. Sinto que não os desiludi”.

Miguel Arraiolos foi o segundo melhor português, no nono lugar, com um tempo de 01:50.17 horas.

Seguiram-se, entre os triatletas lusos, Pedro Gaspar (16.º), João Ferreira (23.º), André Dias (35.º), Gil Maia (42.º), Luís Lopes (50.º), Miguel Fortunato (56.º) e Diogo Nóbrega (60.º), registando-se ainda a desistência de outros quatro portugueses.

A Taça da Europa de Quarteira prossegue no domingo, com as provas de juniores femininos (08:45) e juniores masculinos (10:00), na qual Vasco Vilaça vai procurar repetir o triunfo do ano passado.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)