Um camionista português foi detido este domingo em Toulon, na França, depois de ter atropelado um motard que participava numa marcha lenta organizada pelos “coletes amarelos”, um conjunto de camionistas que está em protesto contra o aumento dos combustíveis e a diminuição do poder de compra no país.

Segundo o Correio da Manhã, o camionista chamava-se Paulo e tinha cerca de 50 anos. Depois de ter atropelado o motociclista, o português foi intercetado numa estação de serviço, localizado a uns quilómetros à frente do local do atropelamento. Nos vídeos divulgados na Internet, e divulgados pelo jornal, é possível observar-se um grupo de motards a circular na estrada, quando um camião passa por eles. Apesar de não se ver o momento do atropelamento, o motard que estava a filmar mostrou a vítima deitada no chão no meio da estrada e parou para a auxiliar, juntamente com várias pessoas. A detenção foi também filmada por pessoas que estavam no local.

motard sofreu alguns ferimentos, mas está fora de perigo. Terá sido o colete amarelo a meter-se à frente do camião, com o objetivo de parar a viatura, estando a polícia francesa já a investigar o caso.

Segundo a Associação de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias, mais de 10 mil camionistas portugueses estão a ser afetados pelos protestos dos “coletes amarelos” em França, ficando paralisados na estrada. Esta segunda-feira, a procuradoria de Paris confirmou a detenção de 28 “coletes amarelos” e anunciou que 47 das 103 pessoas detidas nos incidentes de sábado na capital francesa já foram ouvidas por juízes.

Os “coletes amarelos” são um movimento cívico à margem de partidos e sindicatos, criado nas redes sociais e alimentado pelo descontentamento da classe média-baixa, designadamente pelos aumentos dos combustíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR