Os Estados Unidos solicitaram esta terça-feira uma reunião urgente de porta fechada do Conselho de Segurança da ONU. A intenção da reunião será discutir último lançamento de mísseis da Coreia do Norte, avança a Sky News.

Um porta-voz da delegação dos Estados Unidos para as Nações Unidas disse que a reunião do Conselho de Segurança deverá acontecer já esta quarta-feira à tarde. Esta reunião acresce ao encontro trilateral que o primeiro-ministro japonês e os Presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul vão manter durante a cimeira do G20 a fim de intensificar a pressão sobre a Coreia do Norte.

O lançamento do míssil ocorreu por volta das 9h40 (1h40 em Lisboa) desta terça-feira, algumas horas antes das celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos. Donald Trump reagiu de imediato ao lançamento através do Twitter: “Este tipo não tem nada melhor para fazer na vida?”.

“Nada melhor para fazer?” Donald Trump reage ao novo lançamento de míssil da Coreia do Norte

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O lançamento foi feito, a partir da província norte-coreana de Pyongyang Norte, em direção ao Mar do Japão. O míssil balístico voou durante 37 minutos. Isto significa que a Coreia do Norte pode ser capaz de atingir o estado norte-americano do Alaska.

A confirmação foi dada mais tarde pelo Comando Pacífico das Forças Armadas norte-americano: este foi o primeiro teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental da Coreia do Norte.

A Coreia tem vindo a fazer vários testes de lançamento de mísseis nos últimos meses. O último aconteceu no dia 8 de junho, no qual foram lançados quatro mísseis antinavio que percorreram 200 quilómetros e afundaram no Mar do Leste.

Coreia do Norte lançou quatro mísseis, avança a Coreia do Sul