É verdade que há sempre uma boa desculpa para se comer qualquer coisa, contudo, fica sempre mais fácil quando existem eventos como o Lisbon Food Week, que começa já na próxima segunda-feira, 1 de outubro, e alimentará estômagos e cabeças até ao dia 10 do mesmo mês.

Como tem sido hábito nos últimos anos, as hostilidades são iniciadas com o Congresso Nacional dos Cozinheiros (CNC), evento que já é um dos mais prestigiados, ao nível nacional, na área da gastronomia. Realizado desde 2005, esta reunião de chefs, produtores e amantes da gastronomia será uma das mais internacionais de sempre, contando já que reunirá debaixo do mesmo estandarte nomes conceituados como os de Andoni Aduriz — duas estrelas Michelin no Mugaritz, em San Sebastián — ou Josean Alija — uma estrela no Nerua, no Museu Guggenheim de Bilbao — que, à semelhança dos seus colegas portugueses (como Nuno Mendes, José Avillez, Alexandre Silva, Vasco Coelho Santos, António Galapito e muitos, muitos outros) que também vão marcar presença neste CNC, vão fazer apresentações variadas que têm todas um objetivo em comum: a partilha de conhecimento, pontos de vista e, quiçá, de alguns segredos. Este evento é aberto ao público e têm um preço de 50€ (por dia).

Conversar é ótimo mas, infelizmente, não “puxa carroça”, como se costuma dizer, daí haver toda uma extensa listagem de jantares e almoços temáticos que vão decorrer ao longo desses dias. No total estão programados nove refeições especiais (sendo que algumas vão ser repetidas em dois dias) e, de entre todas, aquelas que mais se destacam surge, por exemplo, a de 5 de outubro, que se realiza na 1300 Taberna e tem como título “Um Cozido de Portugal por Nuno Diniz”. Para quem possa não reconhecer o nome, trata-se de uma das figuras mais importantes do ensino gastronómico em Portugal que, ao longo dos anos, se especializou no típico Cozido à Portuguesa. Realiza, há uns anos, umas refeições dedicadas à iguaria nacional onde a variedade e abundância de ingredientes portugueses impera — este será o maior de sempre e conta com 92 produtores, 116 produtos típicos, 39 vinhos, oito queijos e oito doces. Leve umas calças folgadas para esta refeição e, caso não consiga marcar presença, consulte aqui o planeamento completo de todos os jantares e almoços desta Lisbon Food Week.

No capítulo das conversas também há também três opções (todas de entrada livre) que envolvem sempre chefs conhecidos, produtores e outras figuras influentes do meio da gastronomia. Uma das mais interessantes, por exemplo, é o debate “Mulheres com Tomates”, ideia que nasceu na edição de 2017 da LFW e que procurou esclarecer e levantar questões sobre o papel da mulher no mundo da cozinha, área que é tantas vezes criticada por ter falta de representatividade do sexo feminino. Nesse debate, que se realiza no espaço de cowork Second Home a 9 de outubro (das 18h30 às 19h30), vão ter a palavra Joana Freitas (do produtor vinícola Ermelinda Freitas, Joana Sarrazy (da Quinta do Poial), Joy Jung (responsável máxima pelo luxuoso Vila Joya), o chef Leopoldo Calhau, Madalena Motta (dos chás Gorreana) e Niccolo Corallo (dos chocolates Corallo). O tópico que este ano será discutido girará em torno de empreendedores que decidiram pegar em negócios de família por culpa de mulheres importantes que, muitas vezes, estiveram na origem de cada um dos projetos que agora lideram.

Finalmente, uma das inovações desta edição de 2018 da Lisbon Food Week é a introdução de rotas gastronómicas dedicadas a pratos ou produtos específicos. No total vão haver quatro seleções que a organização deste evento escolheu e que abarcam tópicos distintos. Por exemplo, duas delas vão ser a Rota dos Restaurantes de Chefs, um percurso entre os melhores espaços com comida de autor da cidade (onde surgem nomes como o Belcanto, Loco, Feitoria, Pestana Palaca ou a Tasca da Esquina, entre outros) e a rota dos Melhores Bifes de Lisboa, seleção onde aparecem nomes como o Pap’Açorda, Gambrinus, Oh Lacerda!, Volver Carne y Alma ou o Café de São Bento.

Como já deu para perceber, vão ser dez dias em que corpo e alma nunca irão sofrer de carências alimentares. Resta relembrar que todas as informações complementares estarão disponíveis aqui. Bom proveito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR