O Supremo Tribunal de Justiça de Espanha confirmou esta quarta-feira a pena da Audiência Provincial de Barcelona que, em julho do ano passado, condenou Messi a 21 meses de prisão por três crimes de fraude fiscal, avança o El Español.

Messi e o seu pai, Jorge Horacio Messi, foram acusados de defraudar o Estado espanhol em 4,1 milhões de euros. Em 2007 e 2009, os dois escusaram-se a pagar impostos sobre os lucros com direitos de imagens do jogador através de uma estrutura de empresas offshore. Foram condenados a 21 meses de prisão cada um a 5 de julho de 2016.

De acordo com El Español, o Supremo negou o pedido avançado pela defesa do jogador do Barcelona por considerar os crimes de “extrema gravidade”. Relativamente ao seu pai, porém, o Tribunal decidiu diminuir a pena de 21 para 15 meses.

Apesar de confirmada a condenação, nenhum dos dois terá de cumprir a pena na prisão. Os juízes espanhóis admitem pena suspensa quando não existem antecedentes criminais e as penas são inferiores a dois anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR