O bispo português D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, diz que a nomeação do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, para cardeal não está relacionada com Fátima, mas sim com o contacto direto que o Papa Francisco teve com o bispo e com as suas posições relativas à reforma da Igreja Católica.

“O Papa escolhe pessoas dentro da perspetiva de Igreja que ele tem, e portanto são muito pessoas escolhidas pessoalmente por ele. Não tem a razão de ser de Portugal e não tem a razão de ser de Fátima, até me atrevo a dizer”, afirmou D. Carlos Azevedo ao Observador, esta quarta-feira em Roma.

Alegria e gratidão

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o bispo português, que trabalha na Cúria Romana como delegado para os bens culturais da Igreja, a escolha do Papa recaiu sobre D. António porque o bispo de Leiria-Fátima “é um homem que se identifica com a reforma da Igreja que é preciso fazer e portanto é alguém que pode ser membro ativo dessa mudança e dessa reforma da Igreja”.

“É uma decisão pessoal”, sublinhou D. Carlos Azevedo, que foi colega de D. António Marto na equipa de formadores do seminário do Porto. Questionado sobre a possibilidade de ler a nomeação como forma de destacar a importância de Fátima, o bispo considerou que “o Papa não é muito sensível a essa perspetiva” e que essa é uma forma “bairrista” de analisar a escolha de Francisco.

“O Papa é Papa da Igreja universal, e nós às vezes temos uma visão muito nacionalista da Igreja. É preciso ter uma visão universal da Igreja. Ele é Papa de toda a Igreja”, afirmou o bispo, destacando que o Papa Francisco “não quer valorizar este aspeto ou aquele, privilegiar” um ou outro local de culto. “Mas quando vai ao santuário, ele próprio manifesta a sua devoção e a sua relação pessoal com Maria”, lembrou, garantindo que o Papa Francisco “é muito sensível do ponto de vista da religiosidade popular”.

Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser cardeal

Ainda assim, D. Carlos Azevedo reconhece que “o Santuário de Fátima tem tido uma projeção internacional acima de qualquer outro e há que perceber — e as pessoas que rodeiam o Papa ajudam-no a perceber — a importância que tem não só para Portugal mas para todo o mundo”.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco e vai receber as insígnias esta quinta-feira, num consistório ordinário em Roma, juntamente com outros 14 novos cardeais.